duvida sobre % da swash do pitch

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

duvida sobre % da swash do pitch

Mensagem por pintcher »

Amigos tenho uma duvida quanto a regulagem da swash do pitch,sei q quanto maior for a % de swash do profundor e aileron maior tbm sera o comando dos servos,mas minha duvida eh a seguinte:

chegaram meus servos do trex sport e estou montando para voo 3D mas nao sei com quantos % deixo a swash do pitch,a minha duvida é: qual porcentagem o heli ficara mais bravo de resposta no passo? quanto mais % fica melhor ou nao? tipo eu deixei com 80% com passo de +12 e -12 e vi q o comando de sobe e desce da bailarina fica mais longo e deixando com 60% e os mesmos +12 e -12 de passo o comando dela fica bem mais curto,ex: vc da passo de acelerador ate no maximo e volta no minimo por ex a bailarina sobe e desce rapidinho e com 80% ela vai ateeeee o final e volta ate o zero com isso o comando da bailarina fica mais lento.
Sera q nao eh melhor eu deixar com uns 60% de swash do pitch e os +12 e -12 de passo pq assim a resposta de passo sera bem mais rapida? ou estou enganado?
Abraços
Futaba 7CHP / Trex 450 SE V2 / Trex Sport / CAP 232
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Não, quanto maior a porcentagem do pitch, maior vai ser o movimento da swash, o ideal é algo em torno de 60~75%, um jeito de regular isso, é ligar o Idle UP(com o throttle hold, claro) colocar o stick la embaixo e mexer com o stick direito, e vai aumentando a porcentagem até que quando vc mexer o stick direito, encoste no heli, daí reduz um pouco...

Se não me engano é isso...
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

eu faço assim. deixo o stick no meio e com o pitch gauge ajusto de forma que no meio do curso as pás dão zero graus. Aí é tudo pra cima e tudo pra baixo ....
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:6579dd771c="Flyerx"]eu faço assim. deixo o stick no meio e com o pitch gauge ajusto de forma que no meio do curso as pás dão zero graus. Aí é tudo pra cima e tudo pra baixo ....[/quote:6579dd771c]

Eu tento deixar com o máximo de comando sem "bater" a swash... Ta errado daquele jeito?
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por pintcher »

eu deixo assim,com o stick do acelerador no meio fica em 0% de passo e com ele no maximo +12 e todo pra baixo -12 td isso em idlle,mas a minha duvida eh com qual % de swash do pitch o heli ficara mais forte de passo (mais rapido)? uns 60-65% ou 80-85%? claro q sem encostar no chassi quanto ela estiver toda pra baixo e sem encostar em cima quando ela estiver to pra cima
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Eu deixo o máximo possível, sem bater no frame embaixo e sem bater na 'cabeça' do rotor em cima, o heli fica com bastante comando, para manobras EU gosto de pilotar assim.
Sobre a porcentagem acho que vai variar de heli para heli, no meu 450 ficava mais de 70, não lembro quanto.
"Já chegou o disco voador!"
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Eu regulo para ficar o máximo que dá.... que fica algo perto dos 75% :D
Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por pintcher »

vcs acham melhor deixar com mais comando do q deixar com baixa %?
pq se for parar pra pensar com baixa % a bailarina fica com comando curtinho e se vc colocar os mesmos +12 e -12 de passo ela ira chegar nos +12 e descer pra -12 bem mais rapido nao concordam?
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

[quote:0e226bf304="pintcher"]eu deixo assim,com o stick do acelerador no meio fica em 0% de passo e com ele no maximo +12 e todo pra baixo -12 td isso em idlle,mas a minha duvida eh com qual % de swash do pitch o heli ficara mais forte de passo (mais rapido)? uns 60-65% ou 80-85%? claro q sem encostar no chassi quanto ela estiver toda pra baixo e sem encostar em cima quando ela estiver to pra cima[/quote:0e226bf304]

acho que voce está fazendo alguma medição errada.

se com 65% de swash pitch,o heli está com 12 graus...se voce aumentar para 85%, a bailarina vai subir e descer mais ,logicamente aumentando a quantidade de passo para uma valor bem superior a 12º
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

O objetivo desse ajuste não é a velocidade do comando, embora ela seja afetada.

o ajuste se remete a quantidade de curso da bailarina. Ou seja, se movimentar de cima até embaixo, a bailarina vai se movimentar, por exemplo, 8 centímetros (que representam o +12/-12).

Agora, se ajustar com menos porcentagem, ao inves dos 8cm ela vai andar só 6cm pra cima e pra baixo, representando agora, por exemplo, +9/-9.

O stick do seu rádio está andando a mesma distancia de cima até embaixo. Quem se alterou foi a bailarina. Ocorre que se coloca mais comando (curso), naturalmente a bailarina vai ficar mais rápida, pois terá que percorrer mais distancia em menos tempo, e isto só é possível aumentado a velocidade.

Aqui uma coisa é consequencia da outra, não necessariamente o motivo principal.

aumentou a %, terá mais comando, que sim, será mais rápido, pois terá que trabalhar mais graus de pá (curso no eixo) no mesmo tempo.

vamos dizer que seu stick se move 10cm pra fazer +5 / -5 na bailarina.
se aumentar a porcentagem, o stick do rádio vai mover os mesmos 10cm, porém a correspondencia no heli vai ser +12/-12.

a consequencia, é claro, são movimentos mais bruscos, que é o que você busca ;)
Responder