Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes

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hamiltoncallado
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Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes

Mensagem por hamiltoncallado »

Pessoal,

Tenho uma dúvida há muito tempo referente ao mecanismo de voo de um helicóptero.

Primeiro, entendo que o heli não possui hélice, mas sim pás, e que as mesmas funcianam como asas. Assim, podemos considerar que um heli é um equipamento de voo com asas rotativas.

Partindo dessa premissa e utilizando como referência um heli com rotação das pás no sentido horário, a sua rotação faz com que haja uma diferênça de potencial entre as áreas abaixo e acima das pás, que ocorre devido ao empuxo causado pelo deslocamento do ar que passa entre as pás, fazendo com que o heli voe. Ou seja, sem passagem de ar pela pá, não há empuxo, assim, o heli não voa.

[img:2cca528181]http://img710.imageshack.us/img710/1500/semttulo1gn.png[/img:2cca528181]

Estou sendo didático para chegar na minha dúvida.

Agora vamos considerar um heli se deslocando para frente. Como as pás se deslocam no sentido horário, a pá do lado esquerdo terá uma velocidade relativa maio que a pá do lado direito, já que a pá do lado esquerdo está girando no mesmo sentido do movimento.

[img:2cca528181]http://img860.imageshack.us/img860/9409/helice.png[/img:2cca528181]

Agora, vamos considerar que o heli atinja uma alta velocidade no seu descolcamento, e que essa velocidade se iguale à velocidade relativa da rotação das pás (de forma linear, claro). Assim, relativamente, a pá do lado esquerdo estará com o dobro da velocidade relativa, enquanto a direita estará relativamente parada (voltando). Assim, a tendencia do heli seria, a medida em quem que acelera, tender para a direita, ja que o deslocamento de ar entre as pás do lado direito e esquerdo são alterados durante a aceleração do heli.

Minha dúvida é a seguinte. Essa consideração é verdadeira. Se positva, por que não sentimos essa tendencia no vôo?
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Borba
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Mensagem por Borba »

Funciona da seguinte maneira:

- Pá que avança, tende a diminuir o passo devido a velocidade relativa ser maior, portanto exige menos passo na pá para mesma sustentação.
- Pá que recua, tende a aumentar o passo devido a velocidade relativa ser menor, portanto exige mais passo na pá para mesma sustentação.

Logo, conclui-se que em [b:c34999e153]TODOS[/b:c34999e153] os helicópteros sejam reais ou RC, o helicóptero tem uma velocidade chamada [b:c34999e153]VNE (Velocidade Nunca Excedida)[/b:c34999e153] onde esta velocidade define o limite em que a pá que avança tem o [b:c34999e153]estol de compressibilidade (ou de mach)[/b:c34999e153] onde ela avança tão rápido que atinge a velocidade do som e ocasiona vibração e o helicóptero tende a picar. E o [b:c34999e153]estol de pá[/b:c34999e153], na pá que recua, quando o angulo de ataque ja não mais gera sustentação e os filetes de ar que passam pelo perfil da pá se desprendem antes de chegar no fim na mesma, ocasionando estol e consequentemente uma cabrada da aeronave.

Portanto nunca é bom atingir-se esta velocidade X para não ter um destes estols nas pás.

Também existe o [b:c34999e153]estol de potência[/b:c34999e153], quando você realiza um pairado fora do efeito solo e a aeronave esta muito pesada ou numa altitude muito alta para gerar sustentação, e ocasiona o estol de potencia, fazendo o vento que desce pelas pás, retornar turbilhonado invertendo o fluxo de ar que passa pelas pás.
O piloto deve abaixar o coletivo (tirar potência e angulo de ataque nas pás) e inclinar o cíclico para a frente para ganhar velocidade e inverter novamente o fluxo de ar.


Mais duvidas, só perguntar ;)
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mjorge
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Mensagem por mjorge »

Muito bem comando!

Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.

Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:b612103db9]STALL[/b:b612103db9] acima mencionado com o [b:b612103db9]STOL[/b:b612103db9] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:b612103db9][i:b612103db9]Short Take-off and Landing [/i:b612103db9][/b:b612103db9](decolagem e aterragem curta).

Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá!
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joaomaggioni
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Mensagem por joaomaggioni »

Corretíssimo!
Estudei isso há algumas semanas mas não conseguiria explicar com tanta riqueza de detalhes. haha
Você voa onde Borba? Estou cursando PPH e é sempre bom manter contato com o pessoal da árera.
Abraço
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

helicóptero não é hélice é boa.

toda hélice é composta de pá, ou pás.

há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).

até enxada tem pá :lol:
Marco Aurélio
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hamiltoncallado
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Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:56e6c2a408="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.

toda hélice é composta de pá, ou pás.

há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).

até enxada tem pá :lol:[/quote:56e6c2a408]

ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw!
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

[quote:0811a95f4b="hamiltoncallado"][quote:0811a95f4b="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.

toda hélice é composta de pá, ou pás.

há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).

até enxada tem pá :lol:[/quote:0811a95f4b]

ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:0811a95f4b]

asas?

toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.

Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!

então muda o nome de [b:0811a95f4b]heli[/b:0811a95f4b]coptero para[b:0811a95f4b] pá[/b:0811a95f4b]coptero..

Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373

Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.

E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.



Agora o Pacóptero ficou legal :lol:
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hamiltoncallado
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Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:557c1949cd="Lambreta"][quote:557c1949cd="hamiltoncallado"][quote:557c1949cd="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.

toda hélice é composta de pá, ou pás.

há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).

até enxada tem pá :lol:[/quote:557c1949cd]

ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:557c1949cd]

asas?

toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.

Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!

então muda o nome de [b:557c1949cd]heli[/b:557c1949cd]coptero para[b:557c1949cd] pá[/b:557c1949cd]coptero..

Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373

Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.

E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.



Agora o Pacóptero ficou legal :lol:[/quote:557c1949cd]

eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh
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Mensagem por alexcmag »

Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:

Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):

[img:ea1b30bf4a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:ea1b30bf4a]
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Mensagem por Lambreta »

[quote:ee5bc10824="hamiltoncallado"][quote:ee5bc10824="Lambreta"][quote:ee5bc10824="hamiltoncallado"][quote:ee5bc10824="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.

toda hélice é composta de pá, ou pás.

há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).

até enxada tem pá :lol:[/quote:ee5bc10824]

ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:ee5bc10824]

asas?

toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.

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então muda o nome de [b:ee5bc10824]heli[/b:ee5bc10824]coptero para[b:ee5bc10824] pá[/b:ee5bc10824]coptero..

Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373

Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.

E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.



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eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh[/quote:ee5bc10824]

hélice faz um movimento teórico helicoidal, como um parafuso. E a pá do pacóptero não?!

Conceito dá pra discutir, mas definição não :)
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