3G ALIGN, SIM, ELE TEM VONTADE PRÓPRIA!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
pontofraco
membro
Mensagens: 995
Registrado em: Qua Jul 28, 2010 5:37 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

3G ALIGN, SIM, ELE TEM VONTADE PRÓPRIA!

Mensagem por pontofraco »

Amigos, esse final de semana, exatamente sabado nosso companheiro de forum cyberjoeone estava voando quando o 700e dele resolveu ter vontade própria...

Como o cara é nosso professor pardal, ele perdeu boas horas tentando descobrir o que aconteceu, e pode ser visto em:

http://fbhelimodelismo.com.br/index.php/topic,601.0.html


Agora fica a pergunta... Alan Szabo voa muito? Ou fica salvando os Align de lenha? huaeheuhaeuhae

EXCLUSIVA FUNÇÃO DA ELETRONICA ALIGN = SALVE O HELI
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

realmente não dá para confiar neste 3G e talvez nem o 3GX.

um amigo meu caiu com o 700N 3G depois de uma problema na cauda.

o certo pelo duvidoso,eu ainda prefiro o bom e velho flybar..
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

Esqueceram de colocar a função salve o heli no meu 3G . Ele só voa normal .
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

Pontofraco, tava dando uma olhada nos vídeos e acho que seu amigo está indo pro caminho errado.

Essa correção "errada" q ele diz estar acontecendo no aileron, na realidade é correção de elevador devido ao movimento impreciso da mão dele.

Quando ele move o sensor lateralmente para simular um movimento de aileron, ele está tb movimentando levemente o sensor no sentido do elevador, o que provoca a correção dos servos. Veja que a suposta "correção errada" na realidade é um movimento dos servos de aileron no mesmo sentido e o servo de elevador no sentido oposto, indicando uma correção de elevador. Isso pq para fazer o movimento de elevador, a 3G precisa movimentar os 3 servos... ou seja, para o heli ir pra frente, vc precisa baixar o servo de elevador e subir os dois de aileron.

Já quando ele faz o mesmo teste de correção de elevador, ele tb balança levemente o sensor lateralmente, e os servos de aileron fazem a correção. Porem o servo de elevador fica parado, pois este servo não atua na correção lateral.. se vc for mover o heli para a direita ou esquerda, vc verá que o servo de elevador permanece imovel, mexendo-se somente os servos de aileron.

Quando ele faz o mesmo teste no 550, que está montado no heli, a amplitude do movimento é bem menor e as correções são sutis.. por isso não dá pra perceber o mesmo efeito..

Abraços.
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Correção errada!

Mensagem por cyberjoeone »

Olá Skyraptor

Eu prestei atenção nisto e tenho conhecimento dos servos envolvidos no movimento de aileron e profundor e passo num sistema ccpm 120 graus sendo ele flybarless ou não. O video é muito dificil de mostrar com precisão o que eu notei e afirmo que está errado porque o sensor estava na minha mão. Mas ao mesmo tempo justamente por isto eu consegui sentir em alguns momentos que mesmo com o stick ao maximo no caso do aileron ele corrige.
Para realmente ter certeza do problema eu vou montar um suporte com alguma forma de medição de angulo do sensor e dos servos e comparar os movimentos.
Mas a principio eu pude perceber que em alguns momentos quando consigo movimentar o sensor somente no sentido do aileron eu percebo a falha!
No caso do teste com o 550E eu sei que o sensor montado no heli faz muita diferença claro que não dá pra comparar mas a intenção foi ter certeza que o Heli não faz a correção o que eu pude confirmar, novamente o video não mostra com detalhes suficientes mas é uma coisa quem está segurando o Heli consegue perceber.
Fiz o teste por horas antes de filmar e os videos não mostram com detalhes e é difícil de distinguir.
Agora se através dos testes eu verificar que você está correto eu serei o primeiro a adimitir e postar isto!
Vamos ver os próximos testes para ter certeza! Como disse esta unidade 3G vai ser testada e desmontada e verificada ao máximo. E depois montada no meu T-REX 250 e verificado o funcionamento.
Portanto quem quizer seguir o post será bem vindo!
Um abraço
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Palpite puro... Acho que tem a ver com a configuração de curso do aileron na central 3G e o swatch mix no rádio.
Toda vez que a central 3G entra em configuração os ranges devem ser recalibrados. Você pode ter configurado os limites de aileron no 3G maiores e depois mudou o swatch mix de aileron para menos.
O que aconteceria:.. a central 3G não vai saber que é o final do curso do aileron, ela vai ficar esperando mais comando para travar, pois foi configurada com menos.
Dual rate menor também teria esse efeito.
Esse é meu palpite...

No meu primeiro voo com o 550 eu entrei na programação do 3G só para regular para helis grandes, aumentando um pouco a sensibilidade (muda a cor do led) e não verifiquei o sentido de atuação, o aileron ficou invertido, raspei um tiquinho as pás no chão, mas depois arrumei e voei.
Pense num sujeito nervoso, era eu... novato em 3G com heli meio grande montando em 4 dias sozinho, eu tinha voado de maior um CopterX 450.

Comprei o 3G link e vou fazer mais ajustes pelo computador, melhor que ficar olhando leds com o heli ligado, dá um nervoso!

Mas arrumei um inspetor substituto!

[img:8c1d0d4693]http://img145.imageshack.us/img145/3623/kowalski02.jpg[/img:8c1d0d4693]

[img:8c1d0d4693]http://img207.imageshack.us/img207/8743/kowalski03.jpg[/img:8c1d0d4693]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Configuração!

Mensagem por cyberjoeone »

Olá eashiuchi

Talvez você esteja certo, por isto eu perguntei foi Programação errada? Eu pretendo montar uma bancada de testes e fazer ajustes através do software e do rádio para tirar todas estas dúvidas. E documentar tudo em video e postar os videos. Usar subtrim aumentar e diminuir todas as variáveis tanto do rádio quando do software da Align e comparar o resultado na bancada de testes!
Só assim poderei ter certeza que o 3G estava ajustado errado e não com defeito.
O meu 550E voa perfeitamente sem nenhuma tendência ou falha, por isto ainda acredito no 3G da Align, mas decidi que tenho que conhecer ele a fundo antes de por em outro heli meu!
E eu já estava esperando o 3GX chegar, agora virei meus olhos pro mikado V-bar pois este parece que não falha!
[i:9859f15a65]Um abraço[/i:9859f15a65]
Avatar do usuário
grecofelipe
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 12:44 am
Localização: Vitoria ES

Mensagem por grecofelipe »

mikado eh alemao neh!!
100% confiavel...
n vai se arrepender, se vc comprar e n gostar eu compro de vc!
absss ;)
Rcaquinoyak
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Ter Dez 07, 2010 12:47 am
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Rcaquinoyak »

Meu 3g tmb ficou loco, e me custou um belo crash no 700e :shock:
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

Chequem se o cabo que liga o sensor à unidade não está quebrado.


abçs
Responder