Configuração Align 3GX - Servos não respondem em Dir Mode

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

rodrigo4455
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:47 pm
Localização: SAO PAULO, SP

Configuração Align 3GX - Servos não respondem em Dir Mode

Mensagem por rodrigo4455 »

Algém já passou por isso?

Estou tentando fazer o setup de um sistema FBL 3GX da Align.

Equipamento
Heli - TREX 600e Pro
Radio - Futaba 10C
Servos Swash - Align 610
Receptor 7Channel

Diretamente no receptor, nenhum problema. Todos os servos funcionam corretamente, o swash plate se move horizontalmente em toda a curva do pitch - TUDO NORMAL

Quando ligo o modulo 3GX:

Quando aciono o modo Dir - (que teoricamente simula o receptor) não acontece o esperado.

Quando acionado o acelerador, o swash se move de um modo diferente. Note no video que o servo da direita se move mais do que os demais.

E quando dou o movimento de aileron no Radio, o servo simplismente nao se move. O que sera que esta acontecendo??
http://www.youtube.com/watch?v=EMXmJOnONfw

Alguém ja passou por isso??
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=EMXmJOnONfw[/yt]
BONS VOOS
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

3GX

Mensagem por cyberjoeone »

OLá Rodrigo
Dois detalhes, quando você entra em dir mode você está na realidade fazendo um by-pass do 3G ou seja ele fica inoperante não altera nenhum funcionamento do sistema de cíclico, é como se você estivesse com o receptor ligado direto nos servos.
Aliás quando eu faço o set-up do 3G ou 3GX "mesma coisa" eu faço um setup mecânico dos servos e da mecânica e deixo tudo o mais próximo de 90graus quando o stick estiver em passo zero ou seja no meio. Agora um detalhe importante a curva de passo no momento dos ajustes devem estar em 0 - 50- 100 ou seja uma reta.
Depois eu ligo o 3GX e confiro se está tudo 90 graus em passo zero e ai eu faço os ajustes de subtrim até ficarem tudo 100% com angulos retos ou seja 90graus.
Um detalhe que notei no video é que me parece que os servos estão ligados ou programados em canais errados ou a programação do rádio não está correta.
Invertendo os canais de aileron ou profundor e pitch as vezes parece que está tudo certo mas na realidade um dos servos está invertido e não funciona corretamente.
Se você verificar o seu servo de pitch que fica do lado esquerdo do heli olhando ele pela frente esta ligado no lugar onde seria o elevator, troque a conexão dos dois servos e inverta os canais no rádio e mude o swash mix para negativo ou positivo até o funcionamento ficar normal! Mas o canal que o servo esta ligado no 3GX é o do Elevator, verifiquei isto no video por causa do desnivelamento da bailarina, este desnivelamento é normal mas só acontece no elevator e está acontecendo no pitch!
Verifique toda a programação do rádio e as conexões dos servos.
Outro detalhe o 3G e o 3GX em todos os Helis funcionam da seguinte maneira, você coloca os passo zero e tudo nivelado na bailarina, mas quando você move o stick todo para cima a bailarina desnivela e fica com uma ligeira inclinação para tráz com de você estivesse cabrando o Heli. E com o stick todo para baixo ela desnivela um pouco como se o heli estivesse picando.
Segundo a align isto é normal e o próprio sistema flybarless fará a compensação durante o vôo.
Se quizer verificar esta informação olhe na seção Q&A do manual na questão 11 ele responde isto.
Quanto ao modo dir, mais um detalhe você tem que apertar o botão e ligar o BEC do heli mas o rádio tem que estar ligado para que o sistema todo se arme, e o mais importante você tem que soltar o botão do 3GX antes que a sequencia dos leds que ascendem termine, senão ele não entrou em dir mode.
O mais importante sobre o 3GX ou 3G sempre que fizer ajustes que alteram o subtrim ou ATV etc... faça este setup novamente para a central memorizar os endpoints e neutros dos servos. Senão ele vai te jogar no chão quando executar manobras com o limite de movimento dos servos.
Uma vez tudo ajustado faça somente os ajustes utilizando o software pois nele você consegue fazer o ajuste fino e deixar o heli do jeitinho que você quer.
Caso nada funcione e você tenha verificado tudo, você pode ter sido premiado com um 3GX defeituoso, mas sinceramente eu não acredito.
Espero que tenha ajudado!

Um abraço
Cyberjoeone
qualquer duvida estou no fbhelimodelismo.com.br
rodrigo4455
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:47 pm
Localização: SAO PAULO, SP

Mensagem por rodrigo4455 »

Cyberjoeone, Muito obrigado pela resposta. Quando ligo diretamente os servos no receptor, tudo funciona normalmente. (servos ligados no receptor direto)

Mas quando ligo o 3gx em dir mode ( que da um bypass no 3gx):

1- quando dou coletivo - 1 servo se move mais do que o outro e a bailarina fica desnivelada.

2- quando comando o roll - 1 dos servos nao responde.

em dir mode nao teria que ter os mesmos movimentos quando eu ligo os servos direto no receptor??


Como eu mostró no video.
http://www.youtube.com/watch?v=EMXmJOnONfw
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por cyberjoeone »

Rodrigo não!
Justamente por isto!
O sistema está funcionando no rádio porque o rádio está com o canal do profundor ligado errado ou programado com inversão ou valor negativo nos valores do swash mix.
O ideal seria dar um reset na programação do modelo do rádio e começar do zero o setup do rádio! siga as ligações recomendadas no manual da Align e se algum servo estiver movimentando errado você tem que corrigir mudando ele para reverso ou colocando negativo ou positivo no ail / ele / ou pit no seu menu de swash mix.
Se tudo estiver ok quando você acionar o 3GX ele vai continuar funcionando da mesma maneira.
O seu problema está na conexão de servos e ou na programação do rádio.
Outra coisa muito important FLYBARLESS precisa de precisão pra trabalhar ok, tudo tem que estar nivelado quando o stick estiver no meio e o passo tem que estar zero!
Uma pequena diferença faz muita diferença no voo e no funcionamento, não tem meio termo tem estar tudo 100%
Um abraço
radiocontrolado
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:00 pm
Localização: floripa-SC

Mensagem por radiocontrolado »

tem certeza que o servo que tem um curso diferente é o do aileron e não do pitch?

pois para resolver no meu, inverti a ligação dos servos, liguei o pitch no canal 6 do rx e acelerador no canal 3

pode parecer óbvio, mas o manual manda ligar o pitch no canal 3 e o acelerador no canal 6...porém no 10 não podes alterar a função de cada canal, então como dizer pro radio que o canal 3 é pitch e não acelerador? hehehe...pra mim resolveu

boa sorte

evandro
rodrigo4455
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:47 pm
Localização: SAO PAULO, SP

Mensagem por rodrigo4455 »

Radiocontrolado,

Como assim? Vc ligou o acelerador (cabo que vem do esq) direto no receptor?

Vc poderia descrever melhor? Assim tento hj a noite! Abs
radiocontrolado
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:00 pm
Localização: floripa-SC

Mensagem por radiocontrolado »

negativo....toda a ligação foi feita conforme o manual...a unica modificação foi a ligação entre o 3gx e o rx onde liguei o fio do pitch no canal 6 e o fio do acelerador no canal 3 (que é padrão futaba)...funcionou perfeitamente após inverter esse dois fios...o heli tá voando muito...maquinão esse 600PRO
rodrigo4455
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:47 pm
Localização: SAO PAULO, SP

Mensagem por rodrigo4455 »

Radiocontrolado!!
Mestre!! Funcionou!! Foi so inverter o fio!! Agora eh so voar!! Muito obrigado!!
radiocontrolado
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:00 pm
Localização: floripa-SC

Mensagem por radiocontrolado »

legal rodrigo, bons vôos

evandro/floripa
samplerFly
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Set 26, 2011 5:05 pm
Localização: Brasil-BR

Mensagem por samplerFly »

Muito boas as explicações irá ajudar muita gente.
já sofri com esse problema e resolví lendo tópico
Responder