E seu tirasse o flybar?

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carlos.william
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E seu tirasse o flybar?

Mensagem por carlos.william »

O que aconteceria se eu simplesmente retirasse o flybar?

O que aconteceria com o Heli? Ele voaria instável ou apenas cairia
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

não teria controle.

O cabeçote do flybar foi projetado para fazer os paddles darem comando, se vc colocar um cabeçote flybarless talvez ainda voe, mas vai ficar muito ruim de pilotar...
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Francoo
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Mensagem por Francoo »

Como o rafakrav falou, com o cabeçote comum não iria funcionar, pois ele é quem controla os passo das pás (menos no coletivo). Porém com um cabeçote que [b:05edaf7ebd]foi[/b:05edaf7ebd] projetado para funcionar sem flybar, funciona.

Porém sem gyro vai ficar realmente ruim.
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:667a0d5ba4="Francoo"]Como o rafakrav falou, com o cabeçote comum não iria funcionar, pois ele é quem controla os passo das pás (menos no coletivo). Porém com um cabeçote que [b:667a0d5ba4]foi[/b:667a0d5ba4] projetado para funcionar sem flybar, funciona.

Porém sem gyro vai ficar realmente ruim.[/quote:667a0d5ba4] Franco, acho que tem algo errado...
A função do Flybar é dar comando de inclinação no heli e não dar comando de passo.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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Francoo
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Mensagem por Francoo »

[quote:7a3c4e8ebe="PAULINHO"][quote:7a3c4e8ebe="Francoo"]Como o rafakrav falou, com o cabeçote comum não iria funcionar, pois ele é quem controla os passo das pás (menos no coletivo). Porém com um cabeçote que [b:7a3c4e8ebe]foi[/b:7a3c4e8ebe] projetado para funcionar sem flybar, funciona.

Porém sem gyro vai ficar realmente ruim.[/quote:7a3c4e8ebe] Franco, acho que tem algo errado...
A função do Flybar é dar comando de inclinação no heli e não dar comando de passo.[/quote:7a3c4e8ebe]

Erro meu.

Leia-se por passo como a angulação das pás em determinada parte da trajetória circular delas.

Lembre-se que a diferença de forças entre dois lados, que resulta em uma inclinação, se dá porque em determinada parte da trajetória ela fica com uma angulação (que eu chamei de passo) maior/menor que do outro lado.
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thiagox
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Mensagem por thiagox »

O flybar não foi projetado pra dar comando algum, tem a função de estabilizar o efeito pêndulo do helicóptero.
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:23e68cd43c="thiagox"]O flybar não foi projetado pra dar comando algum, tem a função de estabilizar o efeito pêndulo do helicóptero.[/quote:23e68cd43c] Ele mantém estabilizado quando em "repouso" mas desestabiliza quando dado comando, ou seja tem dupla função seguindo seu raciocínio.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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Francoo
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Mensagem por Francoo »

[quote:7d886318a0="thiagox"]O flybar não foi projetado pra dar comando algum, tem a função de estabilizar o efeito pêndulo do helicóptero.[/quote:7d886318a0]

Depende do ponto de vista. Se você observar como se o heli estiver em repouso, e movimentando os servos do cíclico, vai parecer que ele não dá comando algum.
Porém, se você observar "de perto", ou com interferências externas, ele na realidade atua sobre a angulação (comando) das pás, por isso, de certa forma, ele dá comando sim.
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Marco Paulo
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Mensagem por Marco Paulo »

Nao funciona porque a mixagem mecanica entre o comando bell e o comando hiller dependem do plano de rotacao do flybar pra funcionar. Sem a massa e a carga aerodinamica dos paddles segurando a mixagem proxima do centro, ao dar comando no ciclico, o mecanismo iria se mover e no final o resultado seria que uma pa iria acabar se equilibrando com a outra e nenhum comando ciclico passaria pro rotor... Resumindo, qualquer comando que voce desse uma pa iria "tentar" se equilibrar com a outra... e o resultado iria depender de um monte de componentes que sao muito dificeis de prever... Nao funciona...
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Igor Souza
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Mensagem por Igor Souza »

O flybar é responsável pelo comando de cíclico e por grande parte da estabilidade do heli. As pás também possuem um pouco de cíclico, mas a grande maioria do comando delas é de coletivo.

Para converter um heli para flybarless sem gyro e manter o controle, é necessário aumentar o efeito giroscópico do rotor, adicionando mais inércia ao mesmo (pás maiores ou em maior número). Mas o heli não ficará estável em todas as condições de vôo, por isso que normalmente tal opção só é considerada em helis grandes e para vôo escala.
Claro que o rotor para flybarless também é necessário, pois a mixagem mecânica é outra.

Abrcs!


Glossário:
- Comando de [b:47d1108cee]cíclico[/b:47d1108cee]: esquerda/direita, picar/cabrar
- Comando de [b:47d1108cee]coletivo[/b:47d1108cee]: Subir/descer
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