Hirobo Shuttle Sceadu 30

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Hirobo Shuttle Sceadu 30

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Pessoal, bom dia.
Um amigo me deu um heli hirobo bem novo, só tentou voar uma vez, caiu e quebrou a pá, flybar e alguns links.
Desmontei o heli todo e montei seguindo as especificações do manual, ficou super legal, comprei as peças de reposição e tudo mais.
Só que surgiu uma dúvida, comprei a pá original dele só que acho ela muito frágil (madeira) e cara (U$ 56,00 sem frete).
Gostaria de saber se uma pá da Align (550mm) é compatível com ele? se for, vai me ajudar bastante começar no hobby.

Obs: o Heli estava parado por mais de 7 anos, revisei tudo, os servos do cíclico e da cauda são FP-S148, do acelerador é um S3003, O gyro eu não sei qual é, tava sem a etiqueta ( abri e vi na pcb a marca Century, mas não achei o manual), tô pensando em trocar por um futaba 401, o que acham?

Enfim, algumas dúvidas que gostaria que me ajudassem a sanar.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Pessoal, essa é a foto do gyro, se conhecerem, poderiam me informar qual é?

[img:c5ab7e3a3e]http://i.imgur.com/q2PZK.jpg[/img:c5ab7e3a3e]
Avatar do usuário
dppl
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Ter Ago 02, 2005 6:45 pm
Localização: Guarulhos - São Paulo

Mensagem por dppl »

Coloca o 401 q nao vai ter preicupacoes depois.

Abc
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Sobre a pá do 550, será que serve nesse (550mm)?
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Serve sim, mas vai ter que ver se o heli aguenta, pás de fibra de carbono aumentam a headspeed e pode ser que seu pega pás nao aguente
Avatar do usuário
IgorLyton
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 04, 2011 11:01 am
Localização: Anápolis GO

Mensagem por IgorLyton »

[quote:6f7a1e1084="Eldon Pinheiro"]Sobre a pá do 550, será que serve nesse (550mm)?[/quote:6f7a1e1084]


Beleza Eldon, a pá do 550 em fibra de carbono serve sim e a medida que o hirobo usa, e sobre o que o colega citou acima. Pode usar, o pega pás aguentam sem problema algum, eu usei no meu Hirobo um bom tempo, só retornei para as pás originais de madeira depois de uma pequena queda que tive com ele.
Sobre o gyro esse e gyro que vem original dele e um gyro mecânico, eu recomendo vc trocar pelo 401 e bem mais seguro, no meu eu uso um 401. Que radio vc esta usando? Dependendo se ele for o original dele o receptor nao tem suporte para um gyro 401, vc terá que trocar o radio e receptor. No meu caso tive que trocar, a calda ficava batendo demais e o radio nao tinha configuração para o gyro.

Valeu.
TRex 600 Nitro / Hirobo Shuttle Zts Nitro / Spektrum Dx7.
"A gratidão é o único tesouro dos humildes." (William Shakespeare)
Avatar do usuário
IgorLyton
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 04, 2011 11:01 am
Localização: Anápolis GO

Mensagem por IgorLyton »

Eu vi que ele ficou encostado por 7 anos, você revisou o motor também? O metanol e muito oxidante da uma revisada no motor também mais cuidado na desmontagem!
TRex 600 Nitro / Hirobo Shuttle Zts Nitro / Spektrum Dx7.
"A gratidão é o único tesouro dos humildes." (William Shakespeare)
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Opa, notícia boa, vou pedir agora mesmo as pás, sobre o gyro, acho que vai ser o jeito eu fazer isso mesmo, pedir outro, esse aqui não encontro manual de jeito nenhum, até abri ele e achei esse gyro (ENBC-03JA), mas não sei se é mecânico ou eletrônico.
Sobre o rádio, ele me mandou com um Futaba T6XHs, só que eu vou colocar um turnigy com firmware Er9x e módulo frsky.

O motor realmente tava uma caca, mas ele é novo, fez somente um vôo, eu desmontei, limpei tudo e por precaução troquei a vela e os rolamentos, aparentemente tá normal.
[img:cca75b5c8e]http://i.imgur.com/tSmao.jpg[/img:cca75b5c8e]
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Eldon Pinheiro,

Também tenho um heli antigo. No meu caso, um 700 com motor .91. Limpa e revisa tudo. Lubrifica cada eixo e rolamento. Uma coisa que eu fiz foi trocar toda a parte eletrônica. Infelismente, alguns servos podem ser analógicos. Ao ser ligados com um receptor digital, podem queimar. Aí é lenha na certa.

Na época destes helis, muitos usavam gyro mecânico. O melhor mesmo é colocar um mais atual. Usar um 401, só se for original Futaba. Clonesinho em heli nitro, sei não... No meu caso, estou usando um gyro GP780 da Align, que tinha sobrando, junto com um servo Futava S9254.

Sobre as pás de 550mm, em CF, pode usar tranquilo. Só não subir muito a HS. No meu Raptor 30, que tem todo o rotor em plástico, estou usando pás CF. Melhorou muito o desempenho do motor, .39, em relação as pas de madeira.

Vai uma fotinha do meu 700 antigo em ação?

Abraços.

[img:97b79d38ff]http://img850.imageshack.us/img850/4403/p1060288r.jpg[/img:97b79d38ff]
Se você não pode convencê-los, confuda-os. (Truman)
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

É um problema, o gyro acredito que seja antigo mesmo, o pior que nem sem qual é, rss. Qual é um gyro BBB pra esse heli? Não quero gastar muito pois vai ser voo sport, mas também não quero colocar clone nele
Responder