Tutorial 3GX Align. V 2.0 e 1.2

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rockefile
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Tutorial 3GX Align. V 2.0 e 1.2

Mensagem por rockefile »

[b:5aa6b677ae]TUTORIAL SETUP 3GX[/b:5aa6b677ae] ESTE TUTORIAL É PARA VERSÃO 1.2

[b:5aa6b677ae]LOGO ABAIXO ESSE TUTORIAL, A TRADUÇÃO PARA A VERSÃO 2.0[/b:5aa6b677ae]


Galera, [b:5aa6b677ae](favor deixar sua impressao do sistema e poste algum video)[/b:5aa6b677ae]

Quando não foi minha empolgação de pegar o TREX 700E 3GX e o 550E 3GX, acreditei que iria ajustar com muita facilidade. Mas, não foi!!

Comecei a ler de fato o que estava acontecendo com o sistema da ALIGN e fiquei mais assustado do que empolgado dos "problemas" em geral descritos por várias pessoas.

Nem estou dizendo que não há falhas no sistema, mas o mundo todo falando mal do sistema.

Descobri que, o sistema tinha algumas falhas, lendo os foruns internacionais, como não zerar o RUDDER DELAY COMMAND, algumas unidades com elevator não funcionando, etc. E outros problemas como o desenho do software muito pobre e mal explicado para um leigo como eu (e tenho certeza que a maioria é leigo mesmo).

Mas, desbravei o sistema, cometi erros, manual com informações desencontradas e o medo tomando conta. Parei de voar nesses 2 meses e pouco, só pra me dedicar efetivamente na solução do problema.

Bem, valeu a pena!!

Foi difícil? Extremamente difícil.

Vou postar esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=U0fPPeLWh2A para que todos tenham idéia de como ficou no último domingo a insistência.

Deveria ser mais fácil e até o Leon Luke do Align Team, em uma resposta ao Helifreak.com, relata que a Align está trabalhando num software de interface melhor.

Apesar de amador que sou, fiz um bom trabalho e o resultado está aí.

Meu rádio: AURORA 9, com Optima 7

Subtrim - ail +28, Ele 0, Pit -24
Gyro normal 70%, Id1 66%, id2 66%
SwashMix- ail 67%, ele 67%, pit 40%
ESC default de fábrica
Throttle Curve - FLAT
pitch curve 0%-16%-33%-50%-66%-83%-100%
3GX Gain - Ail 80 %... Ele 80 % - esse é no helicóptero

[b:5aa6b677ae]Configuração:[/b:5aa6b677ae] deve ser feita em DIR MODE. É exatamente um dos pontos que errei no começo. É nesse ponto que o sistema vai aprender como vão estar os limites de todos os comandos. Só não vale para a cauda, que continua com ajuste como se fosse configurar os gyros antigos da Align como o GP750, GP780, etc.

Quando você acessa o software de interface do 3GX, você escolhe entre Begginer (iniciante), N (normal) e E (expert). Fui no EXPERT e automaticamente o software já coloca todos os valores necessários para fazer seu heli voar.

Nos 2 primeiros voos, meu TREX 550E não ficou legal, a cauda bobinha, comandos não travados. Por que? Exatamente está aí o ponto em que todos nós cometemos erros mínimos e o 3GX não perdoa. Reví toda minha linkagem e lá verifiquei q não tinha quebra de cauda suficiente. Refiz a linkagem, medi e resolvi.

O não travamento do sistema, se deu por conta da própria configuração DEFAULT (de fábrica). É sinal que a minha bailarina tinha variações pequenas e que isso poderia ser corrigido somente no sistema.

Resolvi, então, passar a configuração do Leon Luke, o mestre/guru, que praticamente conversamos sobre como fazer o sistema funcionar. Passei essa configuração https://www.facebook.com/media/set/?set=a.217661758297372.54729.100001606478715&type=3 .

Ficou muito bom... bom mesmo... mas eu não canso de perseguir o resultado 100%. Então, resolvi ir além, pois ainda não tinha sido travado por completo o sistema e os movimentos ainda não estavam seguros.

DO SETUP DO LEON LUKE, fiz as seguintes alterações:

1- Meus AILERON TRAVEL LIMIT e ELEVATOR TRAVEL LIMIT estavam abaixo de 100. Percebi que os do Leon Luke estavam com Aileron 124 e Elevator 149. Nesse ponto é interessante, pois para aumentar esses valores, você tem alterar no SWASHMIX do seu rádio e aumentar os valores. No meu caso os meus valores estavam abaixo de 100, coloque ambos Aileron e Elevator em 67% e resolvido o problema. Poderia ter ido além, colocando os valores para 70 e chegar mais próximo do Leon Luke. Mas não foi necessário, pois nos testes travaram.

2- Aileron Sensitivity e Elevator Gain é outro ponto importante para a configuração. Para você aumentar esses valores, deverá ir no software do 3GX e alterar os valores de AILERON TOTAL GAIN COMPENSATE e ELEVATOR TOTAL GAIN COMPENSATE. No meu caso, peguei os valores que estavam em 70 e coloque para 75.

Outro erro nesse ponto é, colocar os valores mais que 85 na barra. O sistema 3GX diz que esses botões devem estar mais centralizados possíveis. Pensando assim, não consegui fazer o ajuste. Pensei pelo menos 1 semana para tentar achar uma solução. E a solução estava no SENSOR DO 3GX INSTALADO NO MEU TREX 550E. Nesse ponto, o sistema trabalha em conjunto com aqueles botões de Aileron e Elevator.

Aumentei então os botoes que estavam em 50% ambos e botei 80%. Assim, o sistema foi para AILERON TOTAL GAIN COMPENSATE e ELEVATOR TOTAL GAIN COMPENSATE para 100%. Não mexi em mais nada nesse ponto, pois os meus testes de voo mostraram que travou o sistema por completo!!

obs: toda vez que fizer qquer alteração de valores, tem passar pelo processo do sistema do 3GX para que ele possa aprender e ajustar o sistema por completo. Eu, pessoalmente, por precaução, passo também o processo da cauda.

2- Gyro

Os valores tem q ficar em 34 obrigatoriamente. Fiz vários testes e senti que a cauda não ficava boa com valores acima ou abaixo.

A linkagem não ajudou no começo, alterei e daí pra frente fui ajustando no rádio e no sistema 3GX instalado no 550E.

Somente uma falha de sistema pude perceber e muitas outras pessoas também. No Rudder Dealy Command ele fica automaticamente em 0. Mas o meu sistema estava lendo 40 inicialmente. Fiz algumas alterações e ficou em 30. Mesmo que você refaça o processo da cauda e altere o DELAY para 0 ou 10, ele alterava por conta própria no sistema.

O mais estranho nesse ponto para o 550E é que, no voo ele apresentava PERFEIÇÃO DA CAUDA. Pude perceber que existe erro entre o sistema e o 3GX instalado no 550E, que mesmo com valor em 30, a cauda não alterou comportamento. Então, RESOLVIDO ESTA PARTE!!

SETTING DISPLAY:

Aileron Travel Limit 103 * tem q ser acima de 100 e variando até 130
Elevator Travel Limit 107* tem q ser acima de 100 e variando até 155
Rudder Travel Left Limit -48
Aileon Sensitivity 100 * tem ser 100
Elevator Gain 100 * tem q ser 100
Rudder Travel Right Limit 82
Rudder Gain 34
Ruder Delay Command 30 (tem q ser 0 e no máximo 10. Erro de software)


Considerações finais:

1- O sistema como está, não é didático como todas as pessoas pensam, inclusive eu;
2- Existem erros de interface e leitura ainda;
3- Se seguir essa receita de bolo, acredito que poderá ter resultados fantásticos, sem gastar dinheiro com sistemas caros, etc.
4- A Align está trabalhando duramente para melhorar o software de interface e não dar mais BUGS;
5- O processo do sistema FBL, deve sempre ser configurado em MODO DIR. Sem isso, a bailarina pode apresentar problemas em voo, tendências e LENHA;
6- Ajustar a bailarina conforme especificação do manual na linkagem;
7- SE utilizar o SUBTRIM em nêutro, verifique se não consegue ajustar nos links primeiramente. Se no caso não tiver jeito nenhum, então ajustar o SUBTRIM;
8- Ponto de discussão e problema na visão da ALIGN oficialmente, foi a utilização dos ENDPOINTS ou ATV. O sistema 3GX faz a correção AUTOMÁTICA em situações em que o comando está negativo ou positivo. mesmo que os ENDPOINTS estejam fora, ele vai corrigir. O erro da Align no manual foi ter dado possibilidade de utilizar os ENDPOINTS. A Align adverte que, NÃO DEVE SER UTILIZADO OS ENDPOINTS.
Meu caso foi que não utilizei e não tem tendências nem desnivelamento por parte da bailarina;

Já experimentei um V-BAR, e nesse processo de 2 meses de configuração, 2 amigos de pista em Ribeirão Preto, o André Faggion e o Junior, aprovaram o sistema e o setup que fiz. O Junior, que voa mais de 10 anos, disse q ficou surpreso com o sistema e o travamento e ESTABILIDADE em voo. O Junior já voa com o V-BAR desde lançamento do mesmo.

Esqueci de alguns pontos ou surgiram dúvidas, se eu puder ajudar pessoalmente, disponibilizo meu MSN rockefile@hotmail.com e o SKYPE rockefile para dúvidas.

Posso não saber muito e podemos aprender mais em discussão sadia!!!!

Abraços a todos e bons voos!!

Joao Figueira[/b]

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[b:5aa6b677ae]TRADUÇÃO VERSÃO 2.0[/b:5aa6b677ae]

Align lançou uma nova atualização de firmware para o seu controlador 3GX flybarless. VERSÃO 2.0

Melhorias Modo 3GX vôo:

● As decolagens mais fáceis e não vai tombar devido à correção de cíclico, semelhante aos helicópteros flybar.
● Maior estabilidade pairando, as manobras mais precisas em foco. Para pilotos com mais ênfase em manobras hever, a função passo cíclico pode ser desativado para efectuar correcções mais lineares.
● Mais estáveis ​​rápidos vôos em frente, independentemente do tamanho do helicóptero; transição suave entre as manobras.
● Adicionado cíclica e função de amortecimento coletivo (collective dampening function) para o vôo mais estável e menor consumo de energia.
● Adicionado cíclica e função da bomba de arremesso coletivo, fornecendo energia extra para mais suaves manobras 3D.
● Melhoria piruetas compensação e instrução de ajuste adicionado, melhorando ainda mais piruetas ponto axial.

3GX v2.0 Alterações de configuração e avisos

● Passo cíclico precisa ser ajustado para 8 graus, enquanto no modo DIR, ele é usado como base para outras configurações. Deve rolar alteração da taxa é necessária, ela precisa ser mudado no cenário cíclico campo velocidade dentro de configuração do modo de voo.
● O parâmetro configuração agora é independente do tamanho do helicóptero. Primeira volta ao elevador e ganho aileron discar de volta à posição das 12 horas, configurar os parâmetros básicos e helicóptero deve voar bem e estável, independentemente do tamanho. Em seguida, o piloto pode multar características ajuste de vôo usando mostradores de ganho.
● Adicionado vôo função de definição de modalidade, que permite taxa de rolamento cíclico altura e ajuste de fim de curso, cíclica e passo coletivo amortecimento e função aceleração.
● Eliminado mais swashplate parâmetros relacionados, substituídos por parâmetros de vôo modo de ajuste.
● Atenção: os canais 1 e 3 não pode ser revertida.Receptores de satélite não podem estar muito perto durante a inicialização. (Distância além de 30cm)
● Adicionado tabela de configuração fácil.
● Rode elev e ganho ail discar de volta à posição das 12 horas.
● ajuste da taxa de roll não deverá ser feito no transmissor, o que deve ser feito em modo de voo 3GX ou interface PC.

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JOAO FIGUEIRA
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pandemoniumJPN
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Mensagem por pandemoniumJPN »

Caaaaaaraca vou ser o primeiro à agradecer hehe... Valew Rock, muuuuito bacana o tópico!!! Com certeza vai ser útil para mim e para muitos outros!!! Não tem erro da forma que tu explicou... Uma dúvida que tinha e agora foi sanada era como mudar os valores do setting display!!!

Agora já era, quando eu resolver mexer no sistema vou seguir esse tópico!!!!

Obrigado pela iniciativa!!!!
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LCid
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Mensagem por LCid »

Muito bom. Tirou muitas dúvidas minhas também. Estou montando um 450 com o 3GX e esbarrando em alguns "probleminhas". Com seu tópico consegui resolver numa boa. Agradeço ;-)
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benites
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Mensagem por benites »

Muito bom e com toda certeza, vai ajudar muita gente.
Parabens pela iniciativa :wink:
rockefile
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Mensagem por rockefile »

[quote:a78d9423ed="pandemoniumJPN"]Caaaaaaraca vou ser o primeiro à agradecer hehe... Valew Rock, muuuuito bacana o tópico!!! Com certeza vai ser útil para mim e para muitos outros!!! Não tem erro da forma que tu explicou... Uma dúvida que tinha e agora foi sanada era como mudar os valores do setting display!!!

Agora já era, quando eu resolver mexer no sistema vou seguir esse tópico!!!!

Obrigado pela iniciativa!!!![/quote:a78d9423ed]

Pandemonium, obrigado vc ....

To preparando neste final de semana o setup do TREX 450 3GX.... vou postar tb os valores todos pra galera ter ideia...

Perguntas outras, estou a disposicao... Aproveita q eh de graça.....rsrsrs

Abracos,

Joao Figueira
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dudu000
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Mensagem por dudu000 »

É isso aí João.
Ficou Top.
Meu 550 esta bem configurado, vou fazer mais uns voos teste e deixa-lo redondo.
T-rex 700 DFC HV - Goblin 700 - T-rex 600N Pro
rockefile
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Mensagem por rockefile »

[quote:52207505b1="LCid"]Muito bom. Tirou muitas dúvidas minhas também. Estou montando um 450 com o 3GX e esbarrando em alguns "probleminhas". Com seu tópico consegui resolver numa boa. Agradeço ;-)[/quote:52207505b1]

LCid, blz?

Outra dica bacana q passo eh de passar a configuracao EXPERT. Pq? Mesmo com muito comando q va ficar e o heli estar responsivo, pode se trabalhar com EXPONENCIAL e DUAL RATE, como desejar.

La na pagina do Facebook do Leon Luke, vc vao encontrar o setup q ele sugere pro seu heli ficar redondo.

E mesmo q vc depois de ter passado a configuracao dele, quiser fazer ajustes, sempre cabe.

Mas lembro que, cada helicoptero tem um resposta diferente, pois depende muito da montagem de cada um. Pra uns aparecera no DISPLAY SETTING valores ligeiramente diferentes, mas nunca discrepantes.

Abracos,

Joap Figueira
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Mensagem por rockefile »

[quote:9ff2478c0f="nivaldin"]O video que voce postou voando, qualquer sistema 3G faz perfeitamente apenas com regulagens basicas de limites e posição neutra!

A diferença de um bom sistema 3G está nas manobras 3D.

O post ficou show, bem explicado.
Abraços![/quote:9ff2478c0f]

Eae Nivaldin.... Blz cara?

Realmente foi o q vc falou... O 3G fica bom, trava a cauda, etc.

Sabe o mais interessante q me levou a desbravar o 3GX? Foi o simples fato de q logo q coloquei o 3GX o heli tava pior do q os meus 3Gs... Claro q, antes sofri pra descobrir como fazia a ligacao do sistema em DIR MODE.... Mistura de burrice, desatençao e comodidade.... A comodidade fez com q a gente fizesse igual ao 3G, insta, liga ensai voando.

Outra coisa, o TREX 550E do video nao era pra ser colocado o 3GX.... So coloquei pq deu um pau no 3G q eu nao consegui arrumar e ai fiquei inseguro de continuar com ele. Fiz boa troca... Rsrsrs

Abracos,

Joao Figueira
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cssmlinux
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Mensagem por cssmlinux »

fala galera...nao sei se sou sortudo ou outra coisa..tenho um 700 3gx, e um 700 que era 3g e botei 3gx. os 2 fiz o setup do heli, claro, perfeitamente, e configurei o 3gx no dir mode rapidamente...no manual mesmo.....os 2 helis estao perfeitosssssssssssss em voo 3d, cauda travada.....dei ate pro nelsinho voa-lo pra ver.....sera que sou sortudo, ou sera que tem gente fucando demais nos 3gx da vida?????????
rockefile
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Mensagem por rockefile »

So pra deixar registrado, comecei a fazer certo o processo de configuracao, apos o video do Alvaro Meneses, tutorial elegante e nao tendencioso. Houveram discussoes de preferencia por este ounoutro metodo de de ajuste dos ENDPOINTS, que eu, prontamente busquei informacao no Helifreak,

Segue o link mais uma vez do tutorial do Alvaro.... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=120348 .

Abracos,

Joao Figueira
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