Tutorial 3GX Align. V 2.0 e 1.2

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Aramis Rocha
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 12:36 am
Localização: Campinas

Mensagem por Aramis Rocha »

Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote]
Avatar do usuário
aeroldn
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:04 pm
Localização: Londrina-PR
Contato:

Mensagem por aeroldn »

ROCK, parabéns amigo, vc. foi fantástico nos detalhes,,, ajudou muito, vou tentar a configuração, grato, Alex Londrina-PR
Avatar do usuário
cssmlinux
membro
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:21 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por cssmlinux »

[quote:19bb36a90b="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:19bb36a90b]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote][/quote]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......
Avatar do usuário
cssmlinux
membro
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:21 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por cssmlinux »

[quote:961006844b="fernandosimoes"]Boa noite pessoal, adquiri um 700N com rotor fbl, mas me indicaram a colocar o flybar . A informação é que a vibração do motor dá interferência no sistema devido a sensibilidade. Alguém pode me tirar esta dúvida?[/quote:961006844b]
tenho um 700 nitro fbl com 3gx e eh perfeitoooooooooo
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:381d2793fb="cssmlinux"][quote:381d2793fb="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:381d2793fb]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote:381d2793fb][/quote]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......[/quote]

Só um detalhe no item 6
[color=red:381d2793fb]6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao[/color:381d2793fb]
Se não me engano no manual informa para não mexer nos EndPoints (TravelAdjust), ou seja, deixar todos em 100%. Lembro que no inicio não estava consguindo +12 e -12 na mesma proporção e tive que mexer nos EndPoints, com isso o heli deu uma escapada boa que por sorte consegui segurar, depios disso coloquei na bancada deixei os endpoints em 100% e mexi somente no SwatMix, depois de mexer muito consegui deixar +12 e -12, ficou perfeito. Verifica isso ai em, posso estar enganado mas tenho quase certeza que vi isso no manual.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Avatar do usuário
cssmlinux
membro
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:21 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por cssmlinux »

[quote:a6571d3d28="Jenean"][quote:a6571d3d28="cssmlinux"][quote:a6571d3d28="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:a6571d3d28]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote:a6571d3d28][/quote:a6571d3d28]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......[/quote]

Só um detalhe no item 6
[color=red:a6571d3d28]6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao[/color:a6571d3d28]
Se não me engano no manual informa para não mexer nos EndPoints (TravelAdjust), ou seja, deixar todos em 100%. Lembro que no inicio não estava consguindo +12 e -12 na mesma proporção e tive que mexer nos EndPoints, com isso o heli deu uma escapada boa que por sorte consegui segurar, depios disso coloquei na bancada deixei os endpoints em 100% e mexi somente no SwatMix, depois de mexer muito consegui deixar +12 e -12, ficou perfeito. Verifica isso ai em, posso estar enganado mas tenho quase certeza que vi isso no manual.[/quote]
jenean, vc esta certo, isso esta no manual sim....e isso ja foi discussao aqui no forum sobre os endpoint. eu que prefiro mexer nos endpoint, entendeu? porem, nunca tive problema......pode ser sorte minha!!! mas nao escapa de deijo nenhum........
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

[quote:f35f5fba7c="cssmlinux"][quote:f35f5fba7c="Jenean"][quote:f35f5fba7c="cssmlinux"][quote:f35f5fba7c="Aramis Rocha"]Só uma duvida de iniciante no 3GX.
Se vc mexer no subtrim p/ deixar o Pitch em 0, vc não vai estar tirando os braços dos servos do 90 graus?
Eu deixei o Pitch no zero ajustando os links pq depois de ter ajustado pelo subtrim eu não consegui deixar -12 0 +12 e qdo fiz pelos links bateu certinho os graus positivo e negativo.
Estou certo fazendo assim ou é errado?
Obrigado pela ajuda de vcs

Joap Figueira[/quote:f35f5fba7c]
blz, deixa comigo..o processo que faco nos meus fbl sao sempre os mesmos........
vamos la pra ajudar o pessoal:
1 - tiro a cabeca fora
2 - uso o centralizador de bailarina pra nivelar a mesma
3 - boto o pitch gauge digital e procuro o ponto zero
4 - se nao tiver no zero, vou descendo ou subindo os trim, os 3 na mesma proporcao, pra atingir o 0
5 - vou no maximo e minimo do pitch
6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao
7 - configuro isso tudo no dir mode
8 - configuro o gyro 780 do 3gx tb no manual
9 - e ta pronto!! :-)[/quote:f35f5fba7c][/quote:f35f5fba7c]
isso mesmo, EU faco assim mesmo..muita gente mexe nos links pra nao mexer nos endpoint..eu mexo uns 3% nos endpoint e nunca tive problema com o 3gx, mas configuro via pc com a confguracao do leon luke....esta perfeito......[/quote:f35f5fba7c]

Só um detalhe no item 6
[color=red:f35f5fba7c]6 - se nao consigo os 2 iguais, vou nos endpoints do servo, descendo ou subindo os 3 na mesma proporcao[/color:f35f5fba7c]
Se não me engano no manual informa para não mexer nos EndPoints (TravelAdjust), ou seja, deixar todos em 100%. Lembro que no inicio não estava consguindo +12 e -12 na mesma proporção e tive que mexer nos EndPoints, com isso o heli deu uma escapada boa que por sorte consegui segurar, depios disso coloquei na bancada deixei os endpoints em 100% e mexi somente no SwatMix, depois de mexer muito consegui deixar +12 e -12, ficou perfeito. Verifica isso ai em, posso estar enganado mas tenho quase certeza que vi isso no manual.[/quote]
jenean, vc esta certo, isso esta no manual sim....e isso ja foi discussao aqui no forum sobre os endpoint. eu que prefiro mexer nos endpoint, entendeu? porem, nunca tive problema......pode ser sorte minha!!! mas nao escapa de deijo nenhum........[/quote]

Dando uma passada por aqui, resolvi dar a minha opinião sobre os endpoints no 3gx;
Pelo que entendi o manual só recomenda não mexer nos endpoints, mas não proibe se fizer o setup na propria unidade...abraços...
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Pessoal, segui o tutorial desse topico para ver se conseguia travar meu 600pro e surgiu algumas duvidas... na versão 2.1 deve seguir esse tutorial de deixar os valores acima de 100 etc? porque senti o heli muito arisco depois da atualização, mesmo utilizando expotencial no software ou no radio ele continua arisco.
Outra duvida.. No Sofware consegui deixar o Aileron Sensitivity em 98 com isso o knob de ajuste na unidade ficou em 80% ( posição de 2 a 3 horas ). Ja o Elevator Gain só consegui deixar em 85 no software e na unidade o knob ficou em 100%, em vôo notei que em tic toc a cauda balança na vertical, não teria que abaixar esse ganho do Elevator? coloquei em 100% porque conforme o tutorial desse topico tem que ficar em 100 no software, porem só consegui 85.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Pessoal, hoje resetei minha unidade 3GX e comencei a configuração do 0 na versão 2.1 seguindo o seguinte tutorial:
http://www.youtube.com/watch?v=3H9P_n_maOk&feature=plcp

Usei os mesmos parametros utilizado no video tais como Ciclic Dampening, Colletivo Dampening, etc. Em fim, realizei um voo hoje a tarde e para minha satisfação o helicoptero travou 100% em tudo, ficou perfeito, cauda, ciclico. Em breve vou fazer um video e mostrarei o resultado.

Obs: tem que deixar o expotencial no radio em 0 para Aileron e Elevator, utilizar expotencial somente para cauda se necessario no radio. Usar expotencial para Aileron e Elevator somente via Software.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Aramis Rocha
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 12:36 am
Localização: Campinas

Mensagem por Aramis Rocha »

vlw Jenean obrigado
Responder