Dúvida Trex 700N 3gx configuração

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

digno
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Jul 16, 2011 8:42 pm
Localização: Riacho Fundo II

Dúvida Trex 700N 3gx configuração

Mensagem por digno »

Bom galera estou com problemas no setup do 3gx o heli não fica com calda 100% segura.

Se possível alguém me passe o setup de passo e configuração do 3gx via software.

O heli está com servos ds610 no ciclico e ds650 na calda.
Pás aling 3g
Meu radio é um dx7.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Rapaz, primeiro, antes que peguem no teu pé... Edita ai o texto: É caUda. Se colocar pontuação também outros não vão te zoar com o negócio de aqui aqui é um fórum técnico.. Que pode ser consultado por pessoas de todo mundo... e ai vai..

Quanto ao ajuste... Tem muita coisa envolvida.

Primeiro, o que é que você considera como 100% segura? Se a parte mecânica do heli não estiver bem feita, sem folgas ou algo prendendo, não tem porque dar problema.

Daí, se você seguir os passos de configuração do 3GX, aqueles do programa de configuração, não tem erro.

O que pode estar acontecendo com o leme, na verdade, é o motor muito gordo ou falhando. Isso pode gerar vibrações ou grandes variações na rotação que afetam o controle do gyro.

O que você chama de setup do passo? Qual é o seu rádio?

No geral, a configuração padrão do 3GX atende a maior parte dos pilotos.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
digno
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Jul 16, 2011 8:42 pm
Localização: Riacho Fundo II

Mensagem por digno »

Boa noite Airton.

O motor eu regulei da seguinte forma para agulha media e alta o motor em voo chega a cerca de 86 graus. Acredito esteja bom.

Quando digo que a calda fique 100% segura é em relação as escapadas que possa dar. Por exemplo em uma virada de dorso sempre tende a escapar para um lado. Coisa que não acontece com o V-Bar que possuo em um t-rex 550.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Qual é a sua graça mesmo?


Antes de condenar o 3GX, nos diga:

Quanto está a rotação? Ele está com o governador ativado?? Com quantas voltas estão as agulhas de baixo e de cima? Qual combustível está usando? Qual a versão está instalada no 3GX? Qual o ganho do canal do gyro? O motor é novo? Já foi amaciado?

Com 86 graus, não dá para forçar no passo, seja de cíclico, e muito menos de coletivo. Se forçar, o motor brocha mesmo e pode refletir na autoridade da cauda e pode escapar por falta de rotação. Se for causado por falta de potência do motor.

E está bem gordo sim, se estiver sendo medido na cabeça do pistão. Considere subir para 90 a 95º. Na temperatura que está, o motor costuma das umas falhadas. O motor deve "cantar" de uma forma contínua e deve sair bastante fumaça.

O comportamento dos glows é diferente dos elétricos e não é bom comparar um 550 com um 700, deveria ser comparado, ao menos, com outro 700 com mesmo sistema flybarless. São propostas diferentes. E, no caso dos glows, antes de se preocupar em ajustar o 3GX, considere afinar o motor, já que tem mais vibrações e motor mal regulado deixa a rotação inconsistente.

Se possível, poste um vídeo dele aqui para entendermos melhor o caso.

Abs,

Airton
gustavomves
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 8:06 pm
Localização: Vitória-ES

Mensagem por gustavomves »

Desculpe invadir seu tópico, amigo, mas também estou regulando um 700 N 3gx e estou na fase de amaciamento do motor. Tenho duvidas quanto ao local de medição da temperatura pois tenho medido naqueles dissipadores do cabeçote e a variação é muito grande dependendo da posição.
Qual é o local correto da medição??
digno
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Jul 16, 2011 8:42 pm
Localização: Riacho Fundo II

Mensagem por digno »

Bom o motor está regulado da seguinte forma:

Agulha de alta e média comecei com 2,5 volta e fui apertando.
O motor está amaiciado.
O governador está inativo. Não sei como configura-lo.
O combustivel é o Omega 30%
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Amigo,

A questão não é de quanto a agulha estava quando começou. É como está. Se você abriu até 2,5 voltas para começar, tem que fechar um bocado, já que, aqui em Brasília, é normal ficar entre uma volta e meia a duas na agulha de alta. Na de média, costuma ficar dois ou três cliques abaixo do padrão do manual, que é de uma volta e meia.

Como tem muita coisa envolvida e vejo que não temos todas as informações ainda (versão do 3GX, ganho do gyro, curvas de aceleração e passo...), manda um vídeo por aqui ou passa lá na pista da L2 quando puder que a gente vê o que faz.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
digno
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Jul 16, 2011 8:42 pm
Localização: Riacho Fundo II

Mensagem por digno »

Bom o 3gx está com a versão 2.1.
Ganho do gyro na central do 3gx estão em 40%
O ganho do gyro da calda esta em 70% no radio.

A curva de aceleração para modo normal esta em 0 40 80 90 100
IDLE1 80 linear
IDLE2 90 linear

Passo está com 13
Pitch curve linear 0 25 50 75 100
Agulha da media 1/2 volta
Agulha de alta quase 2 voltas.

Gov desabilitado

Costuma ir na pista da L2 qual horário no sabado.
Se der passo la com meu xara o Fabricio de taguatinga que tem o 800
Blz Airton
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Rapaz...

Esse motor só não fundiu ainda por obra santa. Meia volta na agulha de média é muuuito pouco. Agulha de alta a quase duas voltas... Tudo é relativo... Como a de média está zuada, a de alta também não está lá essas coisas. Isso ai é crítico para quem está usando 30%, ainda mais na altitude de BSB...

Não se costuma olhar nada de leme no programa do 3GX. A configuração do gyro é igual, idêntica mesmo, ao processo dos GP´s da Align. Se ele estiver configurado legal e não tiver nenhum problema de folga ou algo preso no sistema, era para funcionar.

13º de passo para um nitro é muito, não? E quanto está de passo de cíclico?

Quando não se usa o governador, é normal usar as curvas em V, com 100% nas pontas. Instale o sensor do governador conforme o manual, é legal usar o 3GX para controlar a rotação.

Atualize o 3GX logo para 3.0 que já faz um trabalho só.

Costumo ir pela manhã. Chama o Gardenal sim!

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
digno
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Jul 16, 2011 8:42 pm
Localização: Riacho Fundo II

Mensagem por digno »

Não fundiu então porque dei só 3 voos com ele.
Irei fazer o seguinte, passarei no L2 sábado e ai me de umas dicas sobre as regulagens.

Tenho um sensor do governador que estava usando no mikado que ele possuia.
Não sei se é o mesmo usado para o 3gx.

Irei atualizar-lo para a versão 3.0 e se possivél acertamos o setup dele la na pista ok.
Responder