MBX + Trex 550 DFC - 6º no passo J

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Rodrigo Maion
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qui Out 09, 2008 8:46 pm
Localização: Jundiaí, SP

Mensagem por Rodrigo Maion »

Obrigado denovo! Já voltei exatamente em 6º e refiz o endpoint, amanha descubro se melhorou algo!
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

Faz tempo q eu não posto aqui no evoo, mas o assunto merece..

O MBX precisa saber qual a relação entre o movimento do servo e da bailarina.. ou seja, quanto ele precisa mover os servos para atingir uma certa quantidade de graus.

Por que isso?

Quando vc dá um comando de cíclico, aileron por exemplo, o MBX precisa iniciar o movimento.. digamos q ele calcule que precise inclinar a bailarina para 8º para atingir aquela rotação desejada. Uma vez q o heli começou a se mexer, o MBX vai usar os sensores para medir a velocidade de rotação e ajustar a bailarina no ângulo correto para manter aquela taxa de rolagem. Digamos q o ângulo ideal da bailarina seja 8.3º.

Se nesse calculo inicial o MBX jogar 13º, o heli vai acelerar muito rápido e então, ao ler os sensores, o MBX vai precisar voltar a bailarina para atingir a rotação desejada.
No caso do ângulo inicial ser menor, digamos 4º, o efeito é o inverso.. o MBX vai sentir q o passo dado não atingiu a velocidade desejada e vai aplicar mais um pouco de passo, até atingir o ponto ideal.

Quando vc ensina o MBX a quandidade de movimento necessário no servo para atingir o angulo correto, vc vai ajudá-lo a acertar aquele passo inicial, o mais próximo possivel do ideal. Se vc enganá-lo, ele vai errar inicialmente, mas vai logo em seguida vai atingir o valor ideal.

Sendo assim, se vc caprixar nos 6 graus, o MBX vai manter uma taxa de rolagem inicial muito constante.. se vc errar, ele pode acelerar um pouco mais q o ideal ou mesmo demorar um pouco para atingir a velocidade de rolagem desejada.. para meros mortais, isso não faz tanta diferença, mas para pilotos que exigem muito da máquina, isso faz a diferença entre um voo bom e um excelente.

Portanto, SEMPRE, mas SEMPRE mesmo configure 6 graus.

O Led vai indicar se a resolução do servo foi ideal ou não.. caso vc não atinja a luz azul, vc vai precisar diminuir o curso dos links dessa maneira:

1) Use um furo mais [b:74cd24d804][color=red:74cd24d804]interno [/color:74cd24d804][/b:74cd24d804]do horn. Ah, vc já está no furo mais interno? Troque o horn.
2) Se o ponto em que o link é fixado no pega-pá pode ser regulado, coloque num furo mais [b:74cd24d804][color=red:74cd24d804]externo[/color:74cd24d804][/b:74cd24d804].

Resumindo, quanto mais interno no horn e mais externo no pega-pá, maior a resolução q vc vai atingir (mais o servo vai precisar se mover para um mesmo ângulo de passo).

Abraços.

Alex.
Thiago Jansen
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Dom Abr 15, 2012 12:37 pm
Localização: São Luis, Maranhão

Mensagem por Thiago Jansen »

SkyRaptor, no meu caso tenho um 700fl v2, o link de carbono que liga no servo está no furo mais externo e o link que vai para bailarina esta no furo mais interno. Ocorre que nos 6 graus não obtive a luz azul, ela só apareceu com aproximandamente 8 graus. O que devo fazer? Lembrando que o 700fl tem duas linkagens para chegar na bailarina e isso está me confundindo. Pelo que entendi o mbx estárecisando de mais movimentacão do servo pra dar luz azul. O que devo fazer?
P.S. Parabens pela sua iniciativa de fazer os videos tutorias, um otimo trabalho.
Att.
Thiago Jansen
Responder