raptor com problema no motor

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

raptor com problema no motor

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

amigos tenho um raptor 50 muito novo,mas as ultimas duas vezes que tentei voar com ele aconteceu o seguinte.
decolei com ele e quando estava a mais ou menos uns 5 metros ele do nada perdeu a rotação do motor ficando em marcha lenta,tive que pousar em alta rotação,mas em seguida ele começa acelerar normalmente e quando estava hoverando de novo aconteceu a mesma coisa.

ja troquei todas as mangueiras,vela ,combustivel nada, nao consigo resolver o problema. alguem ja teve este tipo de problema. até servo do acelerador ja troquei.
se alguem poder me ajudar fico muito grato.
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

Você pode fazer o seguinte,retire as pás do rotor de cauda e desmonte o cabeçote do rotor principaL,deixe só o eixo para sua segurança...e faça um teste na bancada com ele ligado como se estivesse em voo, para se caso o problema aparecer,você pode verificar como se comporta o servo do acelerador,se for ele que estiver tirando a aceleração,reveja a configuração do rádio,boa sorte e abraços.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

vou fazer isto amanha e vamos ver o resultado,mas ta dificil achar o defeito
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:0ec4b83c3c="caveira2110"]Você pode fazer o seguinte,retire as pás do rotor de cauda e desmonte o cabeçote do rotor principaL,deixe só o eixo para sua segurança...e faça um teste na bancada com ele ligado como se estivesse em voo, para se caso o problema aparecer,você pode verificar como se comporta o servo do acelerador,se for ele que estiver tirando a aceleração,reveja a configuração do rádio,boa sorte e abraços.[/quote:0ec4b83c3c]


Eu considero que essa não seja a melhor forma. Pode estourar o motor por excesso de rotação, já que não há o peso do arrasto das pás para conter o giro do motor.

Não foi relatado se você já tentou ajustar o motor através do ajuste do carburador nem se foi acompanhada a temperatura do motor. Estas são informações importantes.

Há uma grande chance desse motor estar apenas desregulado e isto se corrige com o procedimento básico de ajuste dos motores glow. Só que, para te ajudar melhor, é bom a gente saber qual a marca e modelo do motor, além da curva de aceleração utilizada.

Se ele estiver com a(s) agulha(s) muito fechadas, pode ser que ele já esteja comprometido por superaquecimento. Portanto, para um ajuste mais apurado, é bom ter em mãos um termômetro de infravermelho. Se não tiver, pode ser medido com o tato mesmo.

Aguardo seu retorno.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:9ded66e805="Airton"][quote:9ded66e805="caveira2110"]Você pode fazer o seguinte,retire as pás do rotor de cauda e desmonte o cabeçote do rotor principaL,deixe só o eixo para sua segurança...e faça um teste na bancada com ele ligado como se estivesse em voo, para se caso o problema aparecer,você pode verificar como se comporta o servo do acelerador,se for ele que estiver tirando a aceleração,reveja a configuração do rádio,boa sorte e abraços.[/quote:9ded66e805]


Eu considero que essa não seja a melhor forma. Pode estourar o motor por excesso de rotação, já que não há o peso do arrasto das pás para conter o giro do motor.

Não foi relatado se você já tentou ajustar o motor através do ajuste do carburador nem se foi acompanhada a temperatura do motor. Estas são informações importantes.

Há uma grande chance desse motor estar apenas desregulado e isto se corrige com o procedimento básico de ajuste dos motores glow. Só que, para te ajudar melhor, é bom a gente saber qual a marca e modelo do motor, além da curva de aceleração utilizada.

Se ele estiver com a(s) agulha(s) muito fechadas, pode ser que ele já esteja comprometido por superaquecimento. Portanto, para um ajuste mais apurado, é bom ter em mãos um termômetro de infravermelho. Se não tiver, pode ser medido com o tato mesmo.

Aguardo em retorno.

Em tempo, leia a regra 3 do fórum e altere o título do post.

Abs,

Airton[/quote:9ded66e805]

Essa é uma observação que não me atentei em explicar,tem que manter uma aceleração que não force o motor,é mas para poder estra perto do heli e ver seu comportamento.

Agradecido Airton pelo alerta,abraços.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

airton quanto ao motor é um o.s max cabeçote azul,quanto a regulagem ele esta até muito gordo,quando ligo joga até oleo pelo escape,e em voo esta saindo muita fumaça que acho que indica que nao esta muito afinado,a temperatura nao medi pois nao tenho termometro pra isto,hj troquei novamente o servo do acelerador,e fiz um teste e deu o mesmo problema.sera que meu motor esta com problemas de anel,mas a comprenssao esta otima e pega de primeira muito facil.troquei tb o receptor por um outro futaba original zero e continua a briga rsrsrsrsrs.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

entao amigo tb foi falado na pista sobre isto mas ja mudamos e nada,mas acho que se fosse algo com antena daria problema em tudo ou nao
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

sim amigo estao a 90 graus sim mas antes dele dar este tipo de problemas, ja estava voando e muito bem agora apareceu esta zica tenho ele a um ano pelo menos.
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

O tanque esta bem vedado? Pode ser que estava vazando pressão ai quando vc exige mais do motor o fluxo de combustível não é bem bombeado.

Para fazer os teste retire o filtro da linha do combustivel... deixe a mangueira direta no carburador.

att.

Samuel.
Luleal
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Nov 24, 2013 12:52 pm
Localização: Timon, Maranhão

Mensagem por Luleal »

amigo, ontem aconteceu o mesmo comigo com um raptor 30, resolveu eu abrindo mais a agulha de alta deixando um pouco mais gordo! ou pode ser alguma sujeira obstruíndo a passagem de combustível no carburador faça uma limpeza tambem.
Responder