servo esquentando

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

servo esquentando

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

boa noite amigos tenho raptor 50 com gyro futaba 401 e servo de cauda s 9254 acontece o seguinte a mais ou menos um mes o servo deu problema e perdi a cauda resultado um tombo mas com pouco estrago, troquei o servo por um novo ontem fui voar novamente e percebi que o servo esquenta muito quase ao ponto de queimar,alguem poderia me ajudar com este problema,o fio do servo esta com step dow se é que se escreve assim.se eu insistir vai queimar outro servo,pois ja é o terceiro.que da o mesmo problema pois troquei hj de novo e esta esquentando muito,mesmo com o heli em hover.o gyro esta na posição de servo digital.

desde ja muito grato.

marcos luciano.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Qual é a tensão de alimentação do servo?
Ele é somente para 4,8V e se estiver sendo alimentado com 6V, vai pro pau igual ao outro e assim por diante.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

então laercio esta sendo alimentado com 4,8 mesmo,levei pra um amigo meu que disse que pode ser vibração do heli e fica forçando o gyro a trabalhar mais e forçar o servo,achei mei estranho mas.
Avatar do usuário
Fabio Vinicius
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Jan 25, 2010 11:51 am
Localização: Sinop MT

Mensagem por Fabio Vinicius »

então se estiver muito alto o ganho ele esquenta pra caramba pois ele trabalha o tempo todo mais forçado...
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

fabio vc poderia me dizer qual seria o ganho proximo do ideal para eu verificar como esta no meu radio,pois nao entendo muito de helis.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Veja se o link de comando do rotor de cauda não está travado em algum lugar. As vezes as passadeiras do link estão desalinhadas e ele faz mais força. Talvez lubrificação ajude.
Eu acho difícil o servo ficar quente apenas pelo trabalho normal de controlar a cauda. Como a hipótese de sobretensão foi descartada, acho que deve ser algo mecânico.
Só para conferir, este esforço extra do servo pode vir de um aumento das pás do rotor principal, falta de lubrificação nas engrenagens do comando do rotor de cauda, ou até mesmo aumento na rotação de operação do rotor do heli.
Para finalizar, o servo está quente realmente ou apenas morno. O do meu heli termina o voo meio morno, temperatura um pouco acima da ambiente.
Avatar do usuário
Fabio Vinicius
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Jan 25, 2010 11:51 am
Localização: Sinop MT

Mensagem por Fabio Vinicius »

Primeiro verifica se tá regulada a frequência certa do servo para digital no 401 (1520 em 333hz)e depois o que o cara aí em cima falou sobre a lincagem estar livre, use o menor tamanho que conseguir na cruzeta do servo, para aumentar o torque, pois o 9254 é fraco e tem engrenagens de plastico. E por ultimo faça a quebra de torque no rotor de cauda, tem vários tópicos explicando aqui. Com tudo isso vai usar um ganho menor, e diminuindo a temperatura do servo,...Questão de ganho do gyro de cauda nos meus helis não passam de 70%
Avatar do usuário
Fabio Vinicius
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Jan 25, 2010 11:51 am
Localização: Sinop MT

Mensagem por Fabio Vinicius »

há sim e não esquece de ver se esse seu gyro não é o futaba 401 versão pirata com uma porca dentro pra dar peso..kkkk
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

fabio e ferrabra, o servo é original futaba sim,e o ultimo servo que queimou foi um ds 650,quanto a linkagen esta tudo livre e o servo esquenta mesmo nao fica só morno,ele esta na posição de servo digital sim,pergunto isto poderia ser defeito do gyro,pois tenho um gp 780 novo, mas meu amigo me disse que este defeito nao é por causa do gyro e sim vibração do heli,sei la estou desanimado com o raptor.
Responder