servo esquentando - resolvido

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

servo esquentando - resolvido

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

pessoal tenho um raptor 50 e queimou o servo da cauda a um tempo atras mas por falta de grana só ontem consegui comprar outro.

bem ao instalar o servo um ds 655 constatei que o mesmo começou a esquentar de novo,com o heli na bancada sem ligar o motor,estava usando uma life de 2200 2s troquei de imediato por uma lipo uma lipo 2200 3s e instalei um bec com 6 volts,o servo continuou esquentado,passei o bec para 4,8 volts e ainda assim continua esquentado,amigos sera que pode ser defeito do gyro (futaba 401 original sem porca kkkkkkkk) o servo esquenta demais se deixar torra.
Editado pela última vez por marcos luciano rodrigues em Qua Fev 18, 2015 7:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Será que não é o gyro não? Testa esse servo num outro canal para ver o comportamento dele.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

finalmente resolvido um amigo me deu uma luz e resolveu ,segundo ele tem servo que trabalha com 333 hz e outros com 80 hz bastou regular o gyro e acabou o problema,agora só alegria e bora voar mas nao me pergunte o que significa isto pois nao sei nada de helis.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Você está usando seu servo digital como analógico.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

é pessoal acho que meu amigo se enganou fui fazer um hover ontem a tarde e o servo esquentou de novo se nao desligo ele torra e seria mais um pro lixo.preciso de alguem na região de campinas para me ajudar a regular e resolver este problema no meu raptor estou desanimado com ele.
Avatar do usuário
diou84
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 11:21 pm
Localização: Itajuba-MG

Mensagem por diou84 »

coloca so o servo no canal pra direto pra ver se esquenta como ta o ganho do gyro ? end point? lincagem dura ou forçando ? o bec esta mandando os 4.8 corretamente?
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

amigos vejam o que eu ja fiz

1 troquei o servo por outro nao resolveu
2 troquei a bateria de life 2 s poe lipo 3s e ajustei o bec para 4.8 volts
3 instalei uma bateria de niquel cad de 4.8 volts direto
4 troquei o giro tirei de um 600 eletrico que tenho.
5 a lincagem esta perfeita e mesmo sem dar comando ele esquenta.
6 tambem troquei o receptor por outro

ontem levei ele para o trajano arrumar e voo perfeitamente mas no meu 600 eletrico o servo de cauda nao esquenta,segundo o mestre trajano eu posso voar sem medo pois é normal ele esquentar um pouco mesmo,ele achou que a linkagem
do servo esta meio dura mas lubrificamos e vou testar domingo que vem,mas nao estou achando normal esquentar desta maneira pois no meu 600 eletrico ele nao esquenta nada.e mesmo quando tiro a linkagem ele esquenta.
renatosantos
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 7:35 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por renatosantos »

Caro Marcos, o servo esquentar um pouco é normal mesmo, sendo que tem um motor eletrico dentro dele, mas esquentar um pouco, o servo ficar quente a ponto de voce reclamar ao colocar a mao, indica que esta fazendo muita força ou perdendo muita energia, normalmente o servo de cauda é oque fica mais quente no helimodelo devido a fazer o trabalho sozinho, e por vezes nao é um trabalho leve, pois ir ao contra torque do motor não é nada facil...

Procure um testador de servo e deixe o mesmo ligado por 15 minutos, depois por mais e menos tempo e verifique se as temperaturas se assemelham a quando voce usa em voo.

Caso sim: entao este e o comportamento normal do seu servo, ai voce pode usar sem medo mesmo que nao vai te dar problema.

Caso nao: tira o servo do giro e liga diretamente no canal do receptor e fique dando comando de cauda para verificar se o mesmo ainda sim esquenta.

Eu iniciaria por ai ... excluir as possibilidades sempre é um bom ponto de partida...

Att.
Responder