Servos bl 700 hv e bl750 hv

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

ANDERSON PALOPOLI
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 7:16 pm
Localização: NOVA ANDRADINA MS

Servos bl 700 hv e bl750 hv

Mensagem por ANDERSON PALOPOLI »

boa noite pessoal,

Comprei um t-rex 700 e dfc HV e no manual não especifica o uso de bec para servos, receptores e flybarless..... porém veio um two way step down.....

ai vão as dúvidas....

Posso ligar uma Lipo 2s direto no receptor que é hv e nos servos que também são HV ou preciso usar o step down??

Segundo alguns foruns, esse step down foi testado pela align em apenas um servo e não em 4 servos e unidade flybarless... isso procede??

Nas especificações gerais dos servos, eles pedem corrente máxima de 7,4v, sendo que uma lipo carregada da 8,4v...... essa sobrecarga pode danificar os servos....

Enfim são muitas as dúvidas..... No aguardo do comentário dos amigos do hobby pra tirar essas e outras duvidas que por ventura surgirem!!!!


Muito Obrigado pela atenção
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

No meu ligo a lipo 2S direto na eletronica.... Mas tem gente que prefere usar UBEC, de boa marca claro, para evitar de ter que carregar 3 baterias... Eu confeço que não gosto muti de carregar a bateria da eletronica (normalmente uso por 4 voos)... Não sei lhe dizer a melhor marca do UBEC mas logo o pessoal lhe responderá.
ANDERSON PALOPOLI
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 7:16 pm
Localização: NOVA ANDRADINA MS

Mensagem por ANDERSON PALOPOLI »

[quote="atoniollo"]No meu ligo a lipo 2S direto na eletronica.... Mas tem gente que prefere usar UBEC, de boa marca claro, para evitar de ter que carregar 3 baterias... Eu confeço que não gosto muti de carregar a bateria da eletronica (normalmente uso por 4 voos)... Não sei lhe dizer a melhor marca do UBEC mas logo o pessoal lhe responderá.[/quote

Mas o seus servos são os mesmos que os meus? a quanto tempo usa assim?? estou com medo de queima-los.

Obrigado]
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

[quote:80593ec8b5="ANDERSON PALOPOLI"][quote:80593ec8b5="atoniollo"]No meu ligo a lipo 2S direto na eletronica.... Mas tem gente que prefere usar UBEC, de boa marca claro, para evitar de ter que carregar 3 baterias... Eu confeço que não gosto muti de carregar a bateria da eletronica (normalmente uso por 4 voos)... Não sei lhe dizer a melhor marca do UBEC mas logo o pessoal lhe responderá.[/quote:80593ec8b5]

Mas o seus servos são os mesmos que os meus? a quanto tempo usa assim?? estou com medo de queima-los.

Obrigado[/quote:80593ec8b5]


Queimar? Esses servos são HV para uso justamente com lipo 2S
ANDERSON PALOPOLI
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 7:16 pm
Localização: NOVA ANDRADINA MS

Mensagem por ANDERSON PALOPOLI »

sim, isso eu sei.... mas no caso dos bl 700 e 750, nas especificações consta maximo 7,4v, sendo que nos mais novos bl 815 e 855 consta 8,4 v maximo....

por isso perguntei se os seus são os mesmos que os meus..... será que esse 1v a mais pode danificar os servos??

Obrigado pelas dicas!!!!
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:6bbf777a34="ANDERSON PALOPOLI"]sim, isso eu sei.... mas no caso dos bl 700 e 750, nas especificações consta maximo 7,4v, sendo que nos mais novos bl 815 e 855 consta 8,4 v maximo....

por isso perguntei se os seus são os mesmos que os meus..... será que esse 1v a mais pode danificar os servos??

Obrigado pelas dicas!!!![/quote:6bbf777a34]

Anderson, esse valor de 7.4 na especificação do servo é a voltagem nominal da bateria lipo, quando você compra uma lipo 2s vem escrito 7.4v, essa é a voltagem nominal, não quer dizer que seu servo só funcione até 7.4v, pode usar lipo 2s direto sem medo. Quanto ao Step-Down não ha necessidade de usar já que seus servos são HV, antigamente usava esse Step-Down somente em servos antigos da cauda onde a voltagem de operação deles era de 4.8v, hoje acho que nem existe mais. Bons Voos ;)
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
renatosantos
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 7:35 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por renatosantos »

[quote:2186aba633="ANDERSON PALOPOLI"]mas no caso dos bl 700 e 750, nas especificações consta maximo 7,4v, sendo que nos mais novos bl 815 e 855 consta 8,4 v maximo....

Obrigado pelas dicas!!!![/quote:2186aba633]

Esta diferença de voltagem é por causa dos esc´s mais utilizados do mercado, tem esc com bec regulavel e as voltagens vão de 4,5 ate 8,4v de saida, Estes esc´s permitem que voce nao utilize uma bateria na eletronica e mantenha a força maxima do servo, geralmente utilizados para um 3D extremo e em helis 12S no minimo. No seu caso como o amigo disse acima, tudo que voce ver com a tensao nominal de 7,4 voce pode utilizar uma lipo 2S sem problemas e sem queimas.

Existe uma tolerância quando se fala em equipamentos eletricos, uma margem segura para utilização...

Voce deve reparar que quando compra um equipamento eletrico 110V por exemplo, voce esta ligando em uma tomada que é 127v, caso nao saiba disso agora esta sabendo...

Esta margem serve para que quando haja uma oscilação, em grande maioria sao oscilações para baixo (queda de tensao) o equipamento que é 110v vai trabalhar ate 97v sem interromper a operação e nem perder a eficiência.

Com nossos equipamentos elétricos acontece exatamente igual. a bateria de 7,4v carregada fica com 8,4v e para de alimentar quando desce ate 6,4v quando começa a brochar a eletronica, pois chegou a um ponto que para prover mais energia a capacidade de armazenamento (Ampéres) vai ser estressada dropando rapidamente a tensao.(voltagem).

Espero ter clareado um pouco as coisas para voce.

Grande abraço
ANDERSON PALOPOLI
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 7:16 pm
Localização: NOVA ANDRADINA MS

Re: Servos bl 700 hv e bl750 hv

Mensagem por ANDERSON PALOPOLI »

Problemas resolvidos meus amigos!!! muito obrigado pela solução das dúvidas!!!

Grande abraço!!!
Responder