Sistema 3G

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Reginaldo_Moro
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Fev 27, 2007 4:04 pm
Localização: Sooretama - Espírito Santo

Sistema 3G

Mensagem por Reginaldo_Moro »

Boa noite amigo, fiquei algum tempo ausente (alguns meses na verdade), e agora de volta, me cai em minhas mão um fusion 50 com sistema 3G... é... o 3G mesmo. Acontece que no 3GX eu até mando, mas o 3G eu entendo nada. Ao que parece, está tudo ok, mas o curso do rotor de cauda não está "deslizando" de forma uniforme, ou seja, pra esquerda ele tem um curso muito menor do que pra direito, visto de trás. O radio que está no heli é um turnigy 9X, e como estou acostumado a configurar futaba, estou apanhando nesse ponto. Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.
Sem nada :(
Avatar do usuário
alex-heli
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 12:20 am
Localização: Londrina-PR

Re: Sistema 3G

Mensagem por alex-heli »

Salve amigo.

Basicamente se você domina o 3GX também dimina o 3G...

Sobre o curso do canal de cauda, verifique no rádio primeiramente se os endpoints do canal estão em 100%, caso contrário, set pra 100%.

Depois de verificar o rádio, entre na programação do giro de cauda no 3G, que é igual ao 3GX, ou seja, com o sistema ligado, aperte o botão pra entrar na programação e acerte os limites do acionamento.

Espero ter ajudado, abraço.
Alex Bernardes - Voar é preciso...
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Sistema 3G

Mensagem por ARM_Coder »

Complementando, como disse o colega o 3GX é igual ao 3G na configuração dos servos.

Na cauda usa-se o subtrim para centralizar o servo, e os endpoints para definir o curso à direita e à esquerda.

Isso é feito no modo DIR do 3G ou 3GX.

Uma dica importante, especialmente para quem usa rádio Spektrum: após configurar os subtrims e endpoints do rádio, faça novamente o "bind", com o stick do cíclico centrado, e o da cauda/coletivo centrado/embaixo. Isso serve para garantir que os valores iniciais ("failsafe") do receptor estejam corretos na ligada, porque se estiverem errados podem confundir o 3G(X) e causar uma lenha.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Responder