Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por lucianolzt »

Boa noite pessoal.. recorro aos mais experientes com uma dúvida cruel que tenho matutado e não consigo chegar a uma melhor resposta.
Aconteceu que a poucos dias eu configurei de maneira errada o autorotation no esc do meu heli, e acabei derrubando ele (de leve), apenas pequenos prejuízos., então resolvi buscar melhorar o setup do meu esc, e cheguei a algumas complicações..
Estou aprendendo fazer voos com autorotação.. além dos voos escala que eu adoro fazer e algum 3d mais básico.. dorso, meio piro etc..
e o cenário que eu busco, é ter um modo de voo normal, com curva de aceleração 0,60,65,70,75, dois modos Idle com curva flat, e onde eu emprerro são modos de throttle hold e throttle cut em qualquer dos modos.. Como falei anteriormente, eu gosto de voos escala ou sport, sair do chão e pousar em modo normal com as curvas de motor e passo que eu já tenho costume.. e em muitos vídeos, tutoriais e literaturas, tenho encontrado muitos setups onde temos (em modo governado) o modo normal com flat em 0, e dois modos idle e o hold com autorotation configurado.. mas em modo não governado que é o que eu voo, se eu configurar meu modo normal, dois idles e o hold para autorotação, eu perco a opção de matar completamente o motor em caso de algum perigo iminente.. então pensei no throttle cut... mas não sei se isso é tradicional nas configurações para elétricos, tão pouco se isso seja possível.. não queria perder nenhum modo de voo do que eu já tenho costume, nem perder o desligamento total do motor.. e ainda adicionar o hold para autorotações.. se alguém puder compartilhar algum setup para isso que procuro, eu aqui fico muito agradecido..
Grande abraço..
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

O corte de acelerador no motor a combustão se dá em uma configuração em que o stick do rádio já está no mínimo com o venturi do carburador aberto o suficiente para manter a lenta e ao acionar o corte de acelerador, esse venturi fecha totalmente já que é dado um comando extra no curso do servo, desligando o motor a combustão.
Já no motor elétrico, quando se baixa totalmente o stick do rádio, o motor para literalmente, não precisando de lenta para voltar a funcionar já que basta levantar o stick do rádio para o motor voltar a girar.
Nesse caso, o curso extra negativo que seria usado para o motor a combustão, de nada adianta no motor elétrico já que se levantar o stick o motor volta a funcionar, coisa que no motor a combustão depois de desligado, pode acelerar a vontade que o motor não liga novamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por Paulinho »

Bom dia Pilot! Por favor, dê mais detalhes do conjunto! Qual heli é? Qual esc está usando? Costumava deixar em soft para autoration, mas se não acertar o Flair na descida ele despenca mesmo...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por Paulinho »

Ops!! *Flair não e sim "FLARE".
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por lucianolzt »

Paulinho, desculpe a minha falta de informações... Estou usando um Trex 600 EFL PRO, com o esc Castle ICE 80 HV.. tenho o soft start configurado.. e o meu erro foi habilitar a autorotação no esc sem dar maior atenção para o restante do setup.. por isso surgiram essas duvidas todas. Agora que voce falou em sof start.. isso eu não devo configurar quando habilito a autorotação em modo não governado ? hehe .. me surgem novas duvidas agora
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por Paulinho »

Isso! Sem o GOV, apenas habilita em Hold. A dica é descer em passo negativo pra ganhar giro até ele entrar no Flare e arredondar perto do chão, se errar está com bastante giro e dá tempo de bater na chave e ganhar motor, tem que ser no soft pra não dar tranco no ganho de motor e estragar alguma engrenagem ou entortar o heli... Sem um pouco de passo negativo não terá velocidade nas pás enquanto desce...

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por lucianolzt »

Paulinho, sua dica é muito útil.. mas eu permaneço na dúvida.. sem GOV, eu posso ter curva normal, dois modos idle e o hold com autorotation habilitado além de alguma outra chave para cortar totalmente o motor? A minha dúvida é: quanto ao modo normal.. não consigo entender se eu posso manter esse modo de voo, ou se devo usar ele para manter o motor em 0 em todo o percurso da curva de motor.. o que eu gostaria é simples.. modo normal com minha curva de costume, os dois idles, o hold com o autorotation habilitado.. mas ainda assim vem a questão de cortar o motor totalmente em caso de algum perigo, me sinto seguro com isso configurado. Atualmente eu uso o hold pra desligar tudo, curva normal e dois idles para meus voos.. o que eu to querendo colocar "em produção" é o autorotation, mas isso vai mudar bastante coisa pra mim.
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por Paulinho »

O que seria desligar tudo em hold? Só precisa cortar o motor e continuar com comando do heli... O Alvaro Meneses tem vários tutoriais sobre configurações do Castle, veja se acha algo parecido com o que quer.

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por lucianolzt »

Então Paulinho.. eu eu meu modo de expressar incorreto hehehe.. atualmente quando o bato o hold, eu desligo totalmente o SÓ o motor, todos os demais comandos permanecem respondendo.. no meu hold, o motor vai a 0 pois nele eu configurei uma curva flat em 0.. mas esse conceito não funciona quando eu habilito o autorotation, pois o motor não deve ir a 0 justamente para retomar caso seja preciso.. o vídeo que me indicou foi justamente o que me deu a dúvida.. pois nele o Alvaro explica o setup em modo GOV, não é o que eu voo.. em GOV, o modo normal deixa o motor sem nenhum sinal de entrada no esc, ou seja, aquele flat em 0 que eu uso atualmente no hold o Alvaro esta usando no modo normal.. então ele tem idle 1 e 2, obrigando a subir e pousar em idle.. tem o autorotation em hold e o normal como opção de motor desligado (No exemplo do vídeo).
Como eu falei, não voo com GOV, então eu queria voar em normal para meus voos mais sport, dois modos idle para meus 3D, hold com autorotation pois estou aprendendo isso, e ainda alguma fase que eu tenha o motor a 0 em qualquer posição de stick ou chave dos modo de voo. Como diz o anuncio que criei, hold e cut para helicoptero eletrico.. desculpe mais uma vez meu modo errado de ter me expressado.
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Throttle hold e throttle cut em heli elétrico

Mensagem por lucianolzt »

Pessoal, consegui concluir o setup que eu desejava.. meu esc esta funcionando redondinho com todos os modos de voo que eu desejava. As configurações foram acertadas somente no rate do throttle hold no meu rádio... :D
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Responder