Helimodelusmo a combustível

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Amigos sou de Catanduva e tenho um helicoptero T-rex 600 nitro.
Gostaria de saber quais os prós e contras do combustível caseiro?
E se voces conhecem alguma fórmula boa para preparo.
Pois esta um pouco caro para voar e gosto muito do nitro.
Nada contra o eletrico.
Obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por LaercioLMB »

O nitro é somente um aditivo no combustível. Por isso não voa com nitro e sim com combustível nitrado.
O nitro só é recomendado para competições, onde você precisa de acelerações rápidas e precisas, coisa que o combustível sem nitro demora um pouquinho a mais nas respostas, mas um leigo nem percebe isso.
O desgaste de um motor usando nitro no combustível é muito maior do que um sem nitro.
Muitos acham que a regulagem de um caburador para combustível sem nitro é a mesma de um com nitro e não é, por isso muitos que aprenderam a regular com nitro tem dificuldades de regular sem, pois acreditam que tem que ser a mesma regulagem e por esse motivo muitos vão falar negativamente do combustível sem nitro.
A até bem pouco tempo se usava combustível sem nitro sem nenhum problema e combustíveis misturados em casa mesmo onde se usava óleo de rícino no combustível para fazer a mistura também sem nenhum problema. Se comprava o glow e o óleo separado e se fazia as misturas em casa e muitas vezes antes de ir para a pista, para misturar somente o que se fosse usar e dessa forma poderíamos fazer a mistura de óleo ideal para a longevidade do motor. Tenho um motor Enya SS40 ainda funcionando perfeitamente e esse motor nunca viu nitro na vida e nunca apagou em voo e tão pouco me deu problema, assim como os thundertiger pro 21 de rabeta que tenho nas lanchas. Um eu comprei novo e nunca viu nitro na vida, já o outro eu comprei usado e trabalhava com nitro e tive que trocar camisa e pistão para voltar a trabalhar sem nitro, pois o desgaste com o nitro já estava bem acentuado.
O caro no combustível está justamente no nitro usado nele que de barato não tem nada e nunca teve.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por Abib »

O Nitro fornece mais oxigênio à combustão, e com isso consegue oferecer mais potência para um mesmo motor com o ajuste correto..

É possível usar combustível sem nitro desde que tenha ciência de que não obterá a mesma performance de um combustível com nitro, já que deverá rodar mais gordo e sua retomada ficará prejudicada..

Cuide bem da temperatura de um motor rodando sem nitro, pois é comum se afinar demasiadamente o motor na tentativa de equiparar a rotação à de um usando combustível com nitro.



Aqui um tópico que pode ajudar: http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=73019
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Boa noite meu voo e bem tranquilo, alguns pairados de dorso e alguns voos de dorso nada de manobras.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Teria problema usar somente 10% de nitro?
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Meu watts 17 99606-6868.
Se posdivel mandar uma mensagem obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por LaercioLMB »

filho escreveu:Teria problema usar somente 10% de nitro?



Não.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Gostaria de saber tbem como tegular a agulha da mistura de combustiel essa sgulha ea de mefia pois meu motor ALIGN 55 tem essa agulha a mais.
Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por LaercioLMB »

filho escreveu:Gostaria de saber também como regular a agulha da mistura de combustível essa agulha e a de média pois meu motor ALIGN 55 tem essa agulha a mais.
Obrigado


Isso está no manual do motor e não tem um ajuste padrão, no manual consta como regular e você é quem deve ir ajustando até chegar a um ponto ideal. A regulagem que você fizer na sua cidade, não será a mesma a ser feita aqui na cidade onde eu motor por diversas razões climáticas, por isso não adianta eu te dizer que tem que dar 2 voltas e 1/8 que ficará bom, pois se ficou para mim não significa que ficará para você.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Helimodelusmo a combustível

Mensagem por filho »

Obrigado pela resposta.
Mas qual a funçao desta agulha?
Responder