WALKERA 60 - Problemas!!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Frequency
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 25, 2007 8:10 pm
Localização: Lisbon

WALKERA 60 - Problemas!!

Mensagem por Frequency »

Olá a todos!

Depois de longas horas a percorrer o vosso Forum à procura da possivel resolução para o meu problema, acabei por desistir e optei por escrever na esperança que me alguém me ajude.

Sou mais um pobre ignorante como muitos outros que comprou um Heli de 6/7 canais através da internet (rc-expert.com) sem perceber minimamente o funcionamento basico de um helicoptero.
Tenho o meu heli [b:17f2e6910b]Walkera 60[/b:17f2e6910b] à quase duas semanas e ainda não o consegui tirar do chão!! :x :cry: Já li vários artigos na internet e aqui no vosso Forum mas continuo sem conseguir fazer com que o meu Walkera 60 levante os pezinhos do chão, mesmo com o throttle stick no máximo! Já movimentei os comandos do Tx para todo o lado e nada. Felizmente ainda não espetei com ele no chão! :lol:

Parti do principio que sendo um Heli RTF, não fosse necessário fazer qualquer ajuste para poder levantar voo com ele, mas afinal está a ser mais dificil do que eu pensei. :(
Alguém sabe se existe algum ajuste específico a fazer para conseguir pelo menos com que o meu Walkera 60 levante do chão?? :roll:

Outro problema que detectei desde que recebi o Heli é que a cauda está com um problema que faz com que uma parte do [i:17f2e6910b]tail shaft[/i:17f2e6910b] (acho que é este o nome certo) salte fora do sitio. Para perceberem melhor do que falo, aqui ficam duas imagens:


- Estado normal do [i:17f2e6910b]tail shaft[/i:17f2e6910b]:

[img:17f2e6910b]http://www.nunocaeiro.com/images/walkera60_tail02.gif[/img:17f2e6910b]

- Depois de saltar fora:

[img:17f2e6910b]http://www.nunocaeiro.com/images/walkera60_tail01.gif[/img:17f2e6910b]


Já percebi que só salta fora devido à trepidação do heli ao tentar levantar voo, mas continua a girar e responde aos movimentos do Tx sem problema. Se repararem bem, parece estar um pouco torto. Será que veio mal montado de fábrica? :shock:
Eu consigo voltar a colocá-lo no sitio à mão, mas acredito que não seja muito normal isto acontecer.

Obrigado desde já pela vossa atenção, e gostava muito de poder pelo menos saber que o meu Heli levanta voo! :(

Abraços!
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

Frequency, bem vindo ao Forum, mas afinal voce esta em Lisboa ou em London ou uma mistura dos dois??
Realmente o pessoal da walkera nao monta corretamente todos os helis RTF nao, eh necessario uma revisao cuidadosa em tudo e tambem no trasmissor que vem junto. Tente procurar um clube de aeromodelismo e veja com o pessoal que voa helicopteros mesmo que seja glow o que pode estar ocorrendo, pois podem ser desde:
- bateria fraca;
- rotacao insufuciente rotor principal;
- falta passo pas principais;
- tx com defeito;
- servos e bailarina desalinhados;

QUanto ao tail shaft, aparente ser defeito na peca em si, veja a possibilidade de efetuar a substituicao do conjunto;

Abracos
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Eu tenho um Walkera 60 e tive problemas similares ao seu qdo eu resetei o tx, acelerava todo e ele não saia do chão, resolvi reprogramando o passo das pás:

Ponha as chaves V1 e V2 na posição 0 (zero).

Na parte de trás do rádio, ponha a chave 10 na posição ON, o led do rádio irá mudar de cor para azul, gire as chaves V1 e V2 para as posições +/- até aumentar o passo das pás, faça isso com o motor desligado e verá a bailarina se movimentar e as pás principais formarem ângulo. Vá testanto até conseguir um ângulo que dê passo o suficiente para o heli sair do chão, o correto seria utilizar um equipamento chamado pitch gauge, mas acredito que não tenha, dessa forma, terá que fazer como eu e ir no teste mesmo, ok. Após os procedimentos, volte a chave 10 para a posição OFF.

Faça esse procedimento sempre com muito cuidado e com o motor desligado para evitar acidentes e boa sorte.
Avatar do usuário
Frequency
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 25, 2007 8:10 pm
Localização: Lisbon

Mensagem por Frequency »

Oi okamuwf!

Eu estou em Lisboa e não em Londres! Ehehe! :)
Já percebi que pode ser muita coisa que está a causar esse problema. O meu Walkera 60 vinha com 3 baterias e um carregador, eu já testei a 3 baterias e nada. Quando puxo o throttle sitck ao máximo dá a sensação que ele não tem força suficiente para subir.
Vai ser complicado arranjar alguém aqui perto que entenda do assunto, pois em portugal ainda não é um hobby com muitos fans, e ninguem vende essa marca aqui. :(
Avatar do usuário
Frequency
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 25, 2007 8:10 pm
Localização: Lisbon

Mensagem por Frequency »

riven@ muito obrigado por essa dica! :D

Vou testar!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Frequency, tudo blz??

Quanto ao problema do tail, acho que o que pode estar ocorrendo é que ao deslizar o conjunto para o lado da hélice, caso o curso esteja muito grande, aí a peça em questão pode se soltar, pode ser que a peça que une as duas hélices esteja muito na ponta do eixo.

Agora você também disse que a peça solta-se devido a trepidação, já verificou se não há empeno no eixo da cauda, ou se as hélices não estão por demais desbalenceadas?


Abraços.
Avatar do usuário
Frequency
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 25, 2007 8:10 pm
Localização: Lisbon

Mensagem por Frequency »

riven® nem sei como te agradecer!! MUITO OBRIGADO MESMO! :D
Depois de fazer os ajustes que falaste, consegui finalmente levantar o meu Walkera 60 do chão!! :)

Notei que ele levanta pouco, mas é provável que agora tenha que ir fazendo mais ajustes na opção V1 e V2 né? Qual é o truque para começar a controlar ele de forma que não ande balançando de um lado para o outro assim que começa a levantar voo?

riven® mais uma vez um grande obrigado! Tava quase a desesperar, acho que se não conseguisse levantar voo esta semana dava em maluco. :D

Hidden, quanto á questão do tail tu tens razão, tive a analisar melhor e parece que o curso é muito grande, e chega quase no fim da patilha, e assim acaba por soltar-se facilmente. Há algum jeito de apertar melhor aquilo?

Obrigado a todos!
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Como eu informei, se tivesse a ferramenta pitch gauge, vc faria um ajuste fino baseado em informações de quem voa há muito tempo, mas no nosso caso, temos que ir no teste mesmo, até achar um ponto onde nos sintamos confortáveis.

Agora, quanto a manter ele parado assim que levanta voo, é outro departamento, isso se chama voo hover (hoverar - manter o heli em voo pairado) e é o básico para qualquer outra manobra, sendo que o hover, segundo li por aí, é o mais difícil de fazer no início. Aconselho a procurar usar um simulador, pois assim vc irá conseguir treinar o hover e pegar "dedo" no controle sem o risco de danificar seu heli e procura usar comandos suaves nos sticks o heli é muito sensível aos comandos e se der comandos bruscos, ele vai fugir do seu controle.

Bons voos.
Avatar do usuário
Frequency
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 25, 2007 8:10 pm
Localização: Lisbon

Mensagem por Frequency »

Andei a ler alguns artigos sobre esse Pitch Gauge, e parece-me uma ferramenta bastante útil para fazer os ajustes ao pormenor. De qualquer maneira como eu não tenho isso, vou testando até ficar ok. :wink:

Já instalei o FMS e estou a usar esse cabo de um amigo que adquiriu no site rc-discount.de, mas não estou a aconseguir calibrar no software. Depois de instalado o PPJoy e seguidas as instruções do manual, o Windows detecta a ligação do meu Tx ao computador mas no software FMS as barrinhas azuis não dão nenhum sinal. :?

Alguém já usou este cabo também?

[img:96ad416ce3]http://www.rc-discount.de/store/images/product_images/popup_images/439_0.jpg[/img:96ad416ce3]

Abraços a todos e obrigado pela ajuda! :D
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Aqui no fórum tem alguns posts sobre o uso do cabo de simulador no rádio (WK-0701) do Walkera DF60.

Se vc efetuar uma pesquisa, é bem provável que encontrará informações sobre a solução do problema que está tendo. Eu tenho esse mesmo cabo, mas não o utilizo com o FMS, nunca consegui configurar para funcionar direito nele, utilizo o RealFlight G3 com emulador e roda bem legal. No caso do RFG3, tem posts aqui no fórum também com todo o passo-a-passo para instalação e configuração, ok.
Responder