Como programar o ESC da Align...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Como programar o ESC da Align...

Mensagem por Igor Souza »

Muito bem... Percebi que várias pessoas com quem já falei não sabiam ou sabem configurar seus ESCs da Align, então decidir descrever algumas de suas funções e dar o passo-a-passo da sua configuração. Peguei o manual no site da align, vamos ver se consigo ser claro.

Os ESCs da Align possuem as seguintes funções disponíveis:
--- [u:c26b81e9b5]Freio:[/u:c26b81e9b5] Não tem muito o que falar, freia o motor quando corta a aceleração. Logicamente, não é recomendado para helicópteros e também, para reduções;
--- [u:c26b81e9b5]Timing:[/u:c26b81e9b5] Essa conversa vai longe... melhor pôr na cabeça que Low timing é para motores com poucos pólos (2, por exemplo) e Middle, para motores com 6 polos ou mais. Colocar o timing em High deve aumentar a potência fornecida, ao custo de mais ampères e uma diminuição na eficiência.
Assim como o manual recomenda, é sempre bom checar o consumo do motor através de um E-Meter ou um Shunt (vide tutorial no fórum). Para helicópteros, recomenda-se deixar em Middle Timing;
--- [u:c26b81e9b5]Tipo de aeronave:[/u:c26b81e9b5] O ESC pode ser programado para funcionar tanto em aviões (modo Normal) como em helicópteros (usando a opção de partida lenta e/ou governador);
--- [u:c26b81e9b5]Corte de tensão da bateria:[/u:c26b81e9b5] Essa função é muito bem feita nos Aligns. O corte do motor por baixa tensão é feito em 2 passos: no primeiro, o ESC reduz a potência do motor indicando que a carga da bateria está chegando ao fim e dando tempo para pousar com segurança. No segundo passo, ele realmente corta o motor.
No ESC há a opção de se configurar 3 níveis de proteção:
- Alta: reduz em 3.2v e corta em 2.9v; (tensões por célula)
- Média: reduz em 2.9v e corta em 2.6v;
- Baixa: reduz em 2.6v e corta em 2.3v;
Eu usaria o corte em tensão alta pois preservaria as baterias (já que as lipos nunca devem ser descarregadas abaixo de 3.0v).
[color=red:c26b81e9b5]O segundo passo de proteção só funciona no modo Normal,[/color:c26b81e9b5] ou seja, quanto o ESC não está configurado para helicópteros (motivos óbvios...);
--- [u:c26b81e9b5]Velocidade de resposta na aceleração:[/u:c26b81e9b5] Define se a resposta na aceleração do motor será mais rápida ou amortecida, de acordo com o movimento do stick. Uma velocidade de resposta rápida deixa o motor mais "esperto", respondendo quase que instantaneamente ao comando do stick. Entretanto os picos de corrente e o consumo médio também será maior.
Essa última opção talvez não esteja disponível nos ESC mais antigos.

A programação do ESC da align funciona da seguinte forma:
1) Stick no máximo para entrar no modo de programação;
2) Conecta-se a bateria no ESC, ira-se-á ouvir um som de confirmação que entrou em modo de programação (um tal de "blururumrurum" :D);
3) Abaixa-se o stick, o ESC estará no modo de configuração e daí em diante ele roda todas as opções até o fim.

A seleção da opção em cada configuração é feita através da posição do stick (e não através dos bips, como normalmente), ou seja, stick no mínimo, meio e máximo para 1a, 2a e 3a opção.
Para facilitar, adotaremos a seguinte nomeclatura:
A = 1a opcão = stick no mínimo;
B = 2a opção = stick no meio;
C = 3a opção = stick no máximo;

As configurações disponíveis são:
1) Freio (1 bip) (A = desativado, B = Suave, C = Forte);
2) Timing (2 bips) (A = Timing Baixo, B = Médio, C = Alto);
3) Corte da bateria (3 bips) (A = corte alto; B = médio; C = baixo);
4) Aeronave (4 bips) (A = Normal (Avião); B = Heli1 (Soft Start); C = Heli2 (Soft Start+Governor));
5) Vel. de Resposta do acelerador (5 bips) (A = Normal; B = Média; C = Rápida);


Como exemplo, vamos fazer uma programação típica para helicópteros. Escolhi fazer as seguintes configurações:
1) Freio: desativado (A);
2) Timing: Médio (B);
3) Corte da bateria: Alto (A);
4) Aeronave: Heli1 (B); somente com soft start, como governor mode desativado;
5) Resposta: Média (B);

- Ligue o ESC como stick no máximo (C) para entrar em programação;
- Depois da confimação, abaixe o stick totalmente (A). Comecará as sequências de bips (serão repetidos 5 vezes);
- A primeira configuração é a de freio, como queremos ele desativado, deixaremos o stick na posição (A) durante os 5 bips;
- Depois haverá o som de confirmação novamente, indicando que o ESC está passando para o próximo passo (timing);
- Para o ajuste de timing, movemos para (B), aguardamos novamente a sequencia acabar e o som de confirmação;
- O próximo é a tensão de corte; coloquemos em (A);
- Para o tipo de modelo colocamos Heli1, ou seja, stick em (B);
- Depois da confirmação, deixamos o stick em (B) pois queremos a vel. de resposta média;
- Neste ponto, haverá mais um som de confirmação e a configuração estará completa. Não haverá mais bipes, desligue a bateria do ESC.

Pronto! O ESC foi configurado, para usá-lo, basta religar a bateria com o stick no mínimo.


Uma curiosidade que talvez muitos não conheçam é que, quando se liga o ESC, o mesmo diz todas as programações configuradas.
No nosso caso, ao ligar a bateria (com o stick no mínimo) se ouvirá a seguinte seqüência de bips:

1bip, 2bips, 1bip, 2bips, 2bips;

Justamente representando as nossas configurações para Freio, Timing, Cut-off, Aircraft e Throttle Response, respectivamente.


[color=red:c26b81e9b5][b:c26b81e9b5]CUIDADO COM O MOTOR![/b:c26b81e9b5][/color:c26b81e9b5] É sempre bom afastar o motor da engrenagem ou tirar o mesmo (se conseguir ouvir os bips) para poder trabalhar com segurança e evitar acidentes.
Espero que esse tutorial ajude a quem precisar, lembrando que alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão, não deixe de me avisar.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

Otimo post, vai ajudar muito os iniciantes.
Eu so faria uma resalva sobre a tensao de corte das baterias.
Nos Align, pelo menos no meu, o de 35A, o corte é feito proporcionalmente a tensao INICIAL da bateria.
Ou seja, so vai cortar nos valores acima se sempre usar baterias cheias, com carga inicial de 12,6 Volts (no caso de 3 celulas) ou proximo disso.

Se for voar com baterias nao cheias, com 12 volts por exemplo, o ESC vai definir as tensoes de corte como sendo um percentual das tensao inicial, e com isso a tensao de corte pode ser INFERIOR ao limite seguro de descarga de uma Lipo.

Ou seja, apenas reforça a sugestao de deixar a opcao em high voltage cutoff, para ficar sempre em niveis mais seguros de utilizacao das Lipos.

Nao lembro os percentuais exatos, mas no manual consta esses valores.
Se nao me engano no meu ESC Align de 35A os valores sao:
65% , 70% ou 75% , sendo 75% o valor da opcao 3 (3 bips) para voltage cutoff.

Corrijam-me se estiver errado, mas o meu manual diz claramente isso.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Pois é... já tinha ouvido isso em algum lugar. Mas como não tinha detalhes e não encontrei referência no manual no site da Align, prefiri nem comentar.
Mas agora está mais completo, heheheh.

Abrcs!
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

qual a programação ideal para helis

abraços
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

[quote:ad74ed3f5f="alexfc22"]qual a programação ideal para helis

abraços[/quote:ad74ed3f5f]

eu uso:

freio desligado
mid timing
corte alto
soft sart
normal

quando liga o esc fica: 1bip 2bips 1bip 2bips 1bip

Cássio
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

Nao achei no manual online no site da Align onde menciona os percentuais de corte da bateria nem a observacao para apenas usar baterias com carga completa.

Vou checar em casa no meu manual pois tenho certeza de ter lido isso.
cafezinho
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:16 am

Mensagem por cafezinho »

perfeito este tópico!

funcionou perfeitamente no meu!!!

muito obrigado mesmo!
Avatar do usuário
jmarcos
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:01 pm
Localização: Brasil

Mensagem por jmarcos »

Ótimo o tópico...
Estou lendo muito pois estou aprendendo a voar com simulador e logo logo vou comprar o meu T-rex.
Só estou na dúvida de qual modelo. Se um 450 ou 500...
eduardokenithi
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Dom Set 23, 2007 7:00 pm
Localização: Rio Branco - Acre

Mensagem por eduardokenithi »

Pessoal comprei um esc da align ja vim procurar esse topico pra configurar o meu , so que notei um negocio muito estranho.
Toda vez que eu ligava meu radio com o stick no maximo e depois botava a bateria no ESC para entrar no modo de programcao ele emitia varios bips continuos como se fosse um alarme mesmo ( bip bip bip ) e nao parava mais. Fiquei uns 30 minutos pra ver o qual era o problema , ate troquei de radio e tudo mais , mas o problema continuava. Dai tive a ideia de inverter o a chave no radio do comando do servo do acelerador que controla o ESC , dai consigui resolver o problema , mas antes disso nos 2 radios testados ele nao dava nada . Alguem sabe se isso é normal mesmo ?
eduardokenithi
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Dom Set 23, 2007 7:00 pm
Localização: Rio Branco - Acre

Mensagem por eduardokenithi »

Antes que me perguntem , antes de inverter a chave ela se encontrava no modo NORM e so depois passei para o INV
Responder