Dúvida sobre mixagem, quem mixa é o TX ou é o RX?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

J_K
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 3:12 pm
Localização: Gravataí - RS

Dúvida sobre mixagem, quem mixa é o TX ou é o RX?

Mensagem por J_K »

Olá pessoal, antes de mais nada gostaria de dizer que já acompanho o fórum a alguns meses, recentemente me cadastrei e agora estou postando uma dúvida aqui.
Não achei especificamente a minha questão aqui no fórum, então venho pedir auxilio aos universitários, se for uma dúvida besta por favor não me crucifiquem, é que o botão pesquisar do fórum é bem limitado.
Vamos ao "causo".

Eu já tinha um micro moskito, gostei tanto da coisa, que graças ao fórum, optei por comprar um E-Sky Lama V3 4CH Coaxial pra iniciar, comprei da Dealextreme. Custou 100 dolares, mas o valor final ficou beirando os R$400.... paguei R$110 de imposto pra Receita Federal, e mais R$70 de imposto direto para o estado do RS.... Fiquei triste pelos impostos mas tudo bem eu tava ciente.
O Meu heli veio com cabo simulador, to praticando bastante no simulador Realfligt G4.
Veio carregador balanceador + jacaré pra ligar na bateria do carro, e veio hélices extra.
Ah, o controle veio no mode 1, e graças ao fórum peguei confiança de passar ele pra mode 2 e ele tá funcionando que é uma beleza!! O heli é 35Mhz :?

Bom, a questão é, já estou com idéia de fazer meus próprios protótipos RC.
A minha dúvida é, a mixagem do helicoptero, a mixagem "está gravada" no TX ou no RX? eu pretendo usar o TX do lama que tem 4ch e pretendo comprar um RX da dealextreme, custa 11 dolares sem cristal, é um RX padrão futaba 6ch.

Se eu comprar esse RX, http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.10779 , cristal compatível, comprar um esc com bec eu poderei usar 1 motor no canal do acelerador + 3 servos nos demais canais?
Vai dar certo?

A propósito, tenho certo conhecimento em eletrônica e já quero colocar luzes de navegação no Heli, onde tem uma explicação de onde se localizam as luzes do Heli? Eu só achei pra avião. De onde posso "roubar" alimentação para os leds? Ligo num canal de um servo?

Obrigado a todos, e mais uma vez gostaria de parabenizar a todos do fórum já aprendi muuuuuuito com o pessoal daqui.
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

olá, a mixagem é feita no Tx, mas não entendi, pq vc quer trocar o tx, rx, esc? já não vem tudo junto no 4in1 ou vc pretende modificar e fazer upgrades no lama?
J_K
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 3:12 pm
Localização: Gravataí - RS

Mensagem por J_K »

Eu quero poder usar o TX original que tenho pra outros modelos entende???????

Tipo, fazer um carrinho de controle remoto, uma lancha ou avião.

A eletronica do Heli vou deixar intacta.
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

ah, entendi... no caso de helicopteros maiores, que fazem 3D, precisa de mixagem ccpm, o que esse radio do lama não faz, então não adianta mesmo...
agora pra usar em lancha, auto, aviao, depende, como desconheço totalmente o funcionamento deles, não sei afirmar, mas acho que pra maioria dos casos vc não vai precisar de mixagem, mas apensas acionamento direto dos servos. Isso sim, basta comprar um rx na mesma frequencia, usar o cristal adequado e usar em qualquer modelo!
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Pode sim j k comprando os servos e o rx da mesma frequencia e canal voce pode usar seu tx pra diversas coisas
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
J_K
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 3:12 pm
Localização: Gravataí - RS

Mensagem por J_K »

Então cara... é essa a minha dúvida.

Com o meu TX eu posso controlar 4 servos independentes??

Para um carro ou barco eu só preciso 2 ch mesmo ai funciona sem galho.
Mas para um avião eu precisaria de 3 servos independentes e um motor.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

para um carrinho 2 ch já dá pois se voce quiser dá pra fazer só frente e direita esquerda já para um aero tem que ser no minimo tres canais um para o acelerador outro para o aileron ou leme e outro para profundor, se quiser com um motor brushelles vai ter que ter um esc que a grosso modo faz o papel de um carburador digamos assim .
Avatar do usuário
tclima
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Ter Mai 27, 2008 12:19 pm
Localização: Rio de Janeiro , RJ

Mensagem por tclima »

no caso do tx do lama não tem mixagem nenhuma!
pode usar sim em outros rx compativeis!
e se algum dia o rx do 4in1 do lama queimar da pra trocar sim!
se vc abrir o 4in1 vai perceber que tem duas peças uma é o rx e a outra é o esc com o giro!
ae é só trocar o rx e fazer as ligações certinho no esc!
J_K
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 3:12 pm
Localização: Gravataí - RS

Mensagem por J_K »

[quote:067dc25f4d="tclima"]no caso do tx do lama não tem mixagem nenhuma!
pode usar sim em outros rx compativeis!
e se algum dia o rx do 4in1 do lama queimar da pra trocar sim!
se vc abrir o 4in1 vai perceber que tem duas peças uma é o rx e a outra é o esc com o giro!
ae é só trocar o rx e fazer as ligações certinho no esc![/quote:067dc25f4d]

Ta como é que funciona então? É o esc em conjunto com o giro que "mixa" os motores pro modelo não ficar girando e ao mesmo tempo quando usa-se o comando de girar p/ direita esquerda ele desacelera ou acelera um dos motores pra responder o comando?

O que você me diz então é que usando um Rx compatível eu consigo usar os 4 canais do TX do lama em separado né?
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

[quote:43e0508bd2="J_K"]
O que você me diz então é que usando um Rx compatível eu consigo usar os 4 canais do TX do lama em separado né?[/quote:43e0508bd2]

isso aí, o tx do lama transmite 4 canais independentes, pode usar em qualquer rx compativel
Responder