Desenhar fuzelagem em dxf p/ corte no JEDICUT

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Re: Desenhar fuzelagem em dxf p/ corte no JEDICUT

Mensagem por croupier »

[quote:a8cedea8f7="leodreans"]Olá pessoal dipos de terminar minha sonhada e demorada (e economicamente barata kk :twisted: ) CNC,
gostaria de ajuda pra desenhar o perfil da fuzelagem pra corte na cnc.

Bom eu uso o JEDICUT, e já corto asas com os perfis gerados no profile em dxf.

agora, quero desenhar a fuzelagem em 3d a partir de uma planta, e depois salvar apenas os "perfis" no formato dxf,
que será aberto no jedicut.

Quero usar uma técnica simples que muito colegas aqui usam até mesmo cortanto manualmente.

segue uma foto do que eu pensei:

*o problema que não estou conseguindo "gerar" esses perfis, tentei com o
google skechtup 8 e não consegui....

[img:a8cedea8f7]http://img705.imageshack.us/img705/9804/t272.jpg[/img:a8cedea8f7][/quote:a8cedea8f7]

Olá Leodreans,

Recebeu minha MP em resposta ao Cenece Pró?

Então, O Juliano Barbosa e eu estamos preparando para cortar um C130...

A imagem dos perfis ficou mais ou menos assim:

[img:a8cedea8f7]http://www.defcom.xpg.com.br/c130.jpg[/img:a8cedea8f7]

é isso que você está querendo em dxf?
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Heliomar junior
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 4:06 pm
Localização: Vitória / ES

Corte no Jedicut

Mensagem por Heliomar junior »

Olá colega meu nome é Heliomar, sou de Vitória-ES e uso Jedicut a algum tempo e não vi programa melhor Free.
Para fazer o que você precisa é interessante você baixar alguns programas direcionados no própio site onde você baixou o Jedi.(caso tenha baixado no aeropassion.net)
No link abaixo indicado ensina como cortar letras e para cortar fuselagem é da mesma forma.
http://www.aeropassion.net/leblog/page/2
Boa sorte!
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Re: Desenhar fuzelagem em dxf p/ corte no JEDICUT

Mensagem por João Paulo »

[quote:4a790da435="leodreans"]Olá pessoal dipos de terminar minha sonhada e demorada (e economicamente barata kk :twisted: ) CNC,
gostaria de ajuda pra desenhar o perfil da fuzelagem pra corte na cnc.

Bom eu uso o JEDICUT, e já corto asas com os perfis gerados no profile em dxf.

agora, quero desenhar a fuzelagem em 3d a partir de uma planta, e depois salvar apenas os "perfis" no formato dxf,
que será aberto no jedicut.

Quero usar uma técnica simples que muito colegas aqui usam até mesmo cortanto manualmente.

segue uma foto do que eu pensei:


*o problema que não estou conseguindo "gerar" esses perfis, tentei com o
google skechtup 8 e não consegui....

[img:4a790da435]http://img705.imageshack.us/img705/9804/t272.jpg[/img:4a790da435][/quote:4a790da435]

Fala parceiro, o forum é pra isso mesmo, um ajuda o outro.

Você esta querendo cortar um tucano igual ao da foto, esta querendo os perfis em dxf, se for o caso me manda uma mp que eu vejo o que posso fazer, de qualquer forma, essa foto foi tirada do topico do tucano de Brunnel e ele vende a planta.. se não me engano por 30 reais e você recebe em dxf ja com os perfis e as cavernas e as distancias certinhas...

Façamos o seguinte, eu te mando a planta ja com os perfis com envergadura de um metro e vc me manda tudo que tiver sobre a construção da cnc ultra barata..

abração
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

[quote:6b0ea7e57c="marcos soares"]aqui no evoo tem muitos usuarios com muito taleto em cnc fio quente, mas ha um tabu sobre o assunto que ninguem comenta, muitos ja fala assim eu fiquei anos para aprender blablabla e ai vai!! mas se voces trocassem ideias, mostrassem como fuciona a coisa,assim ia andar muito mais, da forma que muitos veem o assunto fica impossivel nao leva tempo para aprender, ninguem fala sobre o assunto!seria mais interessante compartinha um pouco de sabedoria com o proximo,(nao falo dar tudo de mao beijada) mas sim da uma dica aqui outra ali, desculpe se falei muito mas essa e a verdade.......abracos
marcos soares[/quote:6b0ea7e57c]

Concordo com você.
Já estou apanhando com minha CNC há 3 meses. Só consigo cortar asa.
Também não quero nada de mão beijada. Faço minhas pesquisas, anotações, etc.
O problema é que ás vezes ficamos presos num detalhe, que não consta de nenhum manual de programa, e a coisa não anda mais...empaca geral...
joaodoaviao
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 5:09 pm
Localização: Manaus, Amazonas

Mensagem por joaodoaviao »

Também sofri muito para cortar meu primeiros modelos na CNC.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Esta existindo uma lenda sobre isto, usar uma cnc de fio quente é fácil, o grande problema é que nãõ sabem como proceder para fazerem os arquivos, isto não tem nada com a cnc, é autocad voces tem que aprender a trabalhar com o autocad é outra coisa, dominando o auto cad voces fazem o desenho que querem, voces não aprendem, me desculpem o termo, por pura preguiça, é isto mesmo preguiça, eu já postei onde tem um curso bom de autocad, para começarmos a entender como desenhar etc, são mais de 100 lições, se não começarem vão ficar sempre dependendo de quem sabe fazer.

Não acho isto justo, se alguém aprendeu deve saber como aprendeu, e eu aprendi assim, lendo apostilas na época não tinha video, hoje tem até video aulas, o que voces querem que outros façam o serviço de voces, como digo eu nunca deixei de ajudar, ajudo aquele quer ser ajudado, mostro o caminho abro uma porta para seguirem adiante, nas dúvidas esclareço, mas tem que mostrar interesse.


Vamos ver, esta planta que tens não serve para fazer que queres, já dei a dica,
porque? por que não tem a vista de cima, como vamos fazer vamos executar os
desenhos? conhecimento de autocad ou similar, se voces não sabem dirigir porque compraram um carro, o correto é aprender a dirigir para comprar.

Ninguém nasce sabendo, apenas uns mais do que outros tem conciência de que não se deve fazer nadas sem antes ter conhecimento do que vamos fazer, copiando, vão travar na primeira dificuldade é o que esta acontecendo, é fácil fazer estes desenhos, não é cnc cortadora que vai desenhar.

O que se usa para isto é um programa CAD (computer aided design ou desenho
auxiliado por computador), não tem nada com um programa CAM ("Computer Aided Manufacturing" como auxílio via computador da preparação da manufatura)

Não tem segredo, cnc não tem segredo, tem muito desconhecimento apenas isto, como vou informar que devemos traçar a linha da lateral da fuselagem, a viista de cima e efetuar o desenho dos circulos, mas o camarada não sabe o que é isto, ai fica ruim muito ruim, no cas
o de fuselagens com várias curvas, apenas efetuar linhas horizontais onde começam e terminam as curvas, isto é mais fácil do que roubar bala de criança, se estivermos informando a quem tem conhecimento de CAD, se for a quem não tem conhecimento, como vamos ajudar, não tem como.



[], motta
Avatar do usuário
espiriqtyberto
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qua Set 19, 2007 10:41 pm
Localização: São Paulo , SP

Mensagem por espiriqtyberto »

Podemos começar tentando programar a CNC (desenho em CAD, depois G-code), para cortar um circulo, depois um quadrado, e em seguida um triangulo, daí já teremos uma base. Agora começar pelo difícil ( sim pra quem não sabe como eu, desenhar um aero inteiro é difícil), ai trava e não sai do lugar mesmo.

Estou sem minha CNC aqui, já faz um tempo, mais travei exatamente no mesmo lugar que a maioria trava. O porque?

Estamos acostumados a cortar asas e para isso apenas informamos o tipo do perfil e o tamanho da asa, e o código está pronto. Quando passamos a ter que desenhar, ai que a coisa complica.

Mais que uma planta, seguida por seu desenho em CAD, logo depois em CAM (se necessário, não sei), e por fim o G-code da mesma, e os programas utilizados (com a controladora utilizada), ai ajudar nos estudos, haaaaa isso ia, pelo menos pra mim.

Até.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:16682541f0="espiriqtyberto"]Podemos começar tentando programar a CNC (desenho em CAD, depois G-code), para cortar um circulo, depois um quadrado, e em seguida um triangulo, daí já teremos uma base. Agora começar pelo difícil ( sim pra quem não sabe como eu, desenhar um aero inteiro é difícil), ai trava e não sai do lugar mesmo.

Estou sem minha CNC aqui, já faz um tempo, mais travei exatamente no mesmo lugar que a maioria trava. O porque?

Estamos acostumados a cortar asas e para isso apenas informamos o tipo do perfil e o tamanho da asa, e o código está pronto. Quando passamos a ter que desenhar, ai que a coisa complica.

Mais que uma planta, seguida por seu desenho em CAD, logo depois em CAM (se necessário, não sei), e por fim o G-code da mesma, e os programas utilizados (com a controladora utilizada), ai ajudar nos estudos, haaaaa isso ia, pelo menos pra mim.

Até.[/quote:16682541f0]

Então,
] a cnc não é problema, se cortam asas, já estão usando perfeitamente, ,isto de que existe sonegação de informações é pura lenda, o que ocorre é exatamente isto, falta de saber usar um CAD.

Espiriqtyberto o CAM é o programa da máquina.

Para cortes mais complicados, melhor fazer um curso de CAD ou então estudar as lições que estão a nossa disposição na internet.

Muitas vezes esquecemos o que aprendemos nos bancos escolares, hoje me perguntaram por que um motor de 200 passos tem 1,8º, para quem não decorou e apenas procurou aprender, sabe que em um circulo temos 360º se o motor tem 200 passos em uma volta, logo cada passo 1,8º simples e fácil para quem sabe, difícil e impossível para quem não sabe, tudo é simples quando sabemos, difícil quando não sabemos.

Sobre o que aprendemos, não nos dá direito de tirar vantagem dos que ainda não aprenderam, isto existe muito por estes caminhos afora.


[], motta
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:c4e0f18d16="espiriqtyberto"]Podemos começar tentando programar a CNC (desenho em CAD, depois G-code), para cortar um circulo, depois um quadrado, e em seguida um triangulo, daí já teremos uma base. Agora começar pelo difícil ( sim pra quem não sabe como eu, desenhar um aero inteiro é difícil), ai trava e não sai do lugar mesmo.

Estou sem minha CNC aqui, já faz um tempo, mais travei exatamente no mesmo lugar que a maioria trava. O porque?

Estamos acostumados a cortar asas e para isso apenas informamos o tipo do perfil e o tamanho da asa, e o código está pronto. Quando passamos a ter que desenhar, ai que a coisa complica.

Mais que uma planta, seguida por seu desenho em CAD, logo depois em CAM (se necessário, não sei), e por fim o G-code da mesma, e os programas utilizados (com a controladora utilizada), ai ajudar nos estudos, haaaaa isso ia, pelo menos pra mim.

Até.[/quote:c4e0f18d16]

para cortes de fuselagens tem que desenhar as cavernas, e as mesmas deve conter o mesmo numero de seguimentos..
abraços marcos soares


[yt]7f-gZawgiQM[/yt][/yt]
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote="marcos soares"][quote:2403e6b3ec="espiriqtyberto"]Podemos começar tentando programar a CNC (desenho em CAD, depois G-code), para cortar um circulo, depois um quadrado, e em seguida um triangulo, daí já teremos uma base. Agora começar pelo difícil ( sim pra quem não sabe como eu, desenhar um aero inteiro é difícil), ai trava e não sai do lugar mesmo.

Estou sem minha CNC aqui, já faz um tempo, mais travei exatamente no mesmo lugar que a maioria trava. O porque?

Estamos acostumados a cortar asas e para isso apenas informamos o tipo do perfil e o tamanho da asa, e o código está pronto. Quando passamos a ter que desenhar, ai que a coisa complica.

Mais que uma planta, seguida por seu desenho em CAD, logo depois em CAM (se necessário, não sei), e por fim o G-code da mesma, e os programas utilizados (com a controladora utilizada), ai ajudar nos estudos, haaaaa isso ia, pelo menos pra mim.


para cortes de fuselagens tem que desenhar as cavernas, e as mesmas deve conter o mesmo numero de seguimentos..
abraços marcos soares


[yt]7f-gZawgiQM[/yt][/yt][/quote:2403e6b3ec]




Tudo é uma questão de leitura, este tipo de acerto é feito desde o início da cnc de corte por fio quente, tanto o cenece como o gmfc no início, tinhamos que desenhar no autocad e passar tudo,para uma polilinha fechada, depois escalávamos em 1x1, deslocávamos o UCS para o ponto de início de corte, dávamos um list, retirávamos as colunas X e Y e estava pronto o dat para fazermos arquivos
de corte.

Hoje, esta fácilo, o creadat fio criado exatamente para retirar do autocad a figura e acertar pontos, início de corte etc tudo que necessitamos em poucos cliques do mouse, acertamos os pontos de arquivos diferentes, modificamos inicio do corte, escalamos a unidade, editamos o dat bom para acertar os arquivos para o foan etc.


Os programas GMFC e JEDICU tem uma função que sincroniza os pontos de figuras diferentes, como não leem os manuais ou leem e não sabem interpretar o que informam, acontece este tipo de mau uso dos programas.

Eu gosto de informar o correto, quem quer aprender sai em busca da informação, estando em dificuldade em achar eu mostro onde podem aprender, não sou adepto do tudo mastigado, este pessoal tem que desenvolver melhor o intelecto, só assim vão mais adiante, saber como enfrentar uma nova situação, antigamente os professores eram mestres, hoje apenas são instrutores do básico, não era como no meu tempo, nos preparavam para enfrentar o que viesse, eles desenvolviam o nosso intelecto até a total capacidade do nosso entendimento, depois o avanço vinha ao natural.

Pessoal, não custa nada iniciar pelo começo, lendo manual, não entendendo, procurem leitura para saberem interpretar corretamente o que o manual informa, só assim poderemos usar um programa com todas as suas funcionalidades, vamos desenvolver nossa capacidade de aprender, de compreender etc.


[], motta
Responder