Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Kahuna
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 4:43 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Kahuna »

rbmoreira... achei esse link na internet... faço o que ela pede nos 2 parafuso de contato da fonte e tem que dar 24v, não é?

http://portaltecinformatica.blogspot.com.br/2007/08/como-testar-se-uma-fonte-de-alimentao.html
Avatar do usuário
renatto2003
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Abr 22, 2011 10:11 pm
Localização: Resende - RJ

Mensagem por renatto2003 »

Comprei uma fonte ATX para fazer um cortador de isopor como não sei nada de eletrônica gostaria de um auxilio de onde ligar os fios do cortado na fonte.
[img:4b6fa2c370]http://img19.imageshack.us/img19/5038/dsc08019small.jpg[/img:4b6fa2c370] e [img:4b6fa2c370]http://img10.imageshack.us/img10/3997/dsc08020small.jpg[/img:4b6fa2c370]
Angel 300 - Art-Tech / CopterX CX 450 SE V2
V911 V912 V913 V959
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

[quote="renatto2003"]Comprei uma fonte ATX para fazer um cortador de isopor como não sei nada de eletrônica gostaria de um auxilio de onde ligar os fios do cortado na fonte.


o pessoal tá comprando fonte , mas o tutorial da fonte é para quem tem uma velha em casa de quebra galho.

O ideal é um Trafo (transformador) 12+12 5A com dimmer na entrada, esse é o ideal e serve para qualquer cortador com diferentes medidas de fio de corte.

abraços
Avatar do usuário
renatto2003
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Abr 22, 2011 10:11 pm
Localização: Resende - RJ

Mensagem por renatto2003 »

[quote="rbmoreira"][quote:128c61df85="renatto2003"]Comprei uma fonte ATX para fazer um cortador de isopor como não sei nada de eletrônica gostaria de um auxilio de onde ligar os fios do cortado na fonte.


o pessoal tá comprando fonte , mas o tutorial da fonte é para quem tem uma velha em casa de quebra galho.

O ideal é um Trafo (transformador) 12+12 5A com dimmer na entrada, esse é o ideal e serve para qualquer cortador com diferentes medidas de fio de corte.

abraços[/quote:128c61df85]

Tentei com uma fonte de notebook de 19v, estava arrebentando os fios. Como não tinha comprei, a mais barata, custou R$ 22,00.
[img:128c61df85]http://img209.imageshack.us/img209/5560/dsc08063medium.jpg[/img:128c61df85]
Angel 300 - Art-Tech / CopterX CX 450 SE V2
V911 V912 V913 V959
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

[quote:c3b396beb1="Kahuna"]rbmoreira... achei esse link na internet... faço o que ela pede nos 2 parafuso de contato da fonte e tem que dar 24v, não é?

http://portaltecinformatica.blogspot.com.br/2007/08/como-testar-se-uma-fonte-de-alimentao.html[/quote:c3b396beb1]

na saida do pirografo deve ter 2 fios, vc tem que medir a tensão que está nesses 2 fios , acredito que deve ser de 3 a 6 Volts, para cortador de asa com fio de 1 metro, não vai conseguir esquentar o fio com 6 V... precisa de 15 ou mais.

abraços
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:dcaa5514cf="James Salomão"]Olá pessoal!!!!! recentemente usei um dimer de 400w, e quando liguei o interruptor com o dimer regulado no minimo, ele estourou ou seja queimou, e olha que não foi o primeiro.... Teoricamente os dimer's não foram criados p isso, pois quando ligamos os plos através de um fio de niquel-cromo, provoca-se um curto ou fechamento de rede, dai vem o quecimento. Só que ao invés de o fio esquentar pode occorer o que ocorreu comigo, perdi dois dimer atoa..... Então não recomendo o uso sem um trafo. Sem mais... FIQUEM COM DEUS!!!!![/quote:dcaa5514cf]


Perguntei a um técnico em eletrônica e ele me informou que dimers não aguentam pois esquentam muito ou queimam direto. Para essa finalidade teria que ser um potenciometro com enrolamento interno (bobina) que eram vendido uma época atrás mas agora está mais difícil de encontrar mas ainda se acha. Estou procurando.
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Avatar do usuário
chrispaiva
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 10:23 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por chrispaiva »

Amigos, vi este tutorial do arco e também outros tutoriais americanos.
Eu estou com uma dúvida e preciso "sanar" isso.

Muito se fala em "piano wire" e em minhas pesquisas percebi que é um nome genérico que os americanos usam para aço carbono. Já revirei a cidade aqui em Curitiba e ninguém sabe o que é aço SAE1070 entre outros tantos que tem disponíveis.

Consegui apenas que uma micro industria de molas me fornecesse uns 4 pedaços do famoso aço mola, porém esse aço vem de fábrica enrolado, ele me forneceu uns pedaços mas estão em forma de arco e para deixar isso reto vai dar um trabalho na morsa e não vai ficar perfeito.

O que vocês usaram, onde encontraram e como resolveram a questão dos braços do arco de corte, que no próprio tutorial da para ver que são retinhos diferente dos que eu consegui.

Acho que vou tentar achar um pedaço de aço inox mesmo mais fino, pois vou levar uma eternidade tentando endireitar esse aço mola que consegui e não vai ficar reto.

Alguma dica dos amigos ?
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Cris, o tal "piano wire" é quase impossível de se conseguir, é um aço extremamente duro, sugiro para a construção do arco arame de aço, você encontra na OG metais em várias bitolas, fino 0,05 para o fio quente até 0,50 , fica na Mateus Leme, logo após o Centro Histórico, bem no inicio, antes de chegar no Muller. uma sugestão para tensionar o fio é um esticador, veja no inicio deste tópico as imagens de nosso colega de forum, eu mesmo tenho três arcos construídos desta mesma maneira.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Cris,

O forum é este: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7824
Anexos
Esta é a imagem  que me referia...
Esta é a imagem que me referia...
imagem_146_122.jpg (33.47 KiB) Exibido 21452 vezes
Voar, voar, subir, subir...
micassita
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 10:45 pm
Localização: nova odessa
Contato:

Mensagem por micassita »

fiz o meu com fonte de pc, estou gostando muito do meu cortador de 12 volts, tenho dois arcos e o menor eu fixo ele na bancada para alguns cortes.
Responder