Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 27 Jun 2011 10:42

Bom dia Cláudio!

Esse capacitor de 100nf que você mencionou é cerâmico?. Os eletrolíticos devem ser de valor abaixo de 100nf?

No caso de instalar esse capacitor vou ter que fazer uma ponte do pino 1 até o terra, assim como fiz no pino 4?

E com relação à variação de tensão, será que isso resolverá também esse probleminha?, considerando que a tensão na saída +12, que agora é +13, está variando um pouco, não chega mais aos 13,4 que antes eu havia conseguido, agora varia entre 13,26 a 13,08 volts.

Adianto meus sinceros agradecimentos!

Grande abraço.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 27 Jun 2011 11:20

O de 100nf parece uma lentilha, com o número "104" impresso.
Algusn circuitos de fonte oscilam mesmo, Paulo, e nesse caso não tem receita de bolo, tem de ir testando...

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 27 Jun 2011 22:06

Cláudio, mais uma vez seus conhecimentos e experiência me ajudaram a sanar esse probleminha da fonte!

Na próxima encarnação, por que nessa já não dá mais tempo, quero ser igual a você, ou pelo menos chegar perto!...rsss

Foi só soldar o capacitor de 104 nf, fazendo uma ponte do pino 1 ao terra, que o problema do "chiado" cessou. A tensão ainda está variando um pouco na linha de +12, oscila entre 13,38v a 13,19v. Não me recordo se isso ocorria antes de voltar a mexer nela.

Vou ligar nessa fonte um carregador Accucell 6 para carregar minhas baterias LIPO 1800 mah 20C, essa fonte como está agora aguentará?

Gostaria de retribuir à altura, mas meus conhecimentos na área da eletrônica e aeromodelismo são exíguos. No entanto, só me resta agradecer!

Muito obrigado mais uma vez por sua gentileza.

Grande abraço, sucesso e saúde.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 27 Jun 2011 22:35

Paulo, essa variação eu também não estou entendendo bem... pode ser alguma solda fria ou algum capacitor eletrolítico bichado, mas não tem como saber ao certo. A tensão no pino 1 também varia ? Testou com outro multímetro (por incrivel que pareça eu já trombei com esse tipo de problema em multímetros, por causa de defeito nas pontas de prova ou sujeira na chave seletora).
Responder suas perguntas é um prazer, pois são pertinentes, claras e bem escritas... eu fico %@$#%R$@#!@# da vida com internetês, frases sem pontuação, linguagem de "iorgute" e coisas do tipo.
E não é nenhuma gentileza não, é obrigação mesmo... nenhum de nós é dono do conhecimento, somos todos meros (e privilegiados, de certo modo) portadores e devemos sempre divulgar esse conhecimento. Óbvio que nada vem sem esforço (eu tô tentando aprender eletrônica faz uns 35 anos... heheeh), mas qualquer um de nós tem a capacidade de aprender.
As afinidades naturais são outra coisa importante, que a gente deve sempre seguir. Eu tenho muita facilidade com a língua inglesa, aprendi sozinho, mas não sou capaz de ler (e compreender) um poema... (frustrante: sempre quis ler a Odisséia, mas não consigo....). Da mesma forma, adoro Física e eletrônica, mas se eu cortar o dedo e olhar pra ele chama o SAMU....
Ah, ia esquecendo... a maioria das fontes têm correntes da ordem de 6 a 8A na saída de +12V, sendo BEM conservador (geralmente fica entre 10 e 15A), e essa corrente é suficiente para uns 80% dos casos. Só não vAi servir para carregar aquela 12S a 8A...
Abraços e estamos às ordens !!

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 02 Jul 2011 17:47

Olá Cláudio, me sobrou um tempinho hoje e peguei a fonte pra fazer alguns testes e reparei algo, no mínimo, estranho.

Primeiro eu verifiquei a tensão no pino 1, assim como você recomendou, para saber se estava havendo alguma oscilação na tensão, o que acabei comprovando.

Mas o que me chamou mais a atenção foi o seguinte, quando eu conecto a ponta de prova preta ao borne preto, a tensão começa a oscilar no multímetro sem que eu encoste a ponta de prova vermelha em qualquer componente, ou seja, a ponta de prova preta no neutro da fonte faz oscilar o multímetro sem que a vermelha esteja encostada em algum componente. Nesse caso a tensão oscila de 0,00 v a 0,15v.

Não era para ficar parado o multímetro?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 02 Jul 2011 17:50

Você deve ter algum laço de terra por aí... removeu os dois pequenos capacitores cerâmicos ( aquelas "lentilhas" )que ligam a entrada de força à carcaça da fonte ?

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 02 Jul 2011 17:52

Sim, as removi, como mencionado em outro tópico.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 02 Jul 2011 17:54

E qual é o multimetro que você está usando ? xing-xang ?

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 02 Jul 2011 17:59

Isso mesmo, a marca é [url=http://www.foxlux.com.br/site/produtos/materiais-eletricos/multimetro-digital]FoxLux[/url].

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 02 Jul 2011 18:01

Aproveitei e aferi a tensão na tomada de casa e a tensão está em 209 v sendo que seria para estar em 220v, influencia algo isso?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 02 Jul 2011 18:30

Não dá para dizer nada, pois a tensão da rede oscila muito ao longo do país e de acordo com o horário. Multímetro muito vagaba e/ou com bateria fraca pode fazer isso..... Pontas de prova defeituosas idem.

Paulohs
membro

Mensagempor Paulohs » 02 Jul 2011 18:36

Vou fazer o seguinte, para conferir a fonte com um equipamento melhor, segunda feira vou levar a fonte no meu trabalho e vou pedir para o eletricista de láh conferir a tensão na saída +12. Se não oscilar é o meu multimetro mesmo que está com problemas.

De qualquer forma eu adiando meus agradecimentos.

Grande abraço Cláudio.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 02 Jul 2011 19:39

Paulo, ligue uma lâmpada automotiva de 5W na fonte, se a tensão estiver mesmo variando você vai perceber logo....

usphisics
membro

Mensagempor usphisics » 07 Ago 2011 21:03

Fala srs, segue uma dúvida básica mas que não consegui sanar lendo os vários tópicos sobre cortadores....

Eu estou fazendo um cortador para meus aeros, já tenho o arco, cordas de guitarra , comprei e veio o cordeamento todo, ou seja, veio todas as cordas, da mais fina até a mais grossa e também já tenho o dimmer de 300 W em 110V ou 400W em 220V.

Minha dúvida é, eu posso montar todo o circo ligando diretamente na rede elétrica da casa (220V) ou é melhor colocar uma fonte de uns 12V a 20V antes ?????

Até +

companheiradepista
membro

Mensagempor companheiradepista » 07 Ago 2011 22:03

Tem CERTEZA que leu mesmo este tópico inteiro?
Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas (Vinicius de Moraes).

usphisics
membro

Mensagempor usphisics » 08 Ago 2011 23:06

Sim colega,

Os projetos iniciais que foram postado não usam uma fonte no meio, vai direto na tomada, mas depois o pessoal começa a colocar fontes de +- 12V a 20V.

A minha dúvida é se realmente é necessário fazer isso, se tem alguma vantagem etc..

Vlw

Emerson ramos
membro

Mensagempor Emerson ramos » 27 Ago 2011 12:35

Olá galera do e-voo, boa tarde! A muito tempo venho lendo o e-voo,muito tempo mesmo :lol: :lol: :lol: pelo meno a 1 ano e meio. Pretendo construir 3 modelos
um SS, um ugly stick e uma zagi de 1,20, só que para isso tenho que ter um cortador de isopor. Fui ate Sta Efigenia SP procurar um trafo de 12v +12v [color=darkred:2501c8b59b]corrente continua[/color:2501c8b59b] e uns 5A, mas chegando em uma fabrica de trafo expliquei o que queria e para que iria utilizar este trafo, o rapaz me disse que não daria certo e queimaria o trafo, pelo fato do trafo permanece muito tempo em curto e me indicou um trafo de 24v e 3A [color=red:2501c8b59b]corrente alternada[/color:2501c8b59b] que ja comprei gostaria de algumas dicas para melhor construir meu cortador, pois os esquemas mostrados funcionão com trafo[color=darkred:2501c8b59b] C.C[/color:2501c8b59b] quero permanecer neste hobby por muito e muito tempo desde já agradesso a colaboração e a atenção de todos do e-voo... :D :D :D[color=darkred:2501c8b59b][/color:2501c8b59b]

gcunha77
membro

Re: Fonte de Computador - Utilizando a Saída de 12V

Mensagempor gcunha77 » 11 Out 2011 10:42

[quote:8e402b622a="LOLOMAU"]Como prometido, estou enviando as fotos do esquema do meu cortador.
Feito com fonte de computador utilizando corrente 110 (ligado no estabilizador - desse usado em computador).

Na fonte utilizo um pequeno arame 2cm em forma de ferradura para que se possa dar um curto na fonte para que a mesma possa ligar sem a necessidade de placa mãe.

Utilizo a corrente de saída da fonte de 12V que é o suficiente para aquecer o fio do cortador (utilizei o fio/arame desse usado em violão - o mais fino). O fio do cortador não poderá ultrapassar 0,60 metros, pois a temperatura do mesmo começa a baixar muito ultrapassando este limite.

Na saída da fonte utilizei os fios preto e amarelo que fornece uma corrente de 12V. Estes devem ser ligados no próprio fio de violão, um em cada extremidade, claro.

O perigo de choque praticamente não existe no cortador, porém, o risco de pequenas queimaduras é constante.

Podemos até tocar no curto na fonte de computador (foto abaixo) com os dedos, que não há risco de choque. Pois a corrente fornecida é de apenas 12V.

Observe as fotos abaixo. :lol: :lol: :lol:

[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_compuatador.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_esquemacurto.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_ligar12v.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_isopor.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_e_asas.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_asas.jpg[/img:8e402b622a][/quote:8e402b622a]

Amigo LOLOMAU, esta minha fonte pode ser feita o mesmo procedimento?

[url]http://img809.imageshack.us/img809/5281/img3297d.jpg[/url]

[/img]http://img809.imageshack.us/img809/5281/img3297d.jpg[img][/img]
Anexos
IMG_32972.jpg
IMG_32972.jpg (31.7 KiB) Exibido 9306 vezes

gcunha77
membro

Mensagempor gcunha77 » 11 Out 2011 11:01

tentei melhorar a imagem ai mas não consegui.

marcusbilac
membro

Mensagempor marcusbilac » 22 Out 2011 16:07

pessoal... uma duvida
da pra fazer sem o dimmer?
realmente é necessario?

cleyvison
membro

Mensagempor cleyvison » 22 Out 2011 16:53

Dá sim a diferença é que você vai ter uma tensão fixa, consequentemente não terá como controlar a temperatura do fio.
Se você estiver 12V na alimentação, depois de dimensionar o fio não vai ter grandes problemas.
Agora se estiver usando 110V/220V é melhor usar um, pois senão vai precisar de um fio muito longo, para evitar que aqueça muito e para diminuir o risco de choques que é maior (usando o dimmer você vai diminuir a tensão no fio).

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 22 Out 2011 21:22

[quote:9aa7da1dcc="cleyvison"]Dá sim a diferença é que você vai ter uma tensão fixa, consequentemente não terá como controlar a temperatura do fio.
Se você estiver 12V na alimentação, depois de dimensionar o fio não vai ter grandes problemas.
Agora se estiver usando 110V/220V é melhor usar um, pois senão vai precisar de um fio muito longo, para evitar que aqueça muito e para diminuir o risco de choques que é maior (usando o dimmer você vai diminuir a tensão no fio).[/quote:9aa7da1dcc]

Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....

cleyvison
membro

Mensagempor cleyvison » 22 Out 2011 21:55

[quote:e70f4f753e="claudiorfernandes"]
Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....[/quote:e70f4f753e]

Vamos lá, pelo pouco conhecimento que tenho a função de um DIMMER é introduzir resistência no circuito a fim de diminuir a tensão que chega na carga. É por isso, por exemplo, que as lâmpadas diminuem a intensidade luminosa quando antes delas existe um dimmer ou os ventiladores de teto dimunuem a rotação.

É possível saber isso e comprovar tanto na prática quanto em forma matemática, graças a Georg Simon Ohm, que "promulgou" a lei de ohm.

Foi dito que era possível fazer um cortador sem o uso de um dimmer, e não aconselhado a fazê-lo.

Eu tenho um utilizando uma fonte de pc (saída de 12V) como alimentação e como "elemento cortante" 40cm de resistência de chuveiro de 220V. E não vejo nada de arriscado ou perigoso. Só não tenho o "controle de temparatura"

Agora, se o amigo for alimentar direto na rede 110V ou 220V ele vai ter que usar um elemento cortante muito grande, para evitar que aqueça muito e o fio se parta ( o que é totalmente desaconselhável). E neste caso não é só aconselhável o uso do DIMMER, como também de um trafo com cpacidade de fornecer no seundário uma alta amperagem ( uns 30A). Assim ele reduz o tensão que chega no "elemento cortante" e diminuindo o risco de choques e acidentes.

Agora so relembrando, a pergunta do amigo foi:
"É POSSÍVEL FAZER UM SEM DIMMER?"
A resposta é:
SIM. E tenho certesa do que estou falando.

Agora se a perguntar for:
"QUERO FAZER UM CORTADOR E ALIMENTAR O "ELEMENTO CORTANTE" COM 110V OU 220V, É ACONSELHAVÉL FAZER UM SEM DIMMER?".
A resposta é:
NÃO. TANTO NÃO É SEM O DIMMER COMO NÃO É ACONSELHÁVEL ALIMENTAR DIRETO NA REDE. PODE SER MUITO PERIGOSO.

marcusbilac
membro

Mensagempor marcusbilac » 23 Out 2011 09:54

entendi pessoal,
tenho apenas o fio...
iria ligar na energia 110v.

pelo jeito iria dar problemas...

vou dar uma procurada melhor nas lojas de eletronica.
aquele dimmer de tomada serve? que vem até a plaquina da tomada?

igual esse.
http://www.cesel.com.br/wp-content/gallery/controle-0010/0010.jpg

obrigado pelo esclarecimento.

gcunha77
membro

Mensagempor gcunha77 » 23 Out 2011 10:53

[quote:d50fcb7431="cleyvison"][quote:d50fcb7431="claudiorfernandes"]
Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....[/quote:d50fcb7431]

Vamos lá, pelo pouco conhecimento que tenho a função de um DIMMER é introduzir resistência no circuito a fim de diminuir a tensão que chega na carga. É por isso, por exemplo, que as lâmpadas diminuem a intensidade luminosa quando antes delas existe um dimmer ou os ventiladores de teto dimunuem a rotação.

É possível saber isso e comprovar tanto na prática quanto em forma matemática, graças a Georg Simon Ohm, que "promulgou" a lei de ohm.

Foi dito que era possível fazer um cortador sem o uso de um dimmer, e não aconselhado a fazê-lo.

Eu tenho um utilizando uma fonte de pc (saída de 12V) como alimentação e como "elemento cortante" 40cm de resistência de chuveiro de 220V. E não vejo nada de arriscado ou perigoso. Só não tenho o "controle de temparatura"

Agora, se o amigo for alimentar direto na rede 110V ou 220V ele vai ter que usar um elemento cortante muito grande, para evitar que aqueça muito e o fio se parta ( o que é totalmente desaconselhável). E neste caso não é só aconselhável o uso do DIMMER, como também de um trafo com cpacidade de fornecer no seundário uma alta amperagem ( uns 30A). Assim ele reduz o tensão que chega no "elemento cortante" e diminuindo o risco de choques e acidentes.

Agora so relembrando, a pergunta do amigo foi:
"É POSSÍVEL FAZER UM SEM DIMMER?"
A resposta é:
SIM. E tenho certesa do que estou falando.

Agora se a perguntar for:
"QUERO FAZER UM CORTADOR E ALIMENTAR O "ELEMENTO CORTANTE" COM 110V OU 220V, É ACONSELHAVÉL FAZER UM SEM DIMMER?".
A resposta é:
NÃO. TANTO NÃO É SEM O DIMMER COMO NÃO É ACONSELHÁVEL ALIMENTAR DIRETO NA REDE. PODE SER MUITO PERIGOSO.[/quote:d50fcb7431]

Cara, você é 10!!
Até que enfim apareceu alguém para dar eu uma lição em alguém que nesse forum só sabe criticar e corrigir os outros. Com certeza agora ele vai procurar algum erro de português no que você e eu escrevemos para desdenhar.
Você explicou de forma bem simples e principalmente, de forma respeitosa com os amigos que estão começando nesse hobby. Por isso parei de perguntar aqui porque tudo que se pergunta tem um pra dizer que já escreveu e mostrar sua arrogância no conhecimento em eletrôcnica e tal..
O que eles não entendem é que as vezes não compreende mesmo os tópicos e fica complicado de fazer algo sem ajuda. Muita gente fala mal desse forum por causa dessas pessoas que se acham os DEUSES e do conhecimento absoluto da eletricidade.
Parabéns pela aula que ajuda para quem tá começando e para quem já "sabe" muito...
vlw. :D

Voltar para “Artigos”