Instalação do módulo 2.4 da Assan

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
DePaiva
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 11:07 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por DePaiva »

[quote:73f33a43c3="Edgard"]É só seguir o manual.

1- Conecte o plug de bind entre o pino de sinal dos canais 1 e 3
2- Ligue o TX e o RX
3- Mexa o stick do canal 2 para a direita e esquerda 2 vezes
4- Desligue o RX e ligue novamente
5- O led piscara vermelho e depois de uns 2 segundos ficará verde
6- Remova o plug de bind e vá voar :)[/quote:73f33a43c3]

Edgard, obrigado!
Graças ao esquema que você postou consegui fazer a instalação em meu rádio.
Parabens, ficou muito bom o esquema.
Ajuda muito quem não está seguro em fazer a instalação.
Avatar do usuário
Nicolas
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:16 am
Localização: Birigui - SP

Re: Instalação do módulo 2.4 da Assan

Mensagem por Nicolas »

Edgard só me tira uma duvida se eu for fazer em um 6EXA também é igual. e também não muda par o 7CHP.

desculpe ter feito esta pergunta e não tinha visto a foto de um 6EXA..

Obrigado..
Avatar do usuário
DePaiva
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 11:07 am
Localização: Campinas - SP

Re: Instalação do módulo 2.4 da Assan

Mensagem por DePaiva »

[quote:520207438f="Nicolas"]Edgard só me tira uma duvida se eu for fazer em um 6EXA também é igual. e também não muda par o 7CHP.

desculpe ter feito esta pergunta e não tinha visto a foto de um 6EXA..

Obrigado..[/quote:520207438f]

Nicoloas, eu fiz a adaptação no 7CHP e está tudo funcionando perfeitamente. Inclusive com a chavinha comutadora emtre 2.4 e 72. Fiz tudo conforme o esquema acima.

Abs.
brsfnet
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 8:06 pm
Localização: São Paulo,SP

Radio 6VA

Mensagem por brsfnet »

[quote:9c72f24363="Edgard"][quote:9c72f24363="brsfnet"][quote:9c72f24363="Edgard"]O esquema que tem no site indicado nos reviews da HC é o seguinte e é o que vou tentar fazer.[/quote:9c72f24363]
Edgar Boa Noite vc falou de um capacitor na lista de materiais, só não consegui ver na esquema elétrico que vc desenhou onde ele é ligado desculpa a ignorancia[/quote:9c72f24363]

Desculpe a demora, tenho que me acostumar olhar este tópico com mais frequência.

Ele não está no esquema, pois não faz parte da instalação, ele é instalado em um canal que esteja sobrando no rx.[/quote:9c72f24363]
Avatar do usuário
DePaiva
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 11:07 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por DePaiva »

Betocastrucci, o esquema de cores dos fios do 6EXA é o mesmo das figuras do inicio do tópico?


[quote:e9088b59b6="betocastrucci"]Transformei o meu Futaba 6EXA em Flex também. Agora vou testá-lo em voo. Usei a idéia do Edgard, uma chavinha para selecionar cada transmissor de rf.[/quote:e9088b59b6]
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:b3eae9597b="DePaiva"]Betocastrucci, o esquema de cores dos fios do 6EXA é o mesmo das figuras do inicio do tópico?


[quote:b3eae9597b="betocastrucci"]Transformei o meu Futaba 6EXA em Flex também. Agora vou testá-lo em voo. Usei a idéia do Edgard, uma chavinha para selecionar cada transmissor de rf.[/quote:b3eae9597b][/quote:b3eae9597b]

Não confie nas cores dos fios, em dois rádios da Futaba que eu tenho, são totalmente diferentes um do outro, não tem padrão :evil: Procure na placa de RF os escritos de VCC, GND e MOD. No meu o VCC era vermelho, o GND preto e o MOD branco. Tem VCC e GND em 2 lugares, eu usei o VCC que está à direita mais ao alto e o GND à esquerda no meio da placa, próxima ao MOD.
Beto
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

Séra que um radio antigo futaba skysport 7 aceita esse modulo?
Meu radio esta sem alcance nenhum, a saida dele ja era. :cry: :cry: :cry:
Avatar do usuário
joaomedina
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 5:12 pm
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por joaomedina »

BAH!!!

Gostei da idéia!!!

Será q esse módulo funciona nesse rádio:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=89909&highlight=

[]'s
Medina
Avatar do usuário
dagadaniel
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Set 10, 2008 8:15 pm
Localização: Brumadinho, MG

Mensagem por dagadaniel »

Edgard

Tenho um T6XAs. Ótimo rádio e me atende blz (pra mim, uns dos melhores TX da futaba em qualidade). Gostaria de saber o seguinte:

1 - Você disse que ligou uma chave de 06 pinos, sendo um para o 2.4, outro para o 72 e outro para o game no pc. Com esse esquema, o rádio consome menos energia quando usado para game (já que a placa de RF do TX estará desligada)? E o fato da bateria do rádio estar alimentando um módulo a mais, o consumo aumenta quando em 2.4?

2 - Tem alguma diferença entre usar o módulo que você indicou ([url]http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8354[/url]) ou usar esse outro módulo ([url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8286[/url])? Vale lembrar que o segundo é apenas $30 dólares mais caro, só que vem com dois receptores, sendo que o preço de somente um receptor já é praticamente o valor da diferença.

3 - Para colocar um led externo, para indicar que o sistema 2.4 está ativo (e selecionado), teria que comprar outra chave seletora?

No mais, agradeço a ajuda. Esse negócio de [b:e6a5aaa1d6]rádio flex[/b:e6a5aaa1d6] vai pegar. Daqui a pouco até Lula vai usar isso na campanha. Espere e verá.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Respondendo antes do Edgard, rss.

[quote:3d41347334="educaco"]Séra que um radio antigo futaba skysport 7 aceita esse modulo?
Meu radio esta sem alcance nenhum, a saida dele ja era. :cry: :cry: :cry:[/quote:3d41347334]

Sim funciona, qualquer rádio que funcione em PPM vai funcionar com este módulo.
É uma ótima hora para converter teu rádio, não voe do jeito que está.

[quote:3d41347334="joaomedina"]BAH!!!

Gostei da idéia!!!

Será q esse módulo funciona nesse rádio:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=89909&highlight=

[]'s
Medina[/quote:3d41347334]

Você ainda quer mecher nesse rádio ? Presta atenção na resposta acima :wink:

[quote:3d41347334="dagadaniel"]Edgard

Tenho um T6XAs. Ótimo rádio e me atende blz (pra mim, uns dos melhores TX da futaba em qualidade). Gostaria de saber o seguinte:

1 - Você disse que ligou uma chave de 06 pinos, sendo um para o 2.4, outro para o 72 e outro para o game no pc. Com esse esquema, o rádio consome menos energia quando usado para game (já que a placa de RF do TX estará desligada)? E o fato da bateria do rádio estar alimentando um módulo a mais, o consumo aumenta quando em 2.4?

2 - Tem alguma diferença entre usar o módulo que você indicou ([url]http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8354[/url]) ou usar esse outro módulo ([url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8286[/url])? Vale lembrar que o segundo é apenas $30 dólares mais caro, só que vem com dois receptores, sendo que o preço de somente um receptor já é praticamente o valor da diferença.

3 - Para colocar um led externo, para indicar que o sistema 2.4 está ativo (e selecionado), teria que comprar outra chave seletora?

No mais, agradeço a ajuda. Esse negócio de [b:3d41347334]rádio flex[/b:3d41347334] vai pegar. Daqui a pouco até Lula vai usar isso na campanha. Espere e verá.[/quote:3d41347334]

A chave do Edgard seleciona qual o modo de operação, 72mHz, 2.4gHz ou simulador, o que leva a entender que a chave joga a alimentação para um ou para outro, ou então nenhum (simulador), então se está alimentando apenas a placa, é plausível que consuma menos bateria.

A diferença entre os dois modelos citados é que um é para conversão interna, e o outro é o módulo exteno que pode ser instalado nos Futaba 9Cap acima. Isso não o impede de ser desmontado e instalado internamente como o anterior. A vantagem é que vem com 2 RX por mais $30 como você citou. Uma pena estar em falta.

O tipo módulo já tem um led, mas isso não importa muito, pois quando você liga o rádio ele emite um som de que o módulo reconheceu o sinal PPM e também emite outro bip quando você coloca em modo bind. Então não precisa de LED.

Dê uma olhada no meu tópico de conversão usando o modulo 2.4gHz da Assan.
Responder