Máquina de Vacuum Forming

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Máquina de Vacuum Forming

Mensagempor Edgard » 04 Jul 2009 17:33

Pessoal,

Como alguns sabem, resolvi fazer uma carenagem para o carrinho glow que adaptei para elétrico e para isso fiz uma máquina de vacuum forming caseira e barata.

Vou mostrar como.

1º Pegue um pôster (quadro de eucatex) que seu visinho tenho jogado no lixo.

2º Corte no meio use metade para o fundo da câmara de vácuo e a outra metade faça centenas de furos, para ser a base onde ficará o modelo.

3º Mande fazer 2 quadros de cantoneira de ferro.

4º Compre Viniterm, ou PVC, ou Acetato, ou PET, ou qualquer material que sirva para isso.

5º Encontre um forno que caiba o quadro de metal.

6º É só meter a cara e fazer experiências.

Agradeço o Antonio Carlos e o Laerte pelas dicas, o Sylvio pelo forno e pela ajuda e minha DAC por ter ido comprar o Viniterm.
Anexos
MVC-079S.JPG
MVC-079S.JPG (22.52 KiB) Exibido 39314 vezes
MVC-080S.JPG
MVC-080S.JPG (22.23 KiB) Exibido 39314 vezes
MVC-081S.JPG
MVC-081S.JPG (27.22 KiB) Exibido 39314 vezes
MVC-001S.JPG
MVC-001S.JPG (23.38 KiB) Exibido 39314 vezes
MVC-002S.JPG
MVC-002S.JPG (24.37 KiB) Exibido 39314 vezes
MVC-003S.JPG
MVC-003S.JPG (30.09 KiB) Exibido 39314 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 04 Jul 2009 18:28

Vejam minhas 3 tentativas, agora vou fazer alguns ajustes no modelo e na base e depois tento novamente.

[yt]ZPQg8RGwUWg[/yt]
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 04 Jul 2009 18:46

Eu ja disse que no forno é complicado , :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ja passei por isso :shock: :shock: :shock: , a resistencia tem que ser na própria maquina senão não rola :lol: :lol:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1288
Registrado em: 15 Jul 2005 21:31
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Antonio Carlos » 04 Jul 2009 19:23

E quem limpou a grelha do forno??? :lol: :lol: :lol:
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13513
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 04 Jul 2009 19:50

Estou fazendo uma também mas o aquecimento do acetato pretendo fazer com 2 refletores de 500W cada um, aqueles refletores de jardim colocados bem próximos do acetato geram um ótimo calor mas não pode ter vento se não azeda tudo.

Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: 30 Abr 2005 09:54
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Akamatsu » 04 Jul 2009 20:26

Bem está sendo bem instrutivo ... mas com certeza não usaria um forno ... é desajeitado demais ... a não ser que coloque o vaccum forming dentro do forno ... mas teria que ter um maior ... bem ....
Valeu Mythbuster "Adam Savage" Edgard ... :-).

Avatar do usuário
Eduardo Flaquer
membro
Mensagens: 643
Registrado em: 20 Out 2005 15:11
Localização: São Paulo

...

Mensagempor Eduardo Flaquer » 04 Jul 2009 22:32

- Você já ouviu falar de chapa de Duratex FURADA ???

Teria economizado [b:c3c13044cc]532[/b:c3c13044cc] furos !

Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: 15 Set 2004 23:08
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Re: ...

Mensagempor Cesar-SP » 04 Jul 2009 22:44

[quote:2c8269dd65="Eduardo Flaquer"]- Você já ouviu falar de chapa de Duratex FURADA ???

Teria economizado [b:2c8269dd65]532[/b:2c8269dd65] furos ![/quote:2c8269dd65]


Edu furos são = a nada = a 0 então não teria economizado nada mesmo e os furos originais eucatex são muito grandes pra vacunfoming, gostei da maquina Ed mas como o pessoal disse acho problematico o aquecimento no forno , melhor fazer uma teia de resistencias.

abs
Cesar-SP
warp drive Sr Sulo

Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1601
Registrado em: 12 Abr 2008 13:14
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagempor Doca-SP » 04 Jul 2009 23:19

Achei MUITO legal !!!

tambem acho que seria mais interessante se não tivesse que usar o forno... mas de qualquer modo o que importa é a eficiencia do conjunto... sendo no forno ou não...

Agora quero saber é .... QUANDO vai sair uns canopy's (não lembro se é assim que se escreve) para zagi...

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 05 Jul 2009 00:04

Sancler,
Infelizmente, no momento só tenho a opção do forno. :(

Antonio Carlos,
Não sobrou material na grelha e a DAC do Sylvio está viajando, então ninguém limpou :wink:

Laercio,
A fonte de calor não pode ficar muito próxima, para que o calor se espalhe mais uniformemente.
O problema que tive na 2a tentativa é que o suporte ficou muito baixo e amoleceu mais no meio que nas pontas, fazendo uma baita barriga que encostou na grelha de baixo.
Depois nos conte o que deu na sua.

Akamatsu,
Por enquanto só tenho o forno. :(

Ed,
Como o César falou, a chapa furada tem os furos grandes e mais espaçados e achei que nãos seria uma boa. Fiz os 532 furos batendo papo com um amigo, então nem percebi o tempo passar. :)

Doca,
Vou fazer uma base que terá a metade desta, aí dará para fazer coisas menores sem disperdiçar viniterm.

Valeu gente, dicas e comentários serão bem vindos.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: 29 Mar 2009 19:14

Mensagempor Berardis » 05 Jul 2009 00:37

Edgard , para nao usar o forno e ficar mais proximo e rapido porque voce nao usa uma churrasqueira pequena do lado da sua máquina ,faz uma churrasqueria da mesma autura e nao corre o risco de sujar o forno, e so uma ideia nao sei se daria certo,mais eu creio que ficaria muito mais facil voce tirar a forma do lado e ir direto para a maquina nao acha?

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 05 Jul 2009 06:09

se tiber tempo a idéia da churrasqueira funciona muito bem , ja fiz varias peças na brasa , dai depois a proveita a brasa e assa uma pelanca :D :D :D :D :D :D :D
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 05 Jul 2009 06:41

Gente,

Eu não tenho churrasqueira e convencer o Sylvio a ligar o Forno é bem mais fácil que agitar um churrasco na casa dele.

Estou com uma dúvida.
Tenho que esperar o viniterm embarrigar, ou será que dá para esquentar e assim que ele começar a fazer a barriga, passar para a máquina.
Assim a capota não ficaria tão fina.
Achei que ficou muito fina.
Nos filmes que vi no youtube, nenhum esta embarrigado.

Hoje a tarde dou um trato no molde e se o Sylvio topar, fazemos novos testes a noite.

Avatar do usuário
josaka
membro
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Fev 2008 14:16
Localização: sao paulo sp

Mensagempor josaka » 05 Jul 2009 07:47

A ideia da churrasqueira é interessante pois existem aquelas churrasqueiras com resistencia eletrica , acho que vou fazer uma experiencia

eders
membro
Mensagens: 1283
Registrado em: 12 Fev 2009 08:32
Localização: Campinas-SP

Mensagempor eders » 05 Jul 2009 08:26

Eu achei muito legal, parabéns Edgard ficou simples e funcional agora é pegar as manhas pra fazer uns canopys pra gente(vide Doca) hehehe minha zagi mini está quase pronta. ;)

Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: 26 Jun 2005 17:09
Localização: Recife
Contato:

Mensagempor Geraldo » 05 Jul 2009 08:38

Olá

[quote:311d9e4417="Edgard"]Estou com uma dúvida.
Tenho que esperar o viniterm embarrigar, ou será que dá para esquentar e assim que ele começar a fazer a barriga, passar para a máquina.
Assim a capota não ficaria tão fina.
Achei que ficou muito fina.
Nos filmes que vi no youtube, nenhum esta embarrigado.[/quote:311d9e4417]


Edgard, tenho uma máquina de vacuum forming parecida com a sua e já fiz algumas peças com ela.

Na primeira tentativa que aparece no vídeo, como o plástico não estava suficientemente quente, você poderia ter empregado um soprador térmico depois de ter encostado o plástico no molde e se ajudando com umas luvas para ficar com a forma correta.

Eu deixo que o plástico forme barriga (emprego PVC), isto me indica que está na temperatura correta, mas sem exagerar para não fazer um furo nele. Se não fizer barriga é porque está frio demais e aí você já sabe o que acontece.

Talvez você esteja empregando um plástico muito fino. Para fazer o trabalho que aparece no vídeo, eu faria uma primeira tentativa com plástico de 1,5mm. Qual a espessura que você empregou?

O forno complica as coisas. É muito melhor fazer uma caixa sem a tampa e colocar umas resistências. Ganhará um melhor controle da temperatura e poderá ficar bem perto do molde para que o plástico não tenha tempo de esfriar.

Para ser sua primeira prova você se deu muito bem. É preciso um pouco de prática e se familiarizar com o processo. Eu também tive problemas no início.
Boa continuação.

Um abraço.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13513
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 05 Jul 2009 09:45

Quanto a opção do forno, outro dia vi em um vídeo no youtube uma das fábricas lá da china fazendo os aeros e eles esquentavam o acetato no forno também como o edgard fez, bem igual mesmo e ficou ótimo, é só questão de pegar o jeito e não ter corrente de ar próximo ao lugar onde se pretende fazer isso.
Olha só o vídeo para terem uma idéia, igual ao jeito que o Edgard está fazendo.

http://www.youtube.com/watch?v=tlJb4V7f6bI

Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: 25 Dez 2004 18:24
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Cyberware » 05 Jul 2009 11:47

Vi no RCGroups um cara que fabrica profissionamente plandores/pss. Os moldes de cockpits e bolha eram de aluminio fundido (acho que sai barato até) e tinha váaaaarios furinhos no molde para o vácuo vir através dele também, mas claro, eram em lugares estrategicos!

Talvez ajude em algum ponto da bolha do carro esses furinhos!

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 05 Jul 2009 15:19

josaka
A idéia é gastar o mínimo possível, então como não tenho churrasqueira, vou usar o forno do Sylvio para o carrinho e quando fizer a base menor, passarei a usar o meu forno mesmo.
Quando fizer com a churrasqueira elétrica, conta para gente.

eders
É, agora é estragar um pouco de material até pegar as manhas, aí é sair fazendo canopys, cowls, polainas, óminhus, etc etc etc. :lol:

Geraldo
Na primeira tentativa o plastico soltou do quadro de metal, então não dava pra fazer mais nada, pois o ar escapava pelos furos que ficaram fora do plástico. :(
O problema é saber o tamanho da barriga, para que o plástico fique moldável mas não fique muito fino.
Eu tenho viniterm de 0,4 e PET 0,5mm, os testes foram feitos com o viniterm.
Como só vou usar esta base grande para o carrinho, só vou fazer uma caixa para aquecimento quando fizer a base menor, mas vou fazer uma caixa para substituir o forno sim.

Laercio,
Já tinha visto este filme, mas na época não prestei atenção a maneira que eles fazem, foi legal rever, pois notei que eles também deixam embarrigar.

Cyber,
Os furinhos, é o que pretendo fazer no modelo hoje a tarde, já sei que vai melhorar muito.

Pessoal,
Brigadão pelas dicas e ajudas.
Agora é ir melhorando os equipamentos e as técnicas e chegamos lá.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 05 Jul 2009 18:50

Ed , esqueci de mensionar que nas extremidades , perto de onde é o limite da moldura em ves de furos fiz rasgos para o ar puxar mais perto da moldura e assim sugar o material com mais velocidade nas extremidades do que no centro .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1123
Registrado em: 25 Ago 2007 00:02
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor alle » 05 Jul 2009 19:49

Caramba se essa maquina ficar boa vai ter chamego para todo mundo.

abraço


alle

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13513
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 05 Jul 2009 21:13

Fiz uma para o meu uso e usei um motor de aspirador de pó dentro dela para fazer o vácuo e funciona muito bem e uma sucção excelente do acetato, ficou ótimo.
Se for fazer furos no molde para evitar bolhas dentro do molde na hora de fazer o vácuo, use broca de 1mm pois maior que isso ficará a marca do furo no acetato na hora do vácuo e faça os furos somente onde tiver cantos em baixo relevo no molde para que as formas do molde sejam bem passadas para a bolha depois de pronta.

Avatar do usuário
Lazza02
membro
Mensagens: 249
Registrado em: 07 Out 2004 22:03
Localização: São pualo - SP

Mensagempor Lazza02 » 06 Jul 2009 11:54

Muito bom, tava discutindo com o Johnny2009 para montar uma máquina dessas também.

Mas vale a pena lembrar, que o PVC não precisa estar extremamente mole pra moldar na fábrica, pois é usado um compressor de vácuo, assim não tem acetato que não pegue o molde....

Ví um compressor usado desses pra vender numa loja no Brás... e uma das indicações do vendedor foi: "Nunca ponha a não na entrada de ar", que era relativamente estreita. Isso deve dar uma idéia da força do vácuo.

Existem algumas bombas de vácuo 12V que são usadas em carros importados para travar as portas, pensei em usar uma dessas por serem mais baratas, porém não sei qual é a quantidade da sucção que essas bombas tem.

Mas é isso aí, tentar até acertar...

Abs.
Mais vale um mau dia de voo do que um ótimo dias de trabalho!!

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 06 Jul 2009 13:01

postarei algumas fotos da minha para facilitar o entendimento Ed
[img:f44f2b033d]http://img529.imageshack.us/img529/9486/1003270n.jpg[/img:f44f2b033d]
eu ia fazer um desenho ,mas preferi tirar fotos , e voce sabe por que né !
[img:f44f2b033d]http://img36.imageshack.us/img36/3186/1003269.jpg[/img:f44f2b033d]
[img:f44f2b033d]http://img529.imageshack.us/img529/6963/1003268.jpg[/img:f44f2b033d]
[img:f44f2b033d]http://img529.imageshack.us/img529/5817/1003267.jpg[/img:f44f2b033d]
[img:f44f2b033d]http://img529.imageshack.us/img529/9625/1003271.jpg[/img:f44f2b033d]
E ai estão alguns plugs que uso para fazer canopis , ponteiras de asa , pilotos para aeromodelo etc...
[img:f44f2b033d]http://img529.imageshack.us/img529/1313/1003266t.jpg[/img:f44f2b033d]
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 06 Jul 2009 13:13

Legal, tá quase saindo, como disseram aí em cima será que um plástico um pouquinho mais grosso não seria o ideal? A bolha que de que eu chupei parte do meu modelo deve ter 1mm de espessura do que parece ser PVC.

O meu molde de gesso tá quase pronto, já já terei que tirar a bolha, o melhor pra mim é que pretendo tirar umas 50 então aí posso ir atrás de algum profissional pra fazer a parte do vaccum pra mim...

Mas ao ver o seu vídeo já pude notar que precisarei aumentar a altura do meu carrinho para o plástico poder dobrar só na parte lisa inferior da lateral dele, abaixo do assoalho, parte esta que será cortada fora.

Valeu Edgard!


Voltar para “Artigos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante