CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Ah, sim...
É muito importante colocar um rodinha feita de EVA e fixada no centro do cortador com uma peça recortada de aluminio de um pequeno pedaço de perfil em "L" (veja a foto). O cortador precisa se mover fácil quando tracionado e a rodinha ajuda muito. Alguns usam o cortador pendurado com cabos, molas e etc. Eu acho assim mais complicado. A rodinha é mais simples e eficiente. Creio que o ARPIA fez assim também.
Anexos
Rodinha do cortador
Rodinha do cortador
Imagem 157.jpg (34.63 KiB) Exibido 24689 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Mais detalhes...
Anexos
Detalhe da rodinha presa ao cortador
Detalhe da rodinha presa ao cortador
Imagem 151.jpg (35.36 KiB) Exibido 24687 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Agora deixo mais fotos só para ilustrar melhor. Se alguem tiver alguma dúvida me pergunte.
Boa sorte, bons cortes e boa construção.
Matte
Anexos
Imagem 139.jpg
Imagem 139.jpg (33.29 KiB) Exibido 24687 vezes
Paineis de asas cortadas no cortador automático por gravidade
Paineis de asas cortadas no cortador automático por gravidade
Imagem 162.jpg (35.33 KiB) Exibido 24688 vezes
Imagem 163.jpg
Imagem 163.jpg (30.69 KiB) Exibido 24688 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Não mencionei que faço os meus perfis de asa (templates) de fórmica. Acho imbatível. É facil cortar e de lixar até dar o formato. Se você tiver um esmeril ou uma Dremel, ficará tudo mais fácil. Uso o programa Profili para imprimir os perfis. Depois colo eles em cima da fórmica (com 77) e vou debastando até dar o formato.
Um bom perfil, bem cortado e bem acabado (usando no final lixa 400 ou superior) é crucial para um bom corte de asa. Não adianta ter um ótimo sistema de corte de asas com perfis mal cortados. É nadar muito e morrer na práia.
Segue imagem do corte de um painel de stiroplac. O corte fica excelente e, como disse o edgar "eashiuchi", é só tirar os fiapos que sempre sobram do corte na asa e pronto! nem precisa lixar para alisar.
Abraço a todos.
Matte
Anexos
Imagem 167.jpg
Imagem 167.jpg (31.92 KiB) Exibido 24688 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

meu deus :shock:

preciso ler tudo isso sobrio 8) he he he

muito bom, vou tentar assim que sobrar um tempo o automatico.

ja o CNC.....vai ficar so a vontade, nem espaco tenho....

no meuy manual, acontece o q vc falou Boeing, quando diminuo a velocidade durante o corte em varios pontos, formam degraus, temperatura baixa, deixo o fio de niquel quase vermelho, menos ele forma barriga no corte, mas como disse aponsentei-o-o.... :?

esse topico, organizado, pode virar post fixo, como o cortador manual, manda uma mp pro Alex ou para o Novelli.

muito bom mesmo !
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:b39b4fc35f="srpab"]meu deus :shock:

preciso ler tudo isso sobrio 8) he he he


esse topico, organizado, pode virar post fixo, como o cortador manual, manda uma mp pro Alex ou para o Novelli.

muito bom mesmo ![/quote:b39b4fc35f]

Sergio, :D
Vai curar essa ressaca natalina primeiro, man :D

Cuidado que ainda vem o Reveillon!!! e fígado, meu grande amigo, a gente não compra em farmácia!!! (risos)

Mas é isso ai! vamos celebrar a alegria, festa é festa, é para se divertir! :D Só não dirija se beber! :lol:

Voltando ao assunto do cortador, digo:

Fio vermelho (incandescente) só serve para surrar lombo de sogra e cunhado :lol: e não cortar asas de poliestireno expandido (EPS ou isopor) ou poliestireno extrudado (XPS - styrofoam ou stiroplac).

Quanto a fazer um tópico fixo no e-voo seria muita pretenção de minha parte. O que poderia fazer é organizar (depois) o material num PDF e disponibilizar para download. Assim seria razoável...

Matte.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

...brincadeiras a parte, eu sempre escrevo e volto a escrever, o forum quem faz somos nos, o que cada um puder colaborar para difundir o hobby é válido para todos nós.

Desde documentar a recuperacao de uma simples lenha, ate a construcao de novos modelos.

Pode ajudar à alguem, somos mais de 1000 usuarios, se um obter sucesso, ja valeu o trabalho de documentar. é nisso que acredito.

Esse cortador parece ser mais facil de usar que o manual, vou fazer assim que puder.

Valeu pelas fotos e narracao...

:wink:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Re: Cabo de aço utilizado em pesca

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:5f9ea856a0="uere2002"]No meu cnc estou usando um cabo de aço para pesca de 10 libras (carga) que estica muito pouco.

Tive problemas com o niquel cromo, que arebenta facil pois não é muito flexivel.

o unico probema desse cabo e que ele é revestido com nylon e na primera vez que aquecer o fio é preciso retirar o nylon,que derrete.
[/quote:5f9ea856a0]

Amigão,

Será que você não comprou o fio de níquel-cromo com bitola muita pequena (fino demais) ? Digo isso porque já vi este fio se partir muito fácil por ser muito fino. Fico devendo agora dizer a bitola que estou usando agora, mas na casa comercial na qual comprei, dessas que vendem e consertam equipamentos para cozinhas industriais, restaurantes, máquinas de café e etc, haviam várias bitolas disponíveis. Eu sei que comprei uma bitola fina para um pequeno cortador que tenho, desses que se compram em papelarias e afins, e outra bem mais grossa para o cortador que aparece nas fotos. Até agora ele têm aguentado bem os apertos que faço no esticador sem fazer careta.

Abraço,
Matte

***************************
[b:5f9ea856a0]Sergio[/b:5f9ea856a0],

O seu ponto de vista sobre o fórum é sempre contagiante. Realmente nós fazemos o e-voo, o resto é placas de circuito impresso e bits. Eu fico a disposição seja de quem for para sanar dúvidas sobre este sistema de corte. Basta para isso postar alguma coisa aqui ou me mandar uma MP. Vamos aguardar a iniciativa do [b:5f9ea856a0]HARPIA [/b:5f9ea856a0](Edson) com o tópico do CNC, pois fazendo uma pesquisa por aqui, percebi que existe muita gente interessada e também pessoas, como o [b:5f9ea856a0]uere2002[/b:5f9ea856a0], que já construiu a sua própria. Você disse que está sem espaço para uma CNC. Digo que esta máquina faz muito mais do que asas. A possibilidade de construir partes de fuselagens e outras mais é muito grande. Com certeza é uma ferramenta e tanto nas mãos habilidosas de todo aeromodelista. Quanto ao espaço... que tal infernizar o quarto de custura da sogra? :lol:

Abraço.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Uere:

Eu utilizo no cortador manual, o que o [url=http://www.e-voo.com/tutoriais/arcos/index.php][b:dd3438c027]tutorial[/b:dd3438c027][/url] do evoo recomenda:

[b:dd3438c027]níquel-cromo número 27 ou 28 [/b:dd3438c027]

********************************************

Cap.Boeing, acredito que deva ser uma destas bitolas que voce esta usando.

Quanto a sogra, ela mora em outra cidade he he he....

Usei a falta de espaco como desculpa, na verdade achei muito dificil de construir, nao tenho conhecimentos de eletronica nem de engenharia... :shock:
Combate: Bateu é ponto.
uere2002
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 22, 2005 12:31 pm

Mensagem por uere2002 »

SRPAB,

Eu fiz varios testes com diferentes tipos de fios e o que mostrou melhores resultados foi esse cabo de aço para pesca.

Os problemas que eu encontrei no niquel-cromo são:
-o comprimento do fio varia com a temperatura.
-o material não é muito flexivel for ser um fio unico (o outro é um cabo com varios fios) , qualquer dobra marca o fio.
-sua resitencia mecanica é menor em relação ao cabo de aço.

mais é claro que cada um tem uma fonte diferente um tipo de arco e procura o que melhor atenda as suas necessidades.

Quanto a dificuldade, não é tão grande assim não, pra parte eletronica é preciso apenas saber soldar ou comprar a placa pronta,a parte mecanica para um aeromodelista fica facil.
O mais importante é ter paciencia e pesquisar bastante pra encontrar a melhor solução.

t+
Guilherme.
Responder