CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

nelson.
cara procurei muito e não achei nada muito concreto sobre a construção desse cortador. ai vi uma resposta não lembro onde com um esquema parecido com esse. queimei uma fonte antes de achar essa combinação. o problema é que as fontes não são iguais. o que funciona em uma pode não funcionar em outra. qualquer duvida pode me mandar uma MP. o esquema geral ta ai em cima. quando fiz a minha não tinha nem a metade dessas informaçoes. vou ver se consigo tirar umas fotos da minha ou quem sabe ate fazer um video
Avatar do usuário
nelson reis
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 5:22 pm
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por nelson reis »

doglas263 fico agradecido pela ajuda, quanto ao trasformador não tenho o problema ja tenho um cortador aqui que uso manualmente mas as vezes os cortes não sai da forma correta por forçar mais um lado do que o outro e creio eu que com a costrução dessa mesa vai me ajudar e muito, ja tenho todo material que vou necessitar (assim espero), o que me falta mesmo e o projeto. caso tenha as fotos vão ser de grande ajuda!
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

Se você seguir o projeto de desenhei na página anterior não tem erro.


Quando vou cortar as minhas asas peço a ajuda para meu irmão. Faço marcações no isopor do meu lado e do lado que ele fica. Assim podemos sincronizar os pontos e fazer um corte bem legal. Mas mesmo assim às vezes não fica tão bom, mas acredito que seja normal, mas assim mesmo ainda corrijo com a lixa.

Tente fazer uma, ai qualquer dúvida eu posso te dar uma força. bom a minha fonte fica na casa da minha mãe onde só vou nos finais de semana então assim que possível postarei as fotos
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Amigos, montei hoje um arco de corte "igual" ao do tutorial aqui no Evoo, o sem transformador, apenas tomada 110v.
Gastei 14,20 para montá-lo ( 13 do dimmer, mais 1,2 de 10m de fio ), achei quase tudo aqui nos porões.
Mas estou apanhando em quase tudo, rs.

Montei ele com um cabo de madeira de 80cm, arame de aço de 4mm e 25cm de comprimento cada e em 45° de inclinação, tomada 110V/5A, dimmer rotativo de 150W 110V e o mais destoante do manual usei fio de aço inox ( de cerca elétrica ) de bitola 0,45mm ( deu 1m ).

Os problemas são inúmeros, no começo o fio arrebentou fácil, sei que tem que deixar esquentar devagar.
O caso é que ligo o dimmer, vou rodando, e nada, mais ou menos em 1/4 de volta ele liga ( faz aquele barulho de eletricidade ) mas se eu deixar ali o fio fica vermelho e estoura, então quando escuto o barulho eu volto um pouco.
Mas mesmo eu voltando quase tudo, tem um ponto que o barulho para e já não esquenta o fio, o corte sai com o isopor ondulado.

Este sintoma é temperatura do fio?
Tenho que forçar mais o fio sentido o gabarito do perfil?
O fio de aço inox está muito fino?
Terei que usar fio de niquel-cromo?
A potencia do dimmer esta baixa?

Outra coisa, como vocês fixam o gabarito no isopor? Não estou conseguindo achar um jeito, fiz um de madeira mas não gostei, próximo será de alumínio.

Essas são apenas algumas dúvidas, vou postando com o tempo.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Eu colo o gabarito com cola quente.

Quanto a ondulação, acredito que por não termos uma força constante e precisa em ambos os lados, acaba ondulando mesmo, ou o arco está com o fio muito bambo.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

Em uma unica resposta.

Cuidado com esse arco de corte. Você já vio que isso pode ser muito perigoso.

faz com fonte de computador

tem realtos aqui do evoo que a galera usa ela sem alterações

tem um esqueminha meu na pg 10. funciona muito, mas muito bem.

se nao sabes eletrônica é só levar para um cara que mexe com televisão essas coisas.

mais uma vez cuidado com o teu esquema.

outra coisa é que o fio NiCr é proprio para fazer isso.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Obrigado pelas dicas e puxões de orelha.

Realmente o ondulado acredito ser por frouxidão, o gabarito estava bambo e não dei firmeza, foi apenas um teste.

Mas agora vi como facilitar, encontrei por $10 100ft de fio nichrome no ebay, com frete, só achei por 9 reais o metro aqui no Brasil.

Só tenho mais uma dúvida, encontrei NiCr puro ( 80% Ni e 20% Cr ) e outro NiCr com 24% de ferro, ambos estão indicados para maquinas de corte de isopor e são o mesmo preço, existe alguma diferença notável entre eles?
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

caraca 9 reais o metro.


em belem ta custando 50 centavos

cara voltei a morar na casa da minha mãe em uma cidade proximo de belém mas quase toda semana vou la

se nao tiver pressa eu posso comprar e te enviar

bom quanto a sua pergunta eu não sei a resposta eu sei que vou na loja e peço arame NiCr e o cara me vende, e o melhor..... funciona.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

outra que em SP deve ter muitas outras lojas que venda mais barato. pergunte para os companheiros dai
RenatoFloripa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 5:45 pm
Localização: Florianopolis SC

Mensagem por RenatoFloripa »

Pessoal, porque vocês não usam um fio de niquel-cromo???? Basta comprar uma resistência de chuveiro e desenrolar. Ai liga no dimmer. Ma toma cuidado pra não levar choque. Eu pessoalmente usaria uma bateria ou uma fonte de conrrente contínua tipo de computador ou coisa assim. Este fio de niquel cromo é muito usado para selar sacos plástico, por ex. :lol:
Responder