CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Estava TOTALMENTE errado... hahaha.. cara, cê mora em Sampa? Então AÍ TEM fio de nicromo... Larga de ser preguiçoso, pega o metrô, desce na São Bento, atravessa o viaduto Santa Ifigênia e vai até a Rua dos Andradas, paralela com a Santa Ifigênia. Perto do Instituto de Identificação (aquele prédio redondo onde fazem carteira de identidade) tem (ou tinha) uma loja chamada Casa Bauxita... Lá tem TUUUUUUDDDOOOOOOO o que se refere a resistências, fios, isoladores, etc etc etc, e ainda de quebra, passa na esquina e toma um chopp deliciooooso no Bar do Leo, e come um sanduíche de frios estilo alemão... Com MUITA mostarda escura... heheheeh....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Darezzo,

Posso fazer durante a semana à noite. Teria que trazer a fonte, o arco e o fio.

Dimmer depois da fonte não funciona, nem antes. A idéia do dimmer antes do transformador (sem o regulador da fonte) é que entra menos tensão efetiva no transformador, e acaba saindo menos também.

Em algumas fontes estabilizadas existe um trim-pot de ajuste fino, neste caso seria só substituir por um potenciômetro e está pronto o cortador, mas é preciso analisar o circuito.

O Cláudio está certo, use o fio correto. Com o NiCr 28AWG o primeiro esquema que você fez teria funcionado. Com fonte, melhor usar um NiCr 25AWG.


Cláudio,

Tu conhece mesmo aqui, heim... Na Rua dos Andradas também tem um restaurante argentino (o dono é chileno :) ) muito bom também. Ótima comida e preços honestos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esse eu não sei, a ultima vez que estive em Sampa foi há dois anos, mas comi muita Paella no restaurande Delmar, que fica bem em frente ao Instituto de Identificação.. O dono era pai de um amigo de infancia...
Aliás, não sei se o Tonico ainda é balconista na Casa Bauxita... Estudou comigo.... Faz uns 13 anos que não vou lá.....hahahahahahaha
Eu optei pelo aço inox pelo baixo preço e pela "universalidade"....
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Me falaram que nem na 25 estavam achando fio de niquel... HUMPF!!!

Eu estudo ali no Mackenzie... é só descer um pouco mais e ja estou na santa efigenia huhu!!!

Blz... vou tentar ir la amanha, ou segunda!!!
Ai eu peço fio de niquel cromo e o que mais ? Pego um transformador pra usar no lugar da fonte ?

Puts claudio, não bebo... Alias, eles vendem todynho ??? Hahahahahhahahahahaha é sério, eu e o meu pai somos viciados em todynho hahahaha!!! Bebemos assistindo ´´A grande família´´... Quinta feira é dia de todynho... Opa, hoje é quinta :lol: !!!


Alexxxxx... Eu não quero dar trabalho a você, mas ja que você insiste 8)
Seria melhor eu arranjar um transformador ? É melhor que fonte ? Qual o menos perigoso ? E qual transformador eu precisaria pedir na loja ? ( lembrem-se que eu nao entendo patavinas )
Ai eu levo tudo e você vai fazer o que? Estou perguntando só por curiosidade e tentando entender hehe!!!

Vamos discutir sobre comida??? A ceia de ano novo eu que fiz... hahahahaha

abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que era este mesmo... O dono é chileno, né?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Espanhol.... Aliás, o cara chamava-se DELTA, acredite se quiser... hahaha... Eu o conheci quando tinha 6 anos.... Em 68... heheeh...
Darezzo, se você vai mesmo na Santa, desça a rua dos Andradas um pouco mais (uns 6 quarteiroes, não sei bem) e procure a Líder Transformadores. Lá você encontra transformador de tudoquanto é jeito, até sob encomenda. Pegue um de 12+12V por 4 ou 5 A de uma vez... assim vai sobrar potencia...
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

quanto custa esse transformador em média??? pra eu saber se nao vao me enfiar a faca...

Com essa fonte que eu tenho entao nem da certo né ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Dá para cortadores menores... Faça o seguinte: compre fio, ligue na fonte e veja qual o comprimento maximo do seu arco... Simples assim... Só que pegue a alimentação diretamente nos capacitores da fonte, lá "dentro", logo depois dos diodos que aparecem na foto.... Vai pegar antes da estabilização, se houver, e deve encontrar aí uns 16 volts....
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Claudio, na segunda pagina deste topico tem um usuario falando que usa em um arco de 60cm uma fonte de 12V regulavel... sendo que ele utiliza ela com 9,5V...

To testando a minha fonte agora... e parece que eu to zicado mesmo... ela nao esta funcionando direito...

Quanto custa um transformador deste que vc citou???
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não sei bem.... Acho que uns 50 ou 60 paus...
Andei fuçando na oficina aqui e achei um de video-cassete, que talvez até sirva...
Vou fazer uns testes e depois a gente conversa... Nas "preliminares" (ui, que delicia... hehehe) acho que dá para um arco de até uns 85 ou 90 cm. Isso é suficiente para você ?
Responder