CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor
- Cap. Boeing
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Uma coisa muito importante é o cortador. Acho que esqueci de dizer que o fio de niquel-cromo precisa ter uma boa tensão. Não deve ser muito esticado a ponto de quebrar muito fácil, mas também não pode ser afroxado para criar as famosas barrigas nos cortes que todos reclamam. eu não tenho como descrever a tensão que eu uso. Mas gosto dele bem esticado. Se não, quando ele aquece, se dilata pelo calor e fica muito mole. Também não uso cortador quilométrico. O meu tem 60 cm de distância entre os arames de aço presos na madeira. Como eles vem enrolados quando compramos em casas de metais e são muito duros (desamaço só um pouco) aproveito a curvatura para aumentar a área de atuação do fio quente (vai para uns 70cm) e estico (isso é muito inpotante) com esticadores que se acham em casas de ferragens. As imagens dizem por si. (você pode se perguntar como eu faço para cortar asas maiores. fácil, divido a asa em partes e depois colo com 77 no estilo Phil Barnes. Fica mais fácil de se trabalhar, eu acho).
- Anexos
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- Detalhes do cortador e do esticador
- Imagem 146.jpg (33.47 KiB) Exibido 24842 vezes
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- Cap. Boeing
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Cabo de aço utilizado em pesca
No meu cnc estou usando um cabo de aço para pesca de 10 libras (carga) que estica muito pouco.
Tive problemas com o niquel cromo, que arebenta facil pois não é muito flexivel.
o unico probema desse cabo e que ele é revestido com nylon e na primera vez que aquecer o fio é preciso retirar o nylon,que derrete.
pra ter uma idéia vai ai uma foto :
[img:600f62f916]http://rcmporto.rchomepage.com/forum/files/cabo_marine.gif[/img:600f62f916]
Tive problemas com o niquel cromo, que arebenta facil pois não é muito flexivel.
o unico probema desse cabo e que ele é revestido com nylon e na primera vez que aquecer o fio é preciso retirar o nylon,que derrete.
pra ter uma idéia vai ai uma foto :
[img:600f62f916]http://rcmporto.rchomepage.com/forum/files/cabo_marine.gif[/img:600f62f916]
- Cap. Boeing
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Ainda uso fios vindos da fonte e presos com jacaré no cortador. Tem que se ter muito cuidado para não atrapalhar o caminho do cortador quando trabalhando. Na verdade o próprio barbante que traciona o cortador deveria ser os fios que vem da fonte! isso ainda não fiz.
- Anexos
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- Detalhes do fio da fonte
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Ah, sim...
É muito importante colocar um rodinha feita de EVA e fixada no centro do cortador com uma peça recortada de aluminio de um pequeno pedaço de perfil em "L" (veja a foto). O cortador precisa se mover fácil quando tracionado e a rodinha ajuda muito. Alguns usam o cortador pendurado com cabos, molas e etc. Eu acho assim mais complicado. A rodinha é mais simples e eficiente. Creio que o ARPIA fez assim também.
É muito importante colocar um rodinha feita de EVA e fixada no centro do cortador com uma peça recortada de aluminio de um pequeno pedaço de perfil em "L" (veja a foto). O cortador precisa se mover fácil quando tracionado e a rodinha ajuda muito. Alguns usam o cortador pendurado com cabos, molas e etc. Eu acho assim mais complicado. A rodinha é mais simples e eficiente. Creio que o ARPIA fez assim também.
- Anexos
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- Rodinha do cortador
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Agora deixo mais fotos só para ilustrar melhor. Se alguem tiver alguma dúvida me pergunte.
Boa sorte, bons cortes e boa construção.
Matte
Boa sorte, bons cortes e boa construção.
Matte
- Anexos
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- Imagem 139.jpg (33.29 KiB) Exibido 24705 vezes
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- Paineis de asas cortadas no cortador automático por gravidade
- Imagem 162.jpg (35.33 KiB) Exibido 24706 vezes
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- Imagem 163.jpg (30.69 KiB) Exibido 24706 vezes
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- Cap. Boeing
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Não mencionei que faço os meus perfis de asa (templates) de fórmica. Acho imbatível. É facil cortar e de lixar até dar o formato. Se você tiver um esmeril ou uma Dremel, ficará tudo mais fácil. Uso o programa Profili para imprimir os perfis. Depois colo eles em cima da fórmica (com 77) e vou debastando até dar o formato.
Um bom perfil, bem cortado e bem acabado (usando no final lixa 400 ou superior) é crucial para um bom corte de asa. Não adianta ter um ótimo sistema de corte de asas com perfis mal cortados. É nadar muito e morrer na práia.
Segue imagem do corte de um painel de stiroplac. O corte fica excelente e, como disse o edgar "eashiuchi", é só tirar os fiapos que sempre sobram do corte na asa e pronto! nem precisa lixar para alisar.
Abraço a todos.
Matte
Um bom perfil, bem cortado e bem acabado (usando no final lixa 400 ou superior) é crucial para um bom corte de asa. Não adianta ter um ótimo sistema de corte de asas com perfis mal cortados. É nadar muito e morrer na práia.
Segue imagem do corte de um painel de stiroplac. O corte fica excelente e, como disse o edgar "eashiuchi", é só tirar os fiapos que sempre sobram do corte na asa e pronto! nem precisa lixar para alisar.
Abraço a todos.
Matte
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meu deus :shock:
preciso ler tudo isso sobrio 8) he he he
muito bom, vou tentar assim que sobrar um tempo o automatico.
ja o CNC.....vai ficar so a vontade, nem espaco tenho....
no meuy manual, acontece o q vc falou Boeing, quando diminuo a velocidade durante o corte em varios pontos, formam degraus, temperatura baixa, deixo o fio de niquel quase vermelho, menos ele forma barriga no corte, mas como disse aponsentei-o-o.... :?
esse topico, organizado, pode virar post fixo, como o cortador manual, manda uma mp pro Alex ou para o Novelli.
muito bom mesmo !
preciso ler tudo isso sobrio 8) he he he
muito bom, vou tentar assim que sobrar um tempo o automatico.
ja o CNC.....vai ficar so a vontade, nem espaco tenho....
no meuy manual, acontece o q vc falou Boeing, quando diminuo a velocidade durante o corte em varios pontos, formam degraus, temperatura baixa, deixo o fio de niquel quase vermelho, menos ele forma barriga no corte, mas como disse aponsentei-o-o.... :?
esse topico, organizado, pode virar post fixo, como o cortador manual, manda uma mp pro Alex ou para o Novelli.
muito bom mesmo !
Combate: Bateu é ponto.