Timers para voo livre

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

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eduardo.jr
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Timers para voo livre

Mensagempor eduardo.jr » 04 Dez 2012 20:31

Amigos, este topico tem a intenção diminuir algumas dúvidas minhas, e de alguns amigos, sobre os tipos de timers que usamos hoje em dia.
Pra isso conto com a ajuda dos amigos mais experientes .

Até agora usamos pavio (nada contra ele), o problema é quando apaga rs...
Além da encheção de saco de correr atrás do modelo e quando chega, o dt estoura :twisted: rs... quem nunca pasou por isso?

Viscoso parece uma ótima opção ao pavio, porém sou meio desconfiado para modelos maiores, no caso de voos acima de 2 min sei que temos viscosos de até 10min mas o preço e peso não sei se rola :roll:

Mecânico tipo tomy parece legal, mas em conversa com amigos mais experientes fiquei sabendo que quanto mais tensionado (maior tempo de voo), maior a possibilidade de travamento, ou seja cade o dt? Travou não deve ser muito legal.
:cry:

Eletrônico parece ser muito bom para modelos maiores. Os acima de 2min fiquei muito impressionado ao ver na net modelos com incidência variável em um dos painéis para segurar o torque da helice, passada a fase crítica nivela os paineis para planeio, entra vit, dt etc. etc. e ainda tem rgulagem de tempo para o dt. O circuito todo era menor que uma bateria 1S e alimentado por uma.

Gostaria de aprender um pouco mais sobre este assunto, de preferência com ilustrações fotos exemplos etc...

Conto com a ajuda e participação de todos.
Att
Eduardo

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betocastrucci
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Mensagempor betocastrucci » 04 Dez 2012 21:22

Vamos mostrar alguns exemplos.
Timer mecânico do meu F1G (Copa de Inverno), tem 4 funções: DPR (libera a hélice com atraso), VIT (cabra o profundor), Leme e Wing Wiggler (modifica o leme e a incidência da asa esaquerda para o planeio) e DT.
É um timer à corda, conforme o disco vai girando vai liberando os gatilhos (araminhos) que soltam os cabinhos da hélice, estabilizador, leme, asa e DT.
Vantagens: muito repetitivo e confiável, fácil de "ler" o diagrama de tempos no disco, não necessita de bateria.
Desvantagens: alterações do diagrama de tempos necessita novos cortes no disco (ou fazer um novo) ou entortar os ferrinhos, necessidade de lembrar de dar corda antes de todos os voos, desgaste mecânico (mais em teoria, na prática não vi).

[img:daca70adf6]http://lh5.googleusercontent.com/-kMMdZN4kVf0/UIaR22W2dkI/AAAAAAAAAII/CHvh0EYzDaM/s708/F1G_04.JPG[/img:daca70adf6]

Em alguns dos meus F1Bs (Wakefield) uso um timer parecido com este, porém com 5 funções, com o leme em três posições diferentes, esquerda na potência, centro na subida e direita no planeio.

[img:daca70adf6]http://lh6.googleusercontent.com/-ONcvzPulYmE/UIcLfsVqotI/AAAAAAAAAk0/6KNyrvOBBN8/s806/f1b_47_06.jpg[/img:daca70adf6]

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betocastrucci
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Mensagempor betocastrucci » 04 Dez 2012 21:37

Timer eletrônico:

Usando o mesmo principio do timer mecânico, implementei um servo virando o braço e liberando os gatilhos, no resto são similares.
Vantagens: os tempos e posições de parada do servo são configurados em tempos exatos e via computador, não necessita dar corda antes de cada voo nem recarregar a bateria que dura um dia inteiro de voos.
Desvantagens: muitos fios e conectores para dar mal contato, bateria pode descarregar, necessidade de levar um computador ao campo para alterações.

No meu timer utilizo um PIC e através de jumper seleciono a tabela de tempos entre várias, pré programo vários tempos em cada tabela e no campo seleciono o mais apropriado no momento. Bateria LiPo de 50 mAh, servo comum de 3 a 5 gramas. Como upgrade, este timer pode ser ligado a um rx comum (uso Assan 2.4 GHz ou FrSky) e receber comando para determalizar, muito útil em treinos e para salvar o modelo da lenha quando algo dá errado.

Timers:
[img:0ffc9f1a81]http://lh6.googleusercontent.com/-VQULqj8aWRo/UIcMmRifm2I/AAAAAAAAAms/VKwv9eg3IOQ/s750/DSC00971.JPG[/img:0ffc9f1a81]

Servo com gatilhos:
[img:0ffc9f1a81]http://lh4.googleusercontent.com/-oODdv0vl2f4/UIcMrwXXFaI/AAAAAAAAAnQ/5zZlguBU8Y0/s989/timer_f1b_01.JPG[/img:0ffc9f1a81]

[img:0ffc9f1a81]http://lh3.googleusercontent.com/-_zHa3Dpgbj0/UIcMtIEazQI/AAAAAAAAAnk/cBzhrqk-cuE/s979/timer_f1b_02.JPG[/img:0ffc9f1a81]

Lado de lá do modelo, com timer, bateria e botão de disparo. Notem o chumbo necessário para compensar a diferença de peso entre o sistema com servo e com o timer mecânico que foi substituido. 8)

[img:0ffc9f1a81]https://lh3.googleusercontent.com/-h0rnuKk2ifY/UIcMt_B1THI/AAAAAAAAAns/WBvn4MYI1zA/s870/timer_f1b_04.JPG[/img:0ffc9f1a81]

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Mensagempor eduardo.jr » 04 Dez 2012 23:04

Beto muitissimo obrigado

Tem algun desenho de como são feitos cada um dos comandos.

Desculpe a chatisse mas estou pensando em fazer uma serie de modelos e estou tendencioso ao timer eletronico.

Mas sou uma topeira vesga e manca no que diz respeito a eletronica, por isso :oops:
Att

Eduardo

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inhoemal
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Mensagempor inhoemal » 05 Dez 2012 09:10

muito bom eim beto tem o diagrama para fazer a placa do pic

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 17 Dez 2012 10:07

Falando em timer no dia 09/12 iniciando a trimagem do F1G (PGI) tive uma surpresa desagradável. Quando da recuperação do modelo com ajuda do Eduardo verifiquei que não havia sido disparado o DT. Estava prevendo problemas na instalação do tomi timer, problemas estes até por falta de experiencia com este equipamento que podem ser solucionados mas fica a questão sera que o problema por canta de ma acomodaçãodo eixo na canaleta pode se manifestar novamente.
Acredito que a melhor solução para o momento é este trabalho desenvolvido pelo Beto.
Tenho outro F1G (PGI) em construção, vou pedir ao Beto um "patrocinio" para este novo modelo que esta sendo preparado para Embalse 2013

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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 17 Dez 2012 13:10

Itens a verificar em timers:

[b:f5a71aa63b]Numero de funções [/b:f5a71aa63b]- Obviamente vai segundo o modelo, os timers de uma função (DT) sao os mais usados, nos modelos (tipo) russos é necessário um monte de funções e até pouco tempo usavam timers mecanicos, o uso de timers eletronicos para mais de funções hoje é quase uma obrigação pelo seu baixo peso e confiabilidade.

[b:f5a71aa63b]Precisão/Confiabilidade/Durabilidade[/b:f5a71aa63b] - Os pavios sao os piores nesse quesito, os viscosos são muito elogiados. Falam muito contra os tommy mas nunca tive problemas, se é uma máquina bem escolhida nunca vai travar, obviamente os timers europeus são joias de precisão e aguentam muita porrada mas o custo é realmente exorbitante. Sempre considerando uma correta manutenção e exceptuando-se os pavios acho que qualquer outra opção funciona bem.

[b:f5a71aa63b]Peso/Aplicação[/b:f5a71aa63b] - Tenho um planador de reboque que voava com um timer que foi extraido do [url=https://lh5.googleusercontent.com/-F6eV4L3smY8/TnDVBi4C64I/AAAAAAAAO68/zJxi4U83kj4/s800/005.JPG]temporizador de uma máquina de lavar[/url], funcionava perfeitamente! Obviamente descarta-se timers pesados para modelos pequenos, acho que ai os timers eletronicos perdem espaço, por conta disso a turma prefere usar os viscosos nos P30 e os tommys nos F1G.

[b:f5a71aa63b]Operação em campo[/b:f5a71aa63b] - Já sabemos que os grandes problemas são: Ter o timer sempre carregado ao tope e também ter travamento eficiente do timer para suspender a contagem regressiva até o lançamento, em todos inclusive nos eletrônicos esse é um tema que exige do modelista ser absolutamente metódico. Nos viscosos o travamento é uma chatisse eu tenho algumas invenções que para mim funcionam. Numa pior hipotese um modelista despreparado irá lançar seu modelo e então ver seu modelo destermalizar na subida, coisorrivi! Nos Tommy uso imans no waggler e uma concha presa ao meu pulso que abraça a fuse com outro ima que nem sempre me parece ser uma boa solução, pela minha pouca experiencia acho que o travamento mecânico é mais confiável, porém nesse caso (já que ele irá voar junto com o modelo) deve ser extremamente funcional, simples e leve.

[b:f5a71aa63b]Falando mais apenas sobre o travamento de timers (Exceto os eletronicos)[/b:f5a71aa63b]
É um treco que precisa ter 2 modos: modo timer travado e em modo voo ou timer andando onde o acionamento desse timer requer retorno (ou sob efeito de mola ou elástico ou gravidade) é um tipo de "arapuca" que dispara ao apertar o botao que apesar de faze-lo retornar a posição (desapertado) não atua novamente travando o timer, deixando-o seguir livre sua contagem regressiva.

[url=https://lh4.googleusercontent.com/-W4PBWD_hFR4/TrCSDeBWDPI/AAAAAAAAPrE/0X_49oglPSI/s720/Imagen%2520267.jpg]AQUI[/url] um sistema de travamento de tommy que é misto mecânico/ima

[url=https://picasaweb.google.com/115812981908659242994/Wanderer#5650544777899766322]AQUI[/url] um sistema de timer viscoso em funcionamento, para quem nao conhece.

[url=https://lh3.googleusercontent.com/-YaBmcgAyUrI/Te7Bu1ytynI/AAAAAAAANPk/r0R_ZnXye-4/s640/DSC00001.JPG]AQUI [/url]Sistema de timer de máquina de lavar com acionamento pelo desenganche de reboque.

[url=http://www.eduardoyamin.blogspot.com.ar/2011/06/gadjet.html]NESSE POST[/url] vídeo de funcionamento da trava de timer viscoso, que eu uso em todos meus modelos goma que tem esse tipo de timer.

Esse tema dos timers sempre foi controverso e sempre será, cada um acaba adaptando-se melhor "as suas" soluções, mas o ponto chave é sem dúvida ser metódico, fazer tudo sempre igual e sem pular etapas, depois com a experiencia vem a velocidade e a segurança de fazer bem feito.

Eu nunca usei (nem quero) voar modelos de mais de 2 funções de timer, pra mim 2 já tá de bom tamanho e já é complicação "pra mais de metro".... hehehe

Espero que meu texto seja útil,
Abs
EY

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 17 Dez 2012 13:53

Valeu Eduardo, a informação não ocupa espaço na bagagem. O problema que tive e creio estar identificado diz respeito a montagem dos "arames" (posição) em relação a rosca sem fim que aciona o DT, creio que ficou em angulo muito acentuado. Estou modificando a posição diminuindo este angulo. Não cheguei ainda em usar a segunda função pois tão logo observei o problema creio que no terceiro voo recolhi o modelo e voar com os P-30.
Falando em P-30 a instalação do timer viscoso foi seguindo as informações do seu blog e funciona perfeitamente, me adaptei com facilidade ao sistema. Voltando a falar em F1G (PGI) espero conseguir desenvolver sistema onde o leme de planeio seja acionado quando do termino da carga da borracha, o saudoso Andre Gomide quando voava F1B usava este sistema com sucesso.
O ideal seria que a curva de planeio entrasse antes do termino da carga situação esta que pode ser administrada com a "rosca sem fim " do tomy timer.
Modifiquei um velho timer KSB da decada de 80, troquei o espelhocom uma função para duas, fiz a peça em ABS e funciona muito bem mas o problema é o peso, o timer pesa 22g inviável no F1G, talvez para um F1H sem compromisso funcione bem. Voltando a falar em F1G, quando concluir o trabalho de acionamento da curva de planeio no momento de travamento da hélice com certeza usarei um timer viscoso no modelo. Sei que pode parecer um tanto "seculo passado" mas a proposta não é buscar a performance de um modelo Russo / Ukraniano mas creio que da para o gasto
Caso tenha algum sistema desenvolvido de acionamento do leme quando do travamento da hélice informe.

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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 17 Dez 2012 14:19

[quote:05665b0b39="Corrado Pensalfini"]Caso tenha algum sistema desenvolvido de acionamento do leme quando do travamento da hélice informe.[/quote:05665b0b39]

Pesquisei bastante isso, pois compartilho também da opiniao que o viscoso funciona 100%. Existem uns sistemas que fazem bascular o peg traseiro com retorno feito por mola, ou seja, motor traciona peg vai avante mantendo o leme reto, motor sem garga peg vai para atrás acionado pela mola, e faz o leme virar. Eu nunca fiz mas acho que deve funcionar consistentemente. Vou te mandar por mail uma planta que tem um sistema desses, o único problema que detectei é que o alto torque do motor pode arruinar todo o modelo se o sistema nao for bem feito....

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betocastrucci
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Mensagempor betocastrucci » 17 Dez 2012 15:00

Timer eletrônico: servo 3g, bateria 50 mAh 2g, timer 3g, mais botão, fios e conectores dá mais ou menos 10 gramas. Bem mais leve que um timer mecânico tradicional, deve empatar com o tommy.
Quanto ao leme, eu prefiro que ele entre quando a hélice ainda está rodando para forçar a curva sob tração, depois que a hélice parou pode ser que o leme fique estolado e o modelo não entre em curva. Acredito que seja esse o motivo para ninguém usar um sistema integrado entre motor e leme, ao menos que eu tenha visto por ai.

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 17 Dez 2012 15:55

Concordo com vc Beto, por sinal já discutimos esta situação no campo mas tenho que atirar com a munição e arma em estoque. Tenho certeza que o timer eletrônico pode superar e resolver a questão, vc já se prontificou em ajudar a resolver o problema do timer mas como comentei com o Yamin informação não ocupa espaço na bagagem, talvez este desenvolvimento possa ajudar um novato a se interessar pelo F1G seria um problema a menos à administrar mesmo sabendo da limitação que é imposta.

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Mensagempor betocastrucci » 17 Dez 2012 18:23

Corrado,

já pensou em usar o timer viscoso como se fosse um timer mecânico? O bracinho que vira pode soltar um ferrinho que libera o leme, e depois continua virando até soltar o determalizador.

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 17 Dez 2012 19:26

Faz sentido, vamos desenvolver o sistema e trocar idéias no campo.
A ideia a gente da e o Wanderkov desenvolve (!!!!!kkkkkk)

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Mensagempor eduardo.jr » 18 Dez 2012 22:33

Hum pode funcionar bem !!!!

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 20 Mar 2013 15:10

Depois de muito tempo voltamos ao tema. Com a proposta de voar F1G em Embalse e tendo concluido o trabalho no P-30 resta agora trimar dois modelos construidos com orientação de Eduardo Yamin, os modelos são kits que o Beto trouxe no ano passado.
Um dels é uma verdadeira "colcha de retalhos" já tomou muita pancada que pouca gente viu, o nove já possui em relação ao primeiro algumas novidadesv com BF em carbono, maior numero de nervuras devidamente reforçadas com carbono mas o temaem questão é o timer. A dificuldade encontrada no inicio foi superada corrigindo a posição dos arames de acionamento das funções, usando a linguagem do Yamin este "treco" funciona", vários testes de bancada e o tomy timer se mostrou confiável. por sinal se alguem tiver um para vender ou emprestar estou precisando e devolvo um novo caso encontre para comprar em Embalse. O viscoso fiz um trabalho junto ao Wanderlei e funciona bem com duas funções onde a idéia mãe partiu do Beto mas o efeito estético do primeiro protótipo não agradou, quem sabe desenvolvendo a idéia seja algo bem interessante e barato.
Quanto ao eletronico só com ajuda do "São Beto"

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Mensagempor eduardo.jr » 20 Mar 2013 18:41

Corrado certeza que tenho so preciso achar apos a passagem do terremoto DUDA na oficina nunca mais achei nada rs...

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Mensagempor betocastrucci » 20 Mar 2013 19:37

Corrado,

tenho dois tommy timers gêmeos do seu, te levo na próxima sessão de voos.

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Mensagempor Eduardo Yamin » 27 Abr 2013 19:53

Andei comprando uns timers novinhos! :)

[img:d5f2618937]https://lh6.googleusercontent.com/-KW3AT9tC9Kc/UWslMVFABJI/AAAAAAAAV80/xPiuNQier9A/w679-h509/DSC05302.JPG[/img:d5f2618937]

[img:d5f2618937]https://lh6.googleusercontent.com/-Jcy1cOrVy9c/UWslNUYhWFI/AAAAAAAAV88/m0_lETI0v1A/w685-h509/DSC05303.JPG[/img:d5f2618937]

Esse da graupner ainda tem à venda: http://www.graupner.de/en/products/153/product.aspx

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Mensagempor eduardo.jr » 01 Mai 2013 00:53

que inveja que eu to sentindo agora rs....

Parabens xara....

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 05 Mai 2013 19:51

Após alguns dias hoje consegui entrar na oficina e verificar nosso site, observei as fotos que o Eduardo Yamin postou e fiquei surpreso ao ver o "velho" Graupner que talvez em outra versão usávamos na década de 70/80.
Vem a pergunta: Edu, quanto pesa esta versão do Graupner, tenho 1 Tatone e 1 KSB novos daquela época que pesam em torno de 22 gramas, continua com este peso?
Pensei usa-los no F1G mas desanimei por conta do peso.

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Mensagempor Eduardo Yamin » 06 Mai 2013 09:59

[quote:9c0901fc1c="Corrado Pensalfini"]Após alguns dias hoje consegui entrar na oficina e verificar nosso site, observei as fotos que o Eduardo Yamin postou e fiquei surpreso ao ver o "velho" Graupner que talvez em outra versão usávamos na década de 70/80.
Vem a pergunta: Edu, quanto pesa esta versão do Graupner, tenho 1 Tatone e 1 KSB novos daquela época que pesam em torno de 22 gramas, continua com este peso?
Pensei usa-los no F1G mas desanimei por conta do peso.[/quote:9c0901fc1c]

Claro Corrado, esses dois timers checos são pesados e muito volumosos para os modelos de goma, gostaria de experimenta-los em modelos (a construir :wink: ) velha guarda de reboque onde o peso do timer ajuda no lastro do nariz.
Te explico que já faz tempo que quero construir modelos inteiramente como se fazia a décadas atrás e a compra desses timers é exatamente para isso, não só fazer modelos dentro da regra GV mas fazer uma construção de cabo a rabo usando apenas os materiais e recursos da época. Se possível dois logo de cara.

Esse da Graupner é tão lindo que eu nem sei se vou por pra voar.

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 06 Mai 2013 13:03

Após ver sua postagem e vendo as "coisas" guardadas verifiquei que não tenho o KSB e sim um Graupner igual ao seu bem como o tradicional Tatone, de quebra dois Seelig de 4 funções que apesar do peso quando voltar ao estagio de voar F1B devem ser usados.
No tocante ao F1G (PGI) da mesma forma que passei todo este tempo tentando entender o que é o P-30 não só voando por voar mas aperfeiçoando construção e treino, muito treino pela facilidade de ter um campo no quintal de casa o trabalho agora esta voltado ao F1G.
O primeiro modelo construído é uma verdadeira colcha de retalhos que pouca gente viu voar, o segundo esta pronto faltando definir a hélice que deve equipa-lo se der certo o que foi feito mando as coordenadas de como foi feita.
Quanto ao corte a laser da hélice do Figueroa a coisa ficou difícil. Falei com o Beto a respeito por conta de não ter em meu computador "domestico" alguns programas sem contar com a falta de habilidade que tenho ele comentou que entraria em contato com vc para que enviasse no e-mail dele este projeto de corte a laser e faríamos o trabalho por aqui, veja se é possível enviar.

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Mensagempor Eduardo Yamin » 06 Mai 2013 13:36

É pra já: http://eduardoyamin.blogspot.com.ar/2012/05/molde-lasercut-para-pas-4-copas.html

O que está tão complicado? se ficar muito difícil acho que dá pra fazer de várias outras formas, tipo montando manualmente uma caixa nas dimensões, e umas poucas cavernas ( com o desenho em pdf é só imprimir, colar numa balsa ou mdf e recortar) depois recobrir com chapas finas usando epoxi entre elas e para dar acabamento. o que também importante é que o molde nao torça na hora de moldar a pá.

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 06 Mai 2013 13:56

Na verdade não a que se falar em algo complicado e sim partindo para o campo da comodidade em ter um projeto (desenho) que possa ser levado a um prestador de serviço e em pouco tempo iniciar a montagem do gabarito, apenas isto.
Vamos aproveitar o anexo a sua mensagem se bem que o mesmo sempre esteve disponível em seu blog.
Abraços.

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Tonhao_Maciel
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Re: Timers para voo livre

Mensagempor Tonhao_Maciel » 19 Mar 2017 00:18

Turma, já que o assunto é timers, gostaria de saber um pouco mais sobre o de pavio... como assim "estoura"?? Que tipo de pavio é?? Sei que pode ser de barbante 100% algodão, mas e a espessura??? Pois o barbante possui o nº de espessura. Qual a espessura? 4? 4 É o mais grosso?? Enfim, agradeço a quem puder dirimir-me a dúvida! Abraços!


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