idéias para prova de CLG escala

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

idéias para prova de CLG escala

Mensagem por -NiHoN- »

Caros amigos,

Fim de 2010 eu e o Alle estávamos sugerindo um calendário de provas de VL...e fomos muito bem recebidos: quase nos jogaram “windows” agora...eheheheh...

Falando sério agora. Eu me dispus a organizar e coordenar uma prova de CLG, e neste instante fevoroso em nosso espaço de VL, sugiro que esta prova seja de CLG Escala.

Dei uma pesquisada nas regras do Tiny Gliders e vi que praticamente são limitados a envergadura, tempo mínimo e máximo de vôo, quantidade de vôo, etc.

Seguindo esta premícia, sugiro como regras:

- modelo: CLG escala (qualquer modelo escala; pintura obrigatória do modelo) - teria envergadura limitada?;
- catapulta: borracha de ¼” com 25cm de perímetro no loop;
- vôo mínimo considerado: 10s;
- vôo máximo considerado: 90s;
- pontuação: soma dos tempos, dentro dos limites supracitados, de 3 vôos consecutivos;
- lançamento dos modelos obrigatoriamente por catapulta;
- construtores em pares sendo um lançador e um cronometrista- no encontro;
- período:01/03/2011 a 31/05/2011 – ou acham melhor não mesclar data com a prova postal de P-25?

Acharia interessante os participantes enviarem fotos e/ou vídeos de seus modelos, isso para termos material fotográfico da prova.

Enfim, ai está a proposta. Se for bem aceita, darei continuidade, se não for bem aceita, continuarei do mesmo jeito...ehehehh...brincadeira amigos.

Sugestões, críticas, pedras....sou todo ouvidos

Abraços e tenham uma excelente semana!!

Fernando -NiHoN-
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Para quem quer uma referência de CLG escala, posto, com o maior orgulho (fui eu quem editou o video....ahahahaah), o video do Mr. Sala lançando seu Zero, CLG projetado pelo Omar e com planta disponível no forum.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=97722
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Teve uma prova em dez/2007, a preparação para a prova está nesse post: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=31859&postdays=&postorder=asc&start=0 , que pode servir de ajuda para definir as regras...

Abraços!
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Fernando, a competição será com a presença do(a) aeromodelista, tipo postal ou mista[u]?(Quanto a envergadura poderiamos escolher a minima ou maxima ou deixar em aberto como o da última competição, gosto mais em aberto as medidas.
E as datas, não acho que atrapalhe aja visto que o periodo de tempo é maior, do que no postal de p-25.


abraço


alle
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Eu estou animado!!!

Vou de P40!!! Não tenho acesso a nenhuma planta deste modelo CLG, acho que é uma boa hora para realizar algumas pesquisas e desenvolver meu primeiro projeto!

Abraço!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Bom dia amigos!!

Ricardão, obrigado pela dica, e acho que seria interessante mantermos a mesma idéia do Omar, sendo escala e logicamente com algum grafismo, está apto a participar da prova.

Outra coisa que seria uma boa é a observação feita em levar um modelo reserva. Neste caso não seria obrigatório que seja o mesmo escala, isto é, pode ser um Zero e um Sabre do mesmo competidor.

Alle, envergadura ficou livre, baseando-me nas regras usadas em 2007. E quanto ao modo de prova, minha idéia seria ser mista, assim teremos os postais da turma e marcamos um encontro com o pessoal no Villa. No fim de tudo juntamos numa planilha só.

Valderramos, consiga alguma planta, imagem 3 vistas do modelo que quer e "jogue" em cima de um escala que já funciona e voa bem...as chances de dar certo são maiores...tem conhecimento em Corel Draw? Ilustrator?

Eu dei sorte com o Woodstock e achei a modalidade muito desafiante e gratificante, quando se vê um modelinho "simples" voando mais que um varetado, entelado e usando motor goma você realmente fica de cara....eheheh...e claro que tive a ajuda do Omar logo no primeiro dia de voo do meu CLG...obrigado!!!

Abraços e legal que estamos amadurecendo a idéia...

Fernando -NiHoN-
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:62c5b210ed="-NiHoN-"]

...
Valderramos, consiga alguma planta, imagem 3 vistas do modelo que quer e "jogue" em cima de um escala que já funciona e voa bem...as chances de dar certo são maiores...tem conhecimento em Corel Draw? Ilustrator?
...
Fernando -NiHoN-[/quote:62c5b210ed]

Bom dia NiHoN!

Estava pensando em fazer exatamente isso!! rsrsrsrsrsrs... Tenho sim conhecimentos em Corel Draw, Auto Cad... Vou me virar!

Obrigado!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Bom dia a todos!!!

Valderramos, o legal é este desafio....claro que temos projetos excelentes, como o Zero do Omar...mas como você está se monstrando um cara dedicado, atrevido, e aprendendo à velocidade do som...acho que conseguirá ter seu modelo voando bem. Mas terá que fazer vários testes, e isso implica em algumas alterações, refazer o modelo, partes dele, etc.

Eu também estou indeciso se faço um Zero ou se faço algo novo....material e desenho eu tenho, mas o desafio é enorme...eheheh...

Bem, quanto à regras, tudo bem a todos ser como foi em 2007? Sendo Escala e pintado, está apto a participar da prova.

Diferença que teremos mais participantes, será um misto de postal e prova em campo com 1 data, que vou ver com o Alvaro e a organização do parque.

Abraços
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Valderramos,

Lá vai um P-40
Anexos
P-40.jpg
P-40.jpg (9.43 KiB) Exibido 9431 vezes
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:8448c8fcb7="Omar Grassetti"]Valderramos,

Lá vai um P-40[/quote:8448c8fcb7]

Muito obrigado, Omar!!

Vou imprimir o projeto e assim que chegar a Balsa vou construí-lo com o maior carinho, vou postar as fotos do modelo pronto aqui neste tópico!

Abraço e obrigado mais um vez!
Responder