Do Vespinha ao P-30 (Aproveitar o Ensejo)

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:d2aa1414d9="Alvaro Sala"][quote:d2aa1414d9="alle"]Alvaro e aquela idéia do P-20?
alle[/quote:d2aa1414d9]

Acho que qualquer coisa com boa performance torna o Villa pequeno...
Vamos ver essa proposta do Jim Moseley de modelos até 25" que ele descreveu "with cabin".
Se formos por esse caminho, com cabine e trem de pouso, tem a vantagem de encontrar kits e plantas na Aerobrás, aliás o Beto vem sugerindo uma prova valendo qualquer kit da Aerobrás que parece boa idéia pra encorajar pessoas de todos os níveis.[/quote:d2aa1414d9]

Tenho muita vontade de construir meu primeiro P30, porém, acho muito boa a idéia do Beto de uma prova valendo qualquer Kit da Aerobrás. Assim não teremos tantas complicações com espaço, dificuldades na contrução etc...

Eu mesmo já tenho o Vespinha pronto para voar e o Colegial que ganhei no dia da prova até o final do mês estará pronto.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Valderramos,
Não deixe de fazer um P-30, você vai gostar muito do resultado.
O problema de fazer uma prova de P-30 é que tem que ser marcada com antecedência e a gente pode encontrar um dia com vento forte e daí fica difícil de voar sem sair do parque, mas se for voar num dia sem vento é uma beleza.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Até agora a gente ainda não saiu do parque em provas de P30...

...e o Villa Lobos é bastante grande para limitação de tempo de vôo em 1 minuto, como foi feito nas provas anteriores.

Se bem me lembro, a primeira foi com vento sul, a segunda foi quase sem vento e a terceira com um vento noroeste mais forte no início e diminuindo, mais para o meio dia.

Creio que mesmo limitando os tempos em 1m 30s, o Villa vai continuar sendo um bom lugar para uma competição de P-30.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
edgard_rossi
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Dom Set 17, 2006 6:51 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por edgard_rossi »

Senhores veteranos
Vamos marcar outra prova de voo livre a elástico.
Eu como modesto principiante, gostaria que fosse um modelo da Casa Aerobrás, assim como foi feito com o Vespinha.
Todos voariam com o mesmo modelo.
Que tenha cara de avião, trem de pouso e não muito difícil de montar e trimar.
Como sou fanático pelos biplanos, que já voo há algum tempo com RC, gostaria de sugerir o modelo Tico Tico da Aerobrás. Mas poderia ser outro também...
A data poderia ser 7 de maio e o local o mesmo Vila Lobos.
O senhor Alvaro chefe da Yakuza faz as regras e marca a data.
O que me dizem??
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Edgard,
pode ir construindo um Tico-Tico ou o modelo de sua preferênci porque já estamos articulando novidades.
Mas vou avisando que a próxima não será modelo único.
Avatar do usuário
Timberwolf
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 4:37 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Timberwolf »

PARABÉNS ALVARO< GRASSETI< RICARDÂO e a todos estes novos AEROMODELISTAS, Nihon, Valderramos castrucci e alex ja são veteranos... e tambem aqueles que eu esqueci!
Estou achando maravilhosa a inicitiva de vocês.
Só não estou participando devido aos meus problemas fisicos, mas estou muito animado e pensando em fazer um modelo para a próxima prova! Quem sabe!
Acho que de Tico Tico seria interessante!
O mais interessante, é o retorno do aeromodelismo ao Alto de pinheiros, um pouco mais adiante de onde voavamos!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

O ideal seria uma prova multi modelos, continuo batendo na tecla de usar qualquer kit da Aerobrás até uma certa medida, existem vários à escolha: Vespinha, Tico Tico, Pardal, Bentevi, Colegial, PT-19, Paulistinha, J3, Aeronca entre outros.
Só peço para esta prova ocorrer depois que voltarmos de Embalse, pelo menos na segunda quinzena de maio para frente.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Para que não vire um Samba do Crioulo Doido, disse o esquartejador: Vamos por partes ...
[quote:0b6d17f08c="Eduardo Yamin"]Continuo achando que 30 polegadas é muita coisa pro Villa Lobos, claro que para voos em "dead air" dá pra voar até F1B e fazer pousos no pé, mas como na maioria das vezes temos algum vento e sempre alguma atividade termal a prova fica parecida com uma corrida de bicicleta dentro do bidê.
...[/quote:0b6d17f08c]
[quote:0b6d17f08c="Ricardão"]Até agora a gente ainda não saiu do parque em provas de P30...
...
Creio que mesmo limitando os tempos em 1m 30s, o Villa vai continuar sendo um bom lugar para uma competição de P-30.[/quote:0b6d17f08c]

Afinal, P-30 ou P<30? Villa Lobos ou algum outro local na Via Lactea?


[quote:0b6d17f08c="betocastrucci"] O ideal seria uma prova multi modelos, continuo batendo na tecla de usar qualquer kit da Aerobrás até uma certa medida, existem vários à escolha: Vespinha, Tico Tico, Pardal, Bentevi, Colegial, PT-19, Paulistinha, J3, Aeronca entre outros.
...[/quote:0b6d17f08c]

Sou a favor de uma prova nesse estilo, a dúvida é quanto à equivalência de performance entre os modelos. Caso haja algum excelente voador que destoe dos demais acaba virando uma prova mono-modelo, ou quase.

Que se manifestem os experientes em busca de um consenso.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Quanto aos modelos da Aerobrás que citei, me parecem equivalentes, ao menos os modelos não escala, e vale lembrar que nesse caso conta muito mais a construção, trimagem, borracha e momento do lançamento do que as diferenças de projeto.
Quanto ao P-30 voar no Villa Lobos até acredito que seja possível em dias de pouco vento como tivemos no último domingo, porém um P30 bem trimado passa fácil dos 2 minutos de voo (que é o tempo das provas oficiais), um mal trimado passa fácil de 1 minuto de voo, e pelo que vimos com os Vespinhas, em 1 minuto de voo o modelo já tinha ido embora da Praça Musical, imagina em 1:30 ou 2:00. E nesse caso vou dizer que o D/T vai finalizar todos os voos e não somente salvar o modelo de uma boa térmica.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Olha...não q eu seja o cara experiente...mas eu adoraria que houvesse uma prova de P-30 no meio do caminho...

...todas as vezes que ví um P-30 voar no Vila achei demais...nunca achei que eles sumiriam, até ver o Alf P-30 do Ricardão, o Jabiru do Álvaro e o Meteoro do Omar...

Acho que é só orientar bem os construtores que o DT é algo que se mostrou útil nos Vespinhas, agora nos P-30's é necessário!

Acho também que o nível é outro (mais alto e difícil)...e que devemos amadurecer a ideia a medida que chegamos perto da data da competição...construimos com calma e oriantamos mais...
Responder