P51 "Apache" - Semi Escala

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Desculpe a correção, mas nunca existiu um "P-51 Apache". Existiu, sim, o A-36 Apache (às vezes chamado de Mustang), que era a versão de ataque ao solo e bombardeio em picada do P-51, este sim Mustang. O A-36 era quase igual aos primeiros P-51, à exceção dos freios de mergulho e outros detalhes.
Gabriel Valderramos
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 28, 2011 12:06 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Gabriel Valderramos »

[quote:a83ab2eada="Carlos Flaquer da Rocha"]Desculpe a correção, mas nunca existiu um "P-51 Apache". Existiu, sim, o A-36 Apache (às vezes chamado de Mustang), que era a versão de ataque ao solo e bombardeio em picada do P-51, este sim Mustang. O A-36 era quase igual aos primeiros P-51, à exceção dos freios de mergulho e outros detalhes.[/quote:a83ab2eada]

Hummm Realmente não pesquisei a fundo se tinha existido realmente um P51 Apache....Bom creio que o projetista que montou essa planta também não, porque o nome que ele deu foi "P51 Apache".

Já cheguei ver alguns vídeos desse A-36 Apache realmente é parecido com os P51 Antigos.

Obrigado pela dica, irei pesquisar melhor esse A-36 para dar mais detalhes na hora da entelagem :D :D


Mas Carlos Flaquer da Rocha o que você achou da construção em si?

Abraço
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Gabriel, você vai concordar comigo que é muito difícil julgar só pelas fotos. Se fosse assim, eu diria que está excelente. Pelo que dá para ver, parece uma construção muito limpa. Como é para VL, eu arriscaria achar que tem um pouco de madeira demais na estrutura (será que estou falando besteira?). Aqui o peso é crítico. Quanto está pesando o seu? O Alle fez uma pergunta interessante: como você alinhou as cavernas? O método de montagem é o da Guillow's (construção de meia fuselagem de cada vez)? Seja o que for, tenho a impressão que vai ficar bonito.
Este P-51 parece ser um modelo da Dumas, mas não sei ao certo.

Abraço
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Gabriel Valderramos, o Carlos é a nossa enciclopédia viva, já tentei pegar ele em alguns aviões, sabia de todos http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=39066&postdays=&postorder=asc&start=0

abraço


alle
Gabriel Valderramos
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 28, 2011 12:06 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Gabriel Valderramos »

[quote:0238ce2a20="Carlos Flaquer da Rocha"]Gabriel, você vai concordar comigo que é muito difícil julgar só pelas fotos. Se fosse assim, eu diria que está excelente. Pelo que dá para ver, parece uma construção muito limpa. Como é para VL, eu arriscaria achar que tem um pouco de madeira demais na estrutura (será que estou falando besteira?). Aqui o peso é crítico. Quanto está pesando o seu? O Alle fez uma pergunta interessante: como você alinhou as cavernas? O método de montagem é o da Guillow's (construção de meia fuselagem de cada vez)? Seja o que for, tenho a impressão que vai ficar bonito.
Este P-51 parece ser um modelo da Dumas, mas não sei ao certo.

Abraço[/quote:0238ce2a20]

Realmente o peso tem sido um problema, ele tem 25'' de envergadura acho que, se não me falha a memória, ele deveria ficar entorno de 56 g. O corpo + a asa entelada + estabilizador entelado está com 55 g já!
Acho que no final ele vai ficar com no mínimo 65 gramas. Sendo assim acho que vou ter sérios problemas para trimá-lo.
Mais para frente acho que vou tentar fazer esse corpo de novo, não sei talvez escolher melhor as madeiras. Realmente eu achei que o projeto exigia um pouco de madeira de mais. Acho que você tem razão, para VL ele deve estar reforçado de mais.
Eu não conhecia esse método de Guillow's, mas, agora você falando, me pareceu uma ótima ideia!!! Eu pretendo fazer outros modelos parecido com esse, (realmente gosto muito dos asas baixas) queria mais detalhes desse método, você teria algumas fotos?
Quanto ao modo de construção eu fiz da seguinte forma:
Eu usei um gabarito. Primeiro eu construí as cavernas (as duas partes juntas), depois marquei a localização das cavernas em uma vareta, depois colei, nessas marcações, duas varetas uma na vertical e outra na horizontal formando uma cruz, após colei com cola branca as cavernas nessa cruz de forma que ficasse fácil remover a cruz e a vareta central. Ai eu coloquei as varetas que fazem a ligação das cavernas e removi, com cuidado, o gabarito. Infelizmente nessa etapa não tirei fotos :/

Um Grande abraço
Responder