Campeonato Brasileiro de Voo Livre - Quem Vai?

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Desenvolvendo o que o Alexandre e o Yamin já falaram: divulgação é o ponto chave e divulgação para um público que tenha potencial, como por exemplo clubes e escolas.

Oferecer aulas de VL em clubes por exemplo me parece o ideal. Alia-se o possivel interesse do clube em desenvolver uma atividade super interessante para os sócios à comodidade de se ter um ginásio para voar indoor (a maioria dos clubes possui quadras cobertas.

Há também a possibilidade de se "recrutar" novos praticantes junto à clubes de escotismos. Eles tem atividades que rendem "medalhinhas" aos meninos e meninas, chamadas de "especialidades". Por exemplo, um escoteiro que tem habilidade para cozinhar, passa por um prova específica e ganha uma "especialidade", uma medalhinha de cozinheiro. Outro que gosta de montar acampamentos ganha a especialidade de "pioneiro" e assim por diante. Há dezenas de especialidades que se pode almejar. Obviamente há a especialidade de "aeromodelista", "nautimodelista", "plastimodelista" e assim por diante. Não seria difícil encontrar um grupo escoteiro que esteja disposto a organizar/receber aulas de aeromodelismo. Ao final do curso os participantes estariam aptos a ganhar a tal medalhinha de "aeromodelista"
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

Para o público mais geral e que não sabe absolutamente nada sobre as categorias de vôo livre, alguém podia colocar também um explicação rápida & sucinta do que seria cada categoria (CLG, P30, F1B, F1G, F1H, F1J) ?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:f417b29a02="sdbruder"]Para o público mais geral e que não sabe absolutamente nada sobre as categorias de vôo livre, alguém podia colocar também um explicação rápida & sucinta do que seria cada categoria (CLG, P30, F1B, F1G, F1H, F1J) ?[/quote:f417b29a02]

bora:

CLG: modelos que voam lançados por uma catapulta (uma espécie de estilingue), são de pequeno porte, em geral na faixa de 30 cm de asa para menos. Sobem muito rápido, os menores de 15 cm chegam a sumir de vista e descem planando. Voos devem ser de 60 ou 90 segundos. O famoso bom, barato e rápido de construir.

P30: modelos com propulsão a borracha torcida, que usam a mesma hélice de 9"1/2 e não podem ter nenhuma dimensão maior do que 30" (76.2cm). Peso mínimo de 40g do modelo e levar no máximo mais 10g de borracha. Voos de 2 minutos.

F1G (Copa de Inverno): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem pesar no mínimo 70g e levar no máximo mais 10g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo nem dimensões. Voos são de 2 minutos.

F1B (Wakefield): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem possuir área máxima de 19 dm2 somando asa e estabilizador, pesar no mínimo 200g e levar no máximo mais 30g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 3 e 4 minutos.

F1H (Nordic A1): modelos com reboque (humano) por cabo de 50m, que devem possuir área máxima de 18 dm2 somando asa e estabilizador e pesar no mínimo 220g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.

F1J (Motor 1/2A): modelos com propulsão a motor a explosão (glow por exemplo) com capacidade máxima de 1 cc (.06) e tempo máximo de 5 segundos de funcionamento, que devem pesar no mínimo 160g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.
Beto
Avatar do usuário
VFavetta
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 7:09 pm
Localização: Araras - SP

Mensagem por VFavetta »

Legal, estava precisando mesmo de um incentivo para retomar as construcoes...
eu vou de F1H e P30. Acredito que o Rafael vai no embalo...
Abs.
Run Forrest, run!
Avatar do usuário
VFavetta
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 7:09 pm
Localização: Araras - SP

Mensagem por VFavetta »

Com respeito ao local da prova, Tem um lugar muito legal, estrutura caseira, a beira do rio Mogi-Guaçu, podemos até dar uma pescadinha :lol: , unico problema é que temos que esperar o corte da cana, mas como acredito que não é pra já, da pra gente ir montando os modelos.. :D
Abs. Favetta
Run Forrest, run!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Os meus meninos podem de P30 e CLG também, o Luiz e o Marcos. Para quem voa um Vespinha, voar P30 é quase a mesma coisa.
Na verdade o Vespinha se encaixa nas regras do P30, bastando aumentar a hélice e a borracha, mas acho melhor e mais fácil construir um Saturno, ainda mais na versão 5 com fuselagem tubular.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:62b514c9a8="VFavetta"]Com respeito ao local da prova, Tem um lugar muito legal, estrutura caseira, a beira do rio Mogi-Guaçu, podemos até dar uma pescadinha :lol: , unico problema é que temos que esperar o corte da cana, mas como acredito que não é pra já, da pra gente ir montando os modelos.. :D
Abs. Favetta[/quote:62b514c9a8]

Opa! Descubra quando será o corte da cana, pela experiência que eu e o Alex tivemos em São Carlos, campo de cana recém cortado é um paraíso para os modelos de voo livre.
Beto
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Falei com o William e o Barlavento. Editei a planilha acrescentendo o que foi postado aqui.
O resultado atual mostra que estamos falando de 12 possíveis participantes com a classe P-30 ganhando disparada na preferência geral.
É de se pensar numa prova de P-30 fora de São Paulo...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Eu sinceramente não tenho experiência direta em nenhuma das categorias, mas por acreditar e gostar muito, estou disposto a participar com:

Escala
CLG
P30
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Valderramos,
Acho que a única novidade pra você seria o CLG.
Como você já fez algumas dúzias de bem sucedidos modelos 25" a elástico, não teria nenhuma dificuldade nos P-30 ou escalas.
Responder