MEU PRIMEIRO EM BALSA

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

MEU PRIMEIRO EM BALSA

Mensagem por BigEspectro »

Bom, sempre vi que a maior parte dos aeromodelistas, trabalham com balsa.
Eu, comecei com isopor e não imaginava entrar´para o mundo das balsa, mas, em visita ao meu amigo Alepacau em Campinas, vi uns modelitos em balsa que ele fez, até ganhei um Clould he he.
Assim, comecei hoje meu primeiro avião totalmente em balsa, e, sem experiencia na coisa, comprei um bem complicado, cheio de peças pequenas e bem difícil de montar.
Mas fazer o que......agora vai ter que ser este mesmo, e como pretendo ir a Campinas na UCA por esses dias, vou pedir para o Alex trima-lo.
Tai, é simples para muitos, mas para mim.....hum..............mas vamos nessa...!!!

[URL=http://imageshack.us][img:b5ba65a430]http://img346.imageshack.us/img346/6868/voksplane6dy.png[/img:b5ba65a430][/URL]
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

É um volksplane da Aerobras certo?
Já fiz um desses a uns 15/20 anos.
Muito legal o modelinho.
Tenho a planta do modelo real.

http://www.evansair.com/
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Blz Big!! É mesmo o volksplane. Monta direitinho, toma cuidado pra não ficar pesado e traz aqui que agente trima o bicho.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:ffcdd9a3af="Odair Justo"]É um volksplane da Aerobras certo?
Já fiz um desses a uns 15/20 anos.
Muito legal o modelinho.
Tenho a planta do modelo real.

http://www.evansair.com/[/quote:ffcdd9a3af]

Odair, agora com essa página que entendi porque do nome Volks, ele usa motor de fusca, é isso?
Pelo menos nas fotos demonstra isso.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Do alemão:
Wolks = povo
Wolks Wagen - carro do povo
Wolks Plane = Avião do povo.

Big, Manda brasa!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

BigEspectro,

O problema é que existe uma mania de assustar as pessoas em relação à balsa. Principalmente por pessoas que nunca construiram com esse material. Manda bala que a balsa não é nenhum bicho-papão. Você vai ver que a coisa é muito mais simples do que parece. Fora que somente com balsa se pode fazer modelos de vôo livre de alto nível.

Procure não cair na tentação de encher o modelo de tinta para ficar bonitinho e parecido com modelo de rádio. Vôo livre é leveza e transparência.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:e974e6c934="Eduardo Yamin"]Do alemão:
Wolks = povo
Wolks Wagen - carro do povo
Wolks Plane = Avião do povo.

Big, Manda brasa![/quote:e974e6c934]

Pois é Eduardo, evoo também é cultura, só que aqui esta com V naum com W, mas acho que seja a mesma coisa.
O modelo é cheio de peças mesmo, mas vou com bastante paciencia pra ver no que vai dar....................................vou postando a investida ha ha.
Braços amigo.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:4a54c68216="Omar Grassetti"]BigEspectro,

O problema é que existe uma mania de assustar as pessoas em relação à balsa. Principalmente por pessoas que nunca construiram com esse material. Manda bala que a balsa não é nenhum bicho-papão. Você vai ver que a coisa é muito mais simples do que parece. Fora que somente com balsa se pode fazer modelos de vôo livre de alto nível.

Procure não cair na tentação de encher o modelo de tinta para ficar bonitinho e parecido com modelo de rádio. Vôo livre é leveza e transparência.[/quote:4a54c68216]

Tudo bem Omar,.....bom dia.

Olha só, ainda esta madrugada Omar, estava conversando com o Alex, sobre a pintura que ele fez no p19 dele he he, mas com seu conselho de agora, acho que vou deixa-lo na natureza limpa, ou seja, nú, do jeito que nasceu he he.
Alias seu Dotô, precisamos marcar um dia pra nos encontrarmos na UCA, vc vai adorar, povo humilde e educado, além do que, o local é enorme e maravilhoso, vale a pena a viagem, e tem lá uma figura marcante......UM KOREANO/CHINEZ OU JAPONES, sei lá, que é a atração do pedaço com seus planadores, vc vai ver.
Bração, marca ai e vamos passar um dia todo fazendo lançamentos e espero poder me sair bem com balsa, a princípio achei meio complicado, mas..................I" m Will Go Now........................bye
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Só como informação.
O projeto do Bud Evans foi batizado com "V" mesmo, e a idéia era usar o motor do Fusca sem modificações. O protótipo voou com um motor 1200 de 36hp sem modificações, apenas retirou-se o alternador e substituiu por um Vertex Magneto que encaixa exatamente no lugar do distribuidor. Esse magneto era muito usado (ainda tem a venda nois EUA) em motores de motobombas e geradores e outra aplicações (GPU).
Existiam o VP1 (Monoplace) e o VP2 (biplace), mas devido a necessidade de maior potência e a um acidente, com outro modelo que não tinha nada a ver com o VP2, onde o piloto morreu e o passageiro ficou ferido e processou o projetista em alguns milhões de dólares, o Evans retirou o projeto do VP2 do mercado.
É um dos Homebuilts mais construidos no mundo.
Tive oportunidade de ver um que veio voando do Campo de Marte para o Aeroclube de Santos em Praia Grande, que foi construido pelo dono de um dos hangares, ou Loja, no Campo de Marte.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Odair, veja que interessante, apenas postei por postar esse modelinho maravilhoso, e vcs, com essas informações, me deixaram curioso para saber tudo sobre ele he he.
Isso que vc esta passando, é muito importante saber, já que em algum lugar e a qualquer momento, alguém vai indagar sobre seu avião e vc tem a obrigação de saber responder........................isso acho interessante e válido.
Sabe aquelas criança que fazem umas perguntas sem pé e nem cabeça ha ha, aconteceu comigo qdo um garoto de 8 anos me perguntou sobre a origem do isopor que eu usava nas minhas asinhas......pode?
Mas.......enrolei um pouco, meio que respondi sem saber direito o que falava e, acho que não convenci o garoto não...!!

Vc sabe onde poderia conseguir mais informações sobre o Volks?
Valeu Odair.
Responder