Provinha de indoor EZB

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,

Esclarecendo a definição de "dimensões básicas" que ficou um pouco vaga:

Seguir a planta do Phantom Flash respeitando o contorno das superfícies, momentos e relações entre os elementos, podendo ser alterado o uso de materiais, a estrutura e a técnica de construção do modelo.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Blz Omar! Agora tá claro.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Ôlas
Estou para começar o meu Phantom com balsa e papel de seda. Alguém pode dar dicas para entelar uma asinha dessas? Tenho a sensação que se colar o papel e depois borrifar alcool vai empenar, não? Existe alguma matéria ou forum sobre o assunto por aqui?
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Nada muito específico Alvaro. Pra entelar a asa do Phantom, tbm não tem muito segredo.

Para que a asa não empene, é legal pré-encolher o papel antes de entelar. Estique o papel sobre um toalha de banho e molhe ele (solto). Espere secar. Ele vai encolher e ficar enrugado. Agora borrife o papel (já seco) com água e estique-o numa mondura que vc pode vazer de bandeijinha, ou o que tiver disponivel. Quando o papel secar, vai parecer um tambor. Tire o papel da moldura e agora é só entelar. Não precisa aplicar mais água nem dope nesses modelos super leves.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Deixa eu ver...
Molha em cima da toalha.
Deixa secar.
Daí molha de novo e coloca ele em cima duma bandejinha ou tipo uma moldura pra secar de novo, só que no ar, ou seja, sem ficar em contato com nenhum material.
Daí quando secar de novo eu pego e colo na balsa.
Obrigado.
Você viu como o papel da asa do busterzinho está bambo, Né?
Aliás, vou lá responder também.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

faltou dizer a cola :D , eu uso cola branca cascola, que na verdade é mais para amarela do que para branca, para colar o papel na balsa, diluida em água (1/3 cola e 2/3 agua).
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Devo confessar que estou fazendo com pritt...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

já testei a pritt, mas não gostei, deixa rigido e solta com o tempo. a cola branca diluida pode (deve) ser usada com pincel, fica bem facil de passar.
a pritt eu uso para colar papel sulfite impresso com as peças do modelo a serem cortadas na balsa, solta fácil.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Acho que sei qual cola você se refere. É do tipo pra marceneiros, certo?
Na verdade ainda não sei os efeitos da pritt nestes pequenos que andei montando. Mas fiz um Colegial há uns anos e dei umas demãos de dope. Depois coloquei o papel com priit em vez de thiner como era o padrão. quando secou borrifei o alcool e dei mais uns 2 ou 3 dopes. Está lá até hoje.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

é essa mesmo, e custa bem menos do que a pritt 8)
o dope é uma ótima "cola" para o papel. até "descobrir" o uso da cola branca era o que eu usava, o papel do Bomber (1.63m de asa) do meu avatar foi colado com dope e thinner. gostei mais da cola principalmente por causa do cheiro do dope e do thinner (moro em apartamento com tres bebes...) e não deixa residuos nos dedos.
o fato de voce ter usado o dope com certeza "ajudou" a cola. a experiencia que tive com a pritt foi desastrosa, ao borrifar com água a cola amoleceu e se soltou toda e tchau entelagem.
Responder