Provinha de indoor EZB

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Sabe duma coisa? Eu vou fazer o Phantom e entelar com essa cola e com o método que o Alex falou. Só me resta a dúvida quanto à espessura da balsa por que na planta está indicado tudo com chapas e varetas 1/16" e eu estou achando que vai empenar só de olhar pra ele. Estou pensando em fazer tudo nos 2mm.
E ainda rsta o problema do elástico.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Eu uso pritt (cola em bastão) e nunca tive problema. Aliás, depois que peguei a manha, nunca mais quis saber do resto. O segredo é NÂO SELAR A MADEIRA COM DOPE!!! Se vc isola a madeira, como o adesivo a base de água, seja ele pritt ou cola branca, vai aderir à madeira???

Faço o seguinte: aplico pritt em toda a área onde o papel precisa colar na madeira. A pritt não seca rápido, então não preciso trabalhar com pressa. Umideço o papel, DE LEVE com um pulverizadorzinho, desses de bala liquida, e entelo a superfície. Como o papel está umido, ele mesmo ajuda a reativar a pritt, aumentando a aderencia. Se for preciso, descolo áreas da entelagem e vou ajeitando o papel, afim de tirar rugas etc. Há tempo suficiente pra isso, antes da pritt secar por completo. Mas se isso acontecer, basta umidecer a área com água e ajeitar o papel a gosto. Enquanto o papel está umido, vou alisando com os dedos toda a extenção que recebeu pritt, afim de aumentar o contato do papel com a cola. Quando a umidade do papel secar, a superficie entelada estará esticada como tambor. Então, mesmo pré-encolhendo o papel, recomendo fixar a superficie entelada numa área plana, enquanto seca.

A cola branca diluida tbm é ótima! Mas como sou meio preguiçoso, vou de pritt sempre...

Mas estamos falando de entelagens tradicionais. O Phantom não precisa de tudo isso, basta pre-encolher o papel e depois entelar. Nada de dope, ou agua depois de entelar... senão vcs vão terminar com uma batata chips nas mãos.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

nos meus tempos de vcc eu pré encolhia o papel molhando-o e colocando no meio de um jornal para "secar", ficava bom. eu só não me lembro se as noticias do jornal não passavam para o papel :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Beto...

Se as notícias que vemos no jornal hoje em dia passarem para o papel não haverá avião que decole... : )
Ah... eu também usei cola branca diluida pra entelar... Mas usei a pritt pra colar a decoração das asas... : )
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Uma dica legal para entelar modelos indoor que não serão dopados posteriormente, como nos casos dos EZBs e do Phantom é molhar o papel com um pulverizador, colocar entre duas folhas de jornal e passar a ferro, ou passar a ferro diretamente com ferro a vapor.
Haverá um pré encolhimento e o papel ficará rugoso como a superfície do papel crepon. Essas micro rugas permitirão que o papel trabalhe sem deformar a estrutura.
Dá trabalho mas funciona.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Omar
Peguei o papel pré encolhido, colei na asa dos restos de um planadorzinho velho. Borrifei alcool e deu isso.
Parece bom pra fabricar hélices...
Anexos
Empenado1.jpg
Empenado1.jpg (38.54 KiB) Exibido 6763 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alvaro,

Borifando qualquer coisa o papel vai encolher e pimba! Não deu outra.
Mas pra fazer hélice até que é uma boa idéia, duro vai ser controlar o tanto de passo.

Não desanima, na próxima é só não molhar que vai ficar beleza. Não esqueca que estamos falando de entelagem de EZB e não de modelos normais.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:d58eb1aa5a="alepacau"]Nada de dope, ou agua depois de entelar... senão vcs vão terminar com uma batata chips nas mãos.[/quote:d58eb1aa5a]

Leia com atenção meu post. As técnicas de entelagem mudam de acordo com a delicadeza do modelo. Novamente, para o caso do Phantom, nada de tentar encolher o papel DEPOIS de entelar... você até pode tentar, mas vai precisar fizxar a asas numa superficie plana e deixar secando uns 2 dias... depois selar e "travar" o papel com verniz acrilico... só uma fumacinha, aplicada com spray ou aerografo.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Alex
Tenho lido com atenção tudo que você escreve. Aliás depois que vi o seu PT19 passei a ler com [b:92f7beddda]redobrada[/b:92f7beddda] atenção todos os tópicos onde eu encontro alepacau. Observe a foto que postei e veja que fiz um ensaio destrutivo com um resto de modelo já destruido. Não tentei borrifar alcool num modelo novinho.
Na verdade, eu estou tentando melhorar o acabamento destes modelos frágeis porque não estou gostando das minhas entelagens bambas (quando não dá pra borrifar nada), eu gostaria de aprimorar o resultado, e não ver aquele troço enrugado (como nessa foto do mesmo modelo antes de sofrer fraturas múltiplas).
Anexos
Zogling.jpg
Zogling.jpg (39.96 KiB) Exibido 6740 vezes
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Alvaro, me desculpe... na verdade eu é que preciso de mais anteção, não vi que você estava apenas testando. Realmente em modelos frágeis, e principalmente em modelos onde a entelagem é feita apenas em um lado, empenamentos são frequentes... então o modelista precisa ou se conformar com a aparencia enrugada e se concentrar na performance, ou realmente fazer muito laboratório pra encontrar um jeito de unir a beleza de uma asa sem rugas e a levesa que esse tipo de modelo exige.

Entelei e desentelei a asa do PT19 mais de 15 vezes... tô com os retalhos de seda aqui como prova.. :^) até que cheguei num jeito de entelar aquela asa delicada (pouca estrutura) sem deixar rugas ou empenamentos... é claro que com o tempo e a manha que se vai pegando, não serão necessários 15 tentativas até se conseguir uma entelagem legal... mas sempre me conformo com 2 ou 3 tentativas.
Responder