P51-B [na Model Aviation]
P51-B [na Model Aviation]
Comecei há alguns dias meu projeto de participação no FF CookUp Group, um P51-B. O grupo propos para o periodo de 3 meses a construção de qualquer modelo da Comet, kit ou planta. Há várias disponíveis gratuitamente na web, a planta do P51 é uma delas (www.theplanpage.com).
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Pesquisa Histórica
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Começo meus projetos com uma pesquisa histórica, para me familiarizar com o desenho do avião real e com sua história. Assim posso decidir qual planta disponível é a mais fiel e se não for, quais modificações serão necessárias. Procuro principalmente por desenhos em 3 vistas do avião real, mas tbm por fotos da época e de modelos de plástico. Foi assim que modifiquei a planta original da Comet para acomodar o desenho do P51-B (a planta chama seu P51 de "B", mas na verdade está mais para a versão "A").
Mudei o nariz, canopy, entrada de ar embaixo da asa, incidencia e slot da asa e area do estabillizador traseiro.
A pesquisa histórica também serve para decidir que esquema de cores vou usar no modelo. Neste caso ainda estou indeciso entre 2: O "Old Crow" e o "Frances B. Too!". Gostaria de saber qual desses vocês escolheriam §:^).
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Estudo da Planta
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Depois de decidir qual planta usar, imprimo e começo a estudá-la. Esta etapa é importante porque procuro visualizar a construção de cada centimetro do modelo, antes de começar a construção propriamente dita. Assim posso prever possíveis obstáculos e imaginar suas soluções, pra quando estiver construindo o trabalho poder fluir melhor.
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Construção
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Começo selecinonando a balsa. Uso só balsa super leve, tipo AAAA da MasterWings. Escolho dentre essas as mais leves tipo "quarter grain" para as cavernas e nervuras" e com veio normal (correndo no sentido do comprimento da balsa) e mais duras para as longarinas. Comecei o P51 pela fuselagem, mas não tenho preferencia... as vezes começo pela asa, stab, enfim o que der na telha. Comecei fazendo as 2 laterais, primeiro uma sobre a planta, depois a outra sobre a primeira, pra fiquem indenticas. Depois construi gabaritos para "levantar" e esquadrinhar as laterais enquanto adiciono as cavernas. Depois das cavernas, hora de aplicar as longarinas. Abaixo algumas fotos do processo. Conforme for progredindo, coloco mais fotos.
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Pesquisa Histórica
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Começo meus projetos com uma pesquisa histórica, para me familiarizar com o desenho do avião real e com sua história. Assim posso decidir qual planta disponível é a mais fiel e se não for, quais modificações serão necessárias. Procuro principalmente por desenhos em 3 vistas do avião real, mas tbm por fotos da época e de modelos de plástico. Foi assim que modifiquei a planta original da Comet para acomodar o desenho do P51-B (a planta chama seu P51 de "B", mas na verdade está mais para a versão "A").
Mudei o nariz, canopy, entrada de ar embaixo da asa, incidencia e slot da asa e area do estabillizador traseiro.
A pesquisa histórica também serve para decidir que esquema de cores vou usar no modelo. Neste caso ainda estou indeciso entre 2: O "Old Crow" e o "Frances B. Too!". Gostaria de saber qual desses vocês escolheriam §:^).
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Estudo da Planta
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Depois de decidir qual planta usar, imprimo e começo a estudá-la. Esta etapa é importante porque procuro visualizar a construção de cada centimetro do modelo, antes de começar a construção propriamente dita. Assim posso prever possíveis obstáculos e imaginar suas soluções, pra quando estiver construindo o trabalho poder fluir melhor.
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Construção
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Começo selecinonando a balsa. Uso só balsa super leve, tipo AAAA da MasterWings. Escolho dentre essas as mais leves tipo "quarter grain" para as cavernas e nervuras" e com veio normal (correndo no sentido do comprimento da balsa) e mais duras para as longarinas. Comecei o P51 pela fuselagem, mas não tenho preferencia... as vezes começo pela asa, stab, enfim o que der na telha. Comecei fazendo as 2 laterais, primeiro uma sobre a planta, depois a outra sobre a primeira, pra fiquem indenticas. Depois construi gabaritos para "levantar" e esquadrinhar as laterais enquanto adiciono as cavernas. Depois das cavernas, hora de aplicar as longarinas. Abaixo algumas fotos do processo. Conforme for progredindo, coloco mais fotos.
- Anexos
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- frances.jpg (39.11 KiB) Exibido 11561 vezes
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- oldcrow.jpg (38.47 KiB) Exibido 11561 vezes
-
- esqueleto_fus_1-4_frente.jpg (39.03 KiB) Exibido 11561 vezes
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- esqueleto_fus_1-4_tras.jpg (39.59 KiB) Exibido 11561 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
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Re: P51-B
A pesquisa histórica também serve para decidir que esquema de cores vou usar no modelo. Neste caso ainda estou indeciso entre 2: O "Old Crow" e o "Frances B. Too!". Gostaria de saber qual desses vocês escolheriam §:^).
Bem, a pricípio o Old Crow
Bem, a pricípio o Old Crow
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Omar Grassetti
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- Corsair
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Saudações Alex!
Tudo ok?
Excelente construção.
E a pesquisa histórica é sempre muito importante, não acha?
Olha, minha humilde opinião sobre o acabamento: eu ficaria com o Frances... Eu desconhecia este esquema de pintura (interessante e complicado também), o "Velho Corvo" já é mais "comum""
Um abraço e estaou maravilhado com a construção!!!
Wagner
Tudo ok?
Excelente construção.
E a pesquisa histórica é sempre muito importante, não acha?
Olha, minha humilde opinião sobre o acabamento: eu ficaria com o Frances... Eu desconhecia este esquema de pintura (interessante e complicado também), o "Velho Corvo" já é mais "comum""
Um abraço e estaou maravilhado com a construção!!!
Wagner
- Omar Grassetti
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Obrigado pessoal! É sempre muito bom ouvir a opinião de vocês. Estou mais para o frances tbm, mas gosto mais das letras e numeros da lateral do corvo. São mais estilosas... e o corvo é mais "ás" que o frances (vejam as cruzes na lateral, logo abaixo do canopy: 8 para o corva x 1 para o frances). Mas o nariz azul do frances é realmente algo de novo e ficou muito bonito no conjunto. Bom, não dá pra ter sempre tudo na vida, não é mesmo? §;^)... mas ainda não decidi.
A construção tá andando rápido, mais rápido do que imaginava. Semana que vem ele já deverá estar pronto.
Alysson e a galera que tá esperando pelo tópico do Rearwin podem se preparar que ele é o próximo.
A construção tá andando rápido, mais rápido do que imaginava. Semana que vem ele já deverá estar pronto.
Alysson e a galera que tá esperando pelo tópico do Rearwin podem se preparar que ele é o próximo.
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- Alvaro Sala
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