Reforma do Wakefield Atropelado

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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Reforma do Wakefield Atropelado

Mensagempor betocastrucci » 28 Dez 2012 20:43

No campeonato argentino de 2012 em embalse, no último voo da prova de Wakefield (F1B) o meu modelo #55 pousou numa estradinha de terra e foi atropelado por um carro, quebrando os diedros e tendo os painéis das duas pontas esmagados pelos pneus. O mais incrível foi que a fuselagem saiu intacta!
Passados bons meses resolvi encarar a reforma desta asa, feita com dbox moldado em carbono, nervuras de balsa com capstrips de carbono e bordo de fuga em carbono também, encrenca das boas.
As nervuras dentro do dbox estavam em migalhas, assim como o recheio de balsa da longarina, e também as nervuras entre a longarina e o bordo de fuga que escapou inteiro.
[img:44cc8db0a8]http://lh5.googleusercontent.com/-EL17LtXxH40/UN4gDE-v_sI/AAAAAAAAAwA/cwSvXfJgcHU/s646/%2355_07.jpg[/img:44cc8db0a8]
Beto

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Mensagempor betocastrucci » 28 Dez 2012 20:47

Refiz as nervuras dentro do dbox com perfil "lixa", a longarina e o carbono que fecha o dbox:
[img:0f8589c476]http://lh3.googleusercontent.com/-VscBEGKg7NQ/UN4gDYWzOII/AAAAAAAAAwE/1_0fnPHkWGk/s645/%2355_08.jpg[/img:0f8589c476]

As nervuras foram cortadas a partir de uma que sobrou quase inteira e depois recoberta com capstrip de carbono:
[img:0f8589c476]http://lh4.googleusercontent.com/-qgos5HaISMc/UN4gEhchIOI/AAAAAAAAAwQ/T2zP2RxFRXI/s379/%2355_09.jpg[/img:0f8589c476]

[img:0f8589c476]http://lh6.googleusercontent.com/-bc3eBz8BdUY/UN4gFnkZoyI/AAAAAAAAAwY/HFrjjk-aqZw/s645/%2355_10.jpg[/img:0f8589c476]

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Mensagempor betocastrucci » 28 Dez 2012 20:52

Finalmente descobri o material que foi usado na entelagem deste modelo: Esaki!!
Entelei da mesma forma e usei silkspan da Aerobrás no bordo de ataque para deixar a superfície menos lisa:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-E5rpjhuGi_k/UN4gGTD_OVI/AAAAAAAAAwg/_4toi_42_Zo/s646/%2355_11.jpg[/img:d1e9bce01e]

O mesmo rolou para a outra semi asa:
[img:d1e9bce01e]http://lh5.googleusercontent.com/-GYf5nN4JXu8/UNkFbtZwP_I/AAAAAAAAAvM/5q4PTtWBVgg/s608/%2355_02.jpg[/img:d1e9bce01e]

[img:d1e9bce01e]http://lh3.googleusercontent.com/-uTo2jgdi-FE/UNkFa0beiEI/AAAAAAAAAvA/tVMXO6CgReA/s351/%2355_03.jpg[/img:d1e9bce01e]

Agora é passar dope e testar em voo:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-0B9nAqIW2Gk/UN4gHfA_-lI/AAAAAAAAAwo/4SD5vIbLCpY/s646/%2355_12.jpg[/img:d1e9bce01e]

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Mensagempor Gilberto_CWB » 28 Dez 2012 21:36

Reformas sempre são mais complicadas que partir do zero. Parabéns pelo capricho
( de sempre)!

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Mensagempor betocastrucci » 29 Dez 2012 19:05

Modelo pronto para os primeiros testes de voo, espero que amanhã em Salto.

[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-znj6FQ1Yj6Y/UN9bSjPCniI/AAAAAAAAAxM/fm2MOhSMIl8/s631/%2355_13.jpg[/img:f8910550ee]

[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-eWCHQGXM68Y/UN9bSojliGI/AAAAAAAAAxI/BzrOUOF_UBw/s645/%2355_14.jpg[/img:f8910550ee]

[img:f8910550ee]https://lh5.googleusercontent.com/-d5xp1Oxx56k/UN9bS635QDI/AAAAAAAAAxU/reMUtH4DMM0/s549/%2355_15.jpg[/img:f8910550ee]

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Mensagempor betocastrucci » 29 Dez 2012 19:06

Envergadura 180 cm, peso 235 gramas já com 30g de borracha, 5 gramas acima do peso mínimo:

[img:843996ec76]http://lh4.googleusercontent.com/-NCtVD0Cdu70/UN9bYCNkySI/AAAAAAAAAxg/8JRTzhdY-m0/s645/%2355_16.jpg[/img:843996ec76]

[img:843996ec76]http://lh3.googleusercontent.com/-FdITePwR38M/UN9badHD7qI/AAAAAAAAAxw/lC3jI6O10dg/s646/%2355_17.jpg[/img:843996ec76]

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Mensagempor betocastrucci » 29 Dez 2012 19:09

Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:
[img:31166c8a38]https://lh5.googleusercontent.com/-DW0Oz6HwY5g/UN9bY6ajWoI/AAAAAAAAAxo/wAL_z0lmby0/s646/%2355_18.jpg[/img:31166c8a38]

Timer mecânico, candidato a virar eletrônico (já deu alguns galhos):
[img:31166c8a38]http://lh5.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/s639/%2355_19.jpg[/img:31166c8a38]

Leme (esfolado quando do atropelamento) e estabilizador:
[img:31166c8a38]http://lh4.googleusercontent.com/-CyI_7koDtdw/UN9bd6eRqnI/AAAAAAAAAyA/N6Jkf2siXUE/s395/%2355_20.jpg[/img:31166c8a38]

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Mensagempor eduardo.jr » 29 Dez 2012 19:19

meu deus da arrepios so de imaginar

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Mensagempor betocastrucci » 30 Dez 2012 13:31

Fiz 5 voos na reestréia hoje em Salto, modelo estável e planando muito bem. Falta regular o wing wiggler (incidência da asa esquerda variável) para ajustar melhor a curva em planeio. A parte reformada da asa não apresentou nenhum problema.

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Mensagempor Alvaro Sala » 02 Jan 2013 22:15

[quote:27cb213c11="betocastrucci"]Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:[/quote:27cb213c11]

Não compreendi essa parte... Quer dizer, embandeirar a hélice, pra mim, significa alterar o passo. Descreva mais ese mecanismo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor betocastrucci » 02 Jan 2013 23:13

[quote:a084507302="Alvaro Sala"][quote:a084507302="betocastrucci"]Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:[/quote:a084507302]

Não compreendi essa parte... Quer dizer, embandeirar a hélice, pra mim, significa alterar o passo. Descreva mais ese mecanismo.[/quote:a084507302]

Passo variável significa que o passo vai mudando de acordo com o torque da borracha, quanto mais torque maior o passo. A idéia é "segurar" a mecha para aproveitar melhor o momento de maior potência. A alteração do passo é continua, sem degraus.

Embandeirar a hélice significa deixá-la com o menor arrasto possível para o modelo, ou seja, alinhada com a asa. Para tanto, faz-se necessário alterar o passo da hélice, mas somente em duas posições: voo e bandeira. A idéia aqui é ganhar alguns metros no lançamento, além de soltar a hélice com o modelo já com alguma velocidade e também facilitar e muito o manuseio da hélice no lançamento.

Existem narizes que possuem as duas características combinadas, ou somente uma das duas, que é o caso do nariz do #55, o passo em voo é fixo (mas regulável em solo) e as pás giram para o lançamento.
Beto

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Mensagempor betocastrucci » 18 Nov 2013 14:03

Voltando a mexer no #55, resolvi trocar o timer mecânico que já tinha apresentado vários problemas por um timer eletrônico. Como imaginei, bastou tirar o mecanismo de mola e engrenagens e colocar um servo no local, aproveitando os gatilhos e linkagens já existentes. E de quebra ficou mais leve.

Timer mecânico:
[img:3a766954be]http://lh4.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/w768-h422-no/%252355_19.jpg[/img:3a766954be]

Disco de plástico acionado pelo servo:
[img:3a766954be]http://lh3.googleusercontent.com/-LK3tnKvxyjA/Uoospi9cZyI/AAAAAAAABEY/IUAAlIYvUJ0/w948-h576-no/%252355_21.jpg[/img:3a766954be]

Única alteração no modelo foi o rasgo para o servo. Na foto timer, bateria e botão de acionamento.
[img:3a766954be]http://lh6.googleusercontent.com/-ba3iAnl-FWU/UoospHAg6OI/AAAAAAAABEU/tjcpa-llo68/w845-h375-no/%252355_22.jpg[/img:3a766954be]

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Mensagempor NORTON » 19 Nov 2013 21:47

Que máquina de primeira...deve ser um vôo impecável, altíssima qualidade.

Parabéns pelo modelo e dedicação.

Abs

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Mensagempor betocastrucci » 12 Jan 2014 21:29

Consegui embutir dentro do pilão o timer, a bateria e o botão de acionamento, com um novo espelho onde era o antigo do timer mecânico. Só ficou do lado de fora o receptor para o determalizador, que é opcional. Ficou bem mais limpo e confiável.

[img:541786b1b1]http://lh3.googleusercontent.com/-YI9pAygnDaw/UtMksCTDRoI/AAAAAAAABJw/kqZoApHN_fo/w1043-h463-no/%252355_23.jpg[/img:541786b1b1]

[img:541786b1b1]http://lh5.googleusercontent.com/-g9VvJdVLPac/UtMktA70Q0I/AAAAAAAABJ4/QYPIYFGKhHs/w1044-h443-no/%252355_24.jpg[/img:541786b1b1]

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Mensagempor betocastrucci » 05 Mar 2014 22:34

Levei o #55 para voar em Lost Hills, Califórnia em Fevereiro de 2014, participei de 3 World Cups de F1B, e na última voei exclusivamente com ele. Não fez feio, conseguiu passar dos 4 minutos no primeiro voo e estava maximizando todos os de 3 minutos quando num dos lançamentos o timer apagou por conta do mal contato da bateria, provavelmente por excesso de pó bem fino do deserto nos contatos. Acabou caindo com a hélice ainda rodando e quebrou algumas nervuras da asa que já foram arrumadas.

Em dia de treino em Lost Hills:
[img:00271eb0c0]http://lh6.googleusercontent.com/-8al321fGG3M/UxfOQ77SPTI/AAAAAAAABKc/_zlG6WVpz-4/w865-h577-no/fabfeb_136.JPG[/img:00271eb0c0]

Na famosa prova MaxMen, World Cup FAI (foto de Tony Mathews, Canadá):
[img:00271eb0c0]http://lh3.googleusercontent.com/-LljlehQ-QJg/UxfPdUk6iSI/AAAAAAAABKo/O7DbwgF9HpQ/w433-h577-no/1912087_722637597776971_1139470370_n.jpg[/img:00271eb0c0]

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Mensagempor betocastrucci » 09 Mar 2014 14:04

Em teste hoje em Salto, quase chegando nos 100 metros de altura, determalizou com 1 minuto de voo. Parece que o modelo está em ordem após os novos remendos.
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voo_140309.jpg
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