Roof Tramp

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O meu modelo "PrimoTramp" pra competição:

Asa e empenagem - Depron Aerobrás (11,00 a chapa :shock: ) cortado com estilete e amassadas as beiradas, cortei 3 modelos inteiros com 1/3 de chapa, na asa foi aplicado um durex no BA para dar maior rigidez e aguentar as pancadas, decoração à caneta hidrográfica à base de alcool.

Ferragens - Rodas (1,30 com 1,5g cada), "peça vermelha" porta eixo e Hélice da Aerobrás, a hélice foi lixada pra balanceamento e retiradas todas rebarbas (tem muita, principalmente no cubo) alem de uma pequena arredondada nas pontas. No trem de pouso foi passado um anel de linha em baixo da fuzelagem pra evitar destacar o trem, nas pancadas mais fortes

Colagem - Conforme instruções usei epoxy 15m em tudo, exige paciencia pois alguns lugares requer que se fique segurando para secagem, adicionando microbaloons na colagem do montante da asa, trem de pouso e no nariz, CA para fixação da bequilha trazeira.

Trimagem - Acabado ficou com 20gramas. Consegui melhor planeio no meu modelo com o CG a 46mm do BA :lol: (27mm do nariz ao BA) feita uma graduação em vermelho (foto) ajudou bastante na trimagem, pois a asa vai pra frente sempre que o modelo cai com o nariz no chão. Confesso que temia um modelo muito diferente pra planeio X motor mas nao, ele é muito estável mesmo para velocidades diferentes, não testei "motor a toda" mas acredito que com o CG atrazado não terei problemas, alem do que posso ainda mexer na até agora intocada decalagem.

Voo - Supreendeu, meus parabéns ao projetista, o modelo voa muito!
Anexos
PrimoTramp.jpg
PrimoTramp.jpg (14.13 KiB) Exibido 19890 vezes
narizRT.jpg
narizRT.jpg (21.19 KiB) Exibido 19891 vezes
Abs,
EY
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Opa!
Gostei da "peça vermelha" porta eixo! :idea: Onde consigo algo parecido?
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:a8481ea0bb="Steimacher"]Opa!
Gostei da "peça vermelha" porta eixo! :idea: Onde consigo algo parecido?[/quote:a8481ea0bb]

AB = Aerobrás, custa 0,60 e vem 6, só tive que fazer uma mola ( com a morsa e um pino fica fácil) com o arame de 0,8 que essa peça fica presa sob pressão da própria mola.

realmente no sei o nome disso :oops:
Abs,
EY
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Plug
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Caramba...

Não encontrei no site da Aerobras. E o pior é que acabei de receber uma encomenda de hélices. O que mata da Aerobrás é o frete, 13 R$ por encomenda normal. Não dá pra pedir só a peça vermelha; não compensa.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:56c483dc78="Eduardo Yamin"]
Voo - Supreendeu, meus parabéns ao projetista, o modelo voa muito![/quote:56c483dc78]

Obrigado Sr. Yamin, muito me alegram seus elogios.
Mas tem 2 coisas que me deixam mais contente e orgulhoso: A primeira é o quanto este modelinho bandejinha está agitando o vôo livre.
A segunda é ter uma planta minha publicada ao lado das plantas do Omar.
Fala sério...
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:2b4d16ddb5="Eduardo Yamin"][quote:2b4d16ddb5="Steimacher"]Opa!
Gostei da "peça vermelha" porta eixo! :idea: Onde consigo algo parecido?[/quote:2b4d16ddb5]

realmente no sei o nome disso :oops:[/quote:2b4d16ddb5]

Em inglês "Thrust button".
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Aprimorando o modelo.

Mensagem por Alvaro Sala »

O Beto construiu o RT em balsa. Além disso fixou a asa e aumentou a corda na ponta. Pergunto:
1. Você fixou a asa pela posição da planta ou primeiro ajustou o CG?
2. Que tamanho ficou a corda na ponta da asa?
(quero ganhar a próxima)
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Alvaro...

Depois de apanhar um pouco com o modelo em depron eu tambem fiz o meu em balsa, aumentando em 0.5 cm a corda na ponta da asa. Nem sabia que o Beto havia mexido na corda da asa também... Daí aproveitei que já havia maculado a planta original e aumentei o stick em 2.5 cm. O modelo ficou mais fácil de trimar e mais estável aos ventos... Eu gostei. : )

Alysson
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

eu alterei o centro da asa para 7.5cm (planta = 8cm) por causa da largura da chapa e fiz a ponta em 5 cm (2/3 da raiz, li em algum lugar esse número mágico). colei a asa de acordo com o meu dedo e olho, tentando seguir a planta mas sem medir. coloquei contrapeso no bico. como fiz o modelo bem levinho, preferi aumentar o peso a diminuir o momento de cauda que já é bem pequeno. eu aumentaria o momento de cauda, como fez o Alysson, e principalmente do bico para diminuir o contrapeso. O Alepacau tem um modelo (sky bunny se não me engano) do mesmo porte do RT, e que tem os momentos maiores.
Responder