1. Prova P30 em Salto - SP em 27/04/14

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

1. Prova P30 em Salto - SP em 27/04/14

Mensagem por betocastrucci »

Iniciando o calendário de Voo Livre de 2014, vamos organizar a 1. prova P-30 no campo de grama de Salto - SP no domingo 27/04/2013.

Resolvemos simplificar as regras, permitindo que mais pessoas possam participar, estamos abertos a sugestões para eventuais melhorias e maior inclusão de participantes.

As regras são as seguintes:

1. Modelo

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

2. Prova

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, dentro de uma janela global iniciando às 08:00 e finalizando às 12:00.

2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos, após o final da janela de voos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver quantas tentativas quantas forem necessárias.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo da janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Serão premiados os três primeiros colocados.


3. Competidor

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor nem o proprietário do modelo.

3.3 Cada competidor pode usar quantos modelos achar necessário, ficando liberado o intercambio entre peças como asa, fuselagem e estabilizador.

3.4 A corda na borracha do motor deve ser executada ou pelo próprio competidor ou com auxilio de um ajudante, às vistas do cronometrista.

3.5 O lançamento do modelo pode ser efetuado ou pelo próprio competidor ou com auxilio de um ajudante.


4. Aferição dos Modelos

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.


5. Horários:

08:00 - 12:00 3 voos de 2 minutos máximo
12:10 - 12:25 Voo de desempate (Fly Off)
12:30 Premiação
Beto
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

ta dificilmas farei o possivel para participar
Att
Eduardo
wanderley mendes
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 11:23 am
Localização: itu - sp

Mensagem por wanderley mendes »

vamos colocar os brinquedinhos pra voar...
wanderley mendes
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 11:23 am
Localização: itu - sp

Mensagem por wanderley mendes »

troféus comprados. mais tarde vou postar foto.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:e7678316c7="wanderley mendes"]troféus comprados. mais tarde vou postar foto.[/quote:e7678316c7]

Valeu!!!
Beto
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Eu vou e acho que o Fernando Nihon também vai.
Já o Kawasaki, Paulinho e o Valderramos...
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Questão de ordem : Numero de tentativas (abaixo de 20 segundos) creio que uma tentativa, saída falsa, na segunda tentativa vale o tempo de voo.
Partindo do principio que não temos limite no numero de modelos utilizados pelo competidor devemos considerar que modelo voado pelo competidor X não pode ser utilizado pelo competidor Y.
Apenas sugestão par incluir no regulamento da prova. Como temos inicio e termino da prova com horário definido o mesmo terá que ser respeitado, temos tempo suficiente para realizar a prova com muita tranquilidade.
Caso de empate, dificilmente não teremos números fracionados, mais viável seria 360 pontos.
Sugestão : 1º voo 3 minutos e assim sucessivamente aumentando 1 minuto por rodada até determinar o vencedor.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Correção : dificilmente teremos números fracionados.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Corrado,

a minha idéia é fazer a prova o mais informal possível, mantendo rigidez somente nas dimensões do modelo e peso da borracha, e no horário de inicio e fechamento dos voos. Me baseei na conduta das provas da AMA (EUA), em contraponto à conduta das regras da FAI (Europa) que roga voos em janelas fixas, uma só tentativa... Vamos deixar a formalidade para a prova de F1G, já que P-30 não é reconhecida pela FAI.
A mesma idéia vai para os modelos, nas provas de Chico feitas até aqui podíamos ter o mesmo modelo voado por mais de uma pessoa, se isso nos ajudar a termos mais competidores, acredito que possa valer.
Para o desempate, temos um problema crítico, pois será feito ao meio dia, horário que no geral temos uma atividade termal bem forte e geralmente com algum vento. Qualquer voo acima de 2 minutos levará os modelos ou para cima da cidade ou para o meio do mato. A minha idéia de fazer um só voo de 5 minutos vai ser no sentido de voar com risco grande de perder o modelo, então que seja um só voo.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Como o fórum é aberto a sugestões manifestei a minha maneira de encarar a situação, a proposta de atrair mais pessoas ao campo sempre é valida mas esta "difícil" de acontecer, hoje só temos o P-30 como modelo de competição em voo livre que por conta do recurso da pessoa da a oportunidade de uma vez ao ano participar do nacional argentino como prova de destaque, não que nossas provas não mereçam destaque mas para tal devemos nos adequar na forma que é disputada a nível sul americano. Longe de ter intenção de criar polemica a caso mais alguém tem há alguma sugestão que apresente ou com firme o regulamento publicado.
Responder