Competição de Elástico no IBIRA em 28/11

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

[quote:585efe389c="felipefirmo"]Estou querendo fazer um mas estou com uma dúvida.
Como vocês prendem a asa pra ficar com esse diedro?
Valeu![/quote:585efe389c]

A asa é feita em duas metades coladas em angulo, com duas tirinhas de balsa 1mm para apoiar na fuselagem preso com elastico, baixa a planta que voce vai entender.
abs
Cesar-SP
warp drive Sr Sulo
felipefirmo
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 1:13 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por felipefirmo »

Obrigado!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Edu,

Acho muito dificil que a asa de balsa possa ser a razão da mudança no comportamento do modelo.
Um modelo de vôo livre tem um periodo de trimagem que varia com a sorte. Basta um ajuste mínimo para que um modelo inicialmente maluco passe a voar lindamente e vice versa.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:65807ff0a6="Eduardo Yamin"]O modelo do Beto ficou incontrolável, subindo feito louco, as vezes curva pra direita, as vezes pra esquerda, realmente um cabrito chucro feroz, por que será? sera que a asa de balsa fez isso?


mistério....[/quote:65807ff0a6]

Não tem mistério, isso é comportamento de modelo sem trimar, não tem nada a ver com a asa em balsa (considerando que não há empenamentos). Não dá pra fazer uma análise decente sem ver o modelo em pessoa. Mas pelo descrito, ele está estolado, tanto na fase motorizada, quanto na de planeio. Se der uma olhada nos vários artigos sobre trimagem que circulam por aqui, vão encontrar a solução.

Só pra pincelar, o CG tá muito atrás e o thrust line muito pra cima.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Só posso dizer que tem mesmo que trimar o planeio separadamente do vôo tracionado. (foi assim que o meu Vespinha embarcou na térmica e desapareceu).
E você Alex, tem chance de aparecer no ginásio? Aliás vale lembrar que o Roof Tramp é uma simplificação do Phantom Flash que poderia ser retomado pela turma para fazer a próxima prova de indoor a elástico...
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Tem chance sim. Terça feira estarei em Sampa e depois dos "despachos" passo no ginásio.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Deixa eu meter o bedelho aqui...
Eu montei dois RT, praticamente iguais, mas um com asas de deprom de 3 mm e outro com deprom 2mm. Quando fui trimar os bichinhos pareciam que eram modelos completamente diferentes. Num dos modelos tive de adicionar um contrapeso e descobri, a muito custo, que a mudança de posição da asa (para ajustar o CG) deve ser feita de milimetro em milimetro, literalmente. Opinião minha, eu não fixaria a asa mesmo.
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Eu tbm não.

Comentando sobre seus 2 RTs, 1mm de diferença entre uma asa e outra são 33% de diferença, no arrasto e no peso das peças! Com certeza os ajustes teriam que ser diferentes.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Realmente Alex... O que eu não disse é que o de asa de 3mm voa melhor... : ) Vai entender... : )
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Fui hj à AeroBrás e comprei coisas, vou tentar preparar 2 (talvez 3) modelos pro campeonato.
Responder