DEStermalizador ou DETermalizador ?

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

DEStermalizador ou DETermalizador ?

Mensagem por sandro2 »

Alguém sabe dizer se é só convenção , se existe uma regra no português, ou se é mais uma puxada do inglês pro português - determalizer .


Se uma coisa está colada, use o DEScolador para DEScolar.

Se uma coisa está engripada , use o DESengripador para DESengripar

Se uma coisa está termalizada, use o DEtermalizador para DEStermalizar ?

Soa estranho sem o S né ?

Abraço pessoal.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Pra mim não soa estranho. Usamos o decodificador para decodificar, e parece normal sem esse mesmo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:0419d06d2e="Alvaro Sala"]Pra mim não soa estranho. Usamos o decodificador para decodificar, e parece normal sem esse mesmo.[/quote:0419d06d2e]

O pai dos burros digital disse que o correto é decodificar porque o antônimo é codificar... então se é termalizar o seu antônio ai é determalizar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Como o Tio Aurélio parece não registrar a palavra, a "culpa" do mau hábito dever ser dos [url=http://books.google.com.br/books?id=UTxbLg8JB9IC&pg=PA299&lpg=PA299&dq=destermalizador&source=bl&ots=2_wk_sop8f&sig=v9aPnTpC3WnKnU0Tm9QPB2760U4&hl=pt-BR&sa=X&ei=H-3PU4TOOZSeyASY4ICgAg&ved=0CFAQ6AEwBA#v=onepage&q=destermalizador&f=false]hermanos[/url]... :)

[url=http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Humor/Humor14.htm][img:be338683eb]http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Images/Humor14.gif[/img:be338683eb][/url]

Av8r
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Uma das razões de eu não gostar deles... Se metem onde não são chamados e acham que sabem tudo. Tem até um aqui que inventou aeromodelismo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

[quote:50393a1079="Marco Antonio"][quote:50393a1079="Alvaro Sala"]Pra mim não soa estranho. Usamos o decodificador para decodificar, e parece normal sem esse mesmo.[/quote:50393a1079]

O pai dos burros digital disse que o correto é decodificar porque o antônimo é codificar... então se é termalizar o seu antônio ai é determalizar.[/quote:50393a1079]

Exato.

No entanto falamos destermalizar.

E aí, pela lógica o antônimo de colar seria DEcolar, que é errado. O correto é descolar.

Motivo pelo qual não sei se o termo Determalizador é correto ou não.
Se for convenção beleza, não há o que discutir, mas parece não haver regra provando que está certo , bem como regra provando que destermalizador está errado.

É minha gente... Português não é uma língua fácil ! :?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

É por isso que eu sempre me pergunto:
Por que acepilhar abúlica caterva, se o deletéreo não compunge o opíparo?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mas prefiro determalizar porque naquela terra aí do lado é des. Não gosto, nunca gostei e nunca vou gostar!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

:shock: :shock: :shock:
Anexos
Heim !!.JPG
Heim !!.JPG (14.96 KiB) Exibido 15317 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Qui é meu!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder