"Universitarial" - O Colegial para quem está sem $

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

"Universitarial" - O Colegial para quem está sem $

Mensagem por fhkawasaki »

Já não é de hoje que pretendo fazer um projeto destes, depois do brilhante projeto do Sr. Sala fiquei na vontade de seguir o exemplo e fazer um de Vôo Livre.

Para quem não viu o projeto do Álvaro:

Schlachtplatte mit Sauerkraut und Kartoffeln

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1217568

Estou utilizando exatamente os mesmos materiais utilizados pelo Alvaro, depron de bandejinha e varetas japonesas, materiais de valor baixíssimo e "encontráveis" em qualquer papelaria próxima.

O "Universitárial" é nada menos que o famoso Colegial feito com materiais de baixo custo.

A escolha deste modelo vem pela pouca necessidade de uso de placas de balsa, quase que 100% varetado, facilitando muito a utilização de materiais alternativos e mantendo um bom peso.
Anexos
Nervuras cortadas, niveladas, com encaixes das longarinas, nervuras e bordo de ataque
Nervuras cortadas, niveladas, com encaixes das longarinas, nervuras e bordo de ataque
2014-10-23-16.19.01.jpg (39.17 KiB) Exibido 14726 vezes
Marcação em cima da planta para nervuras
Marcação em cima da planta para nervuras
2014-10-23-16.06.37.jpg (34.88 KiB) Exibido 14726 vezes
Prender as nervuras cortadas com fita para nivelar e acertar imperfeições
Prender as nervuras cortadas com fita para nivelar e acertar imperfeições
2014-10-23-16.04.37.jpg (35.97 KiB) Exibido 14726 vezes
Molde da nervura feita em algum material mais resistente, pode ser papel cartão embebido em CA, balsa, plástico, qualquer coisa que sirva de molde
Molde da nervura feita em algum material mais resistente, pode ser papel cartão embebido em CA, balsa, plástico, qualquer coisa que sirva de molde
2014-10-23-15.41.42.jpg (37.6 KiB) Exibido 14726 vezes
Materiais que serão responsáveis por 90% da estrutura do modelo, total gasto? R$ 2,00 em 15 varetas japonesas e R$ 5,00 em uma pizza meia calabresa meia mozzarela no extra, junto veio o depron!
Materiais que serão responsáveis por 90% da estrutura do modelo, total gasto? R$ 2,00 em 15 varetas japonesas e R$ 5,00 em uma pizza meia calabresa meia mozzarela no extra, junto veio o depron!
2014-10-23-15.17.11.jpg (34.4 KiB) Exibido 14726 vezes
Colegial
Colegial
2014-10-23-15.18.40.jpg (39.7 KiB) Exibido 14726 vezes
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Asa quase finalizada e já percebo um possível problema.

Peso...

O conjunto de asa vai passar das 15gr entelada, não sei se será um grande problema que impeça o modelo de fazer um vôo competente, mas na próxima, posso procurar um depron mais fino para as nervuras ou varetas mais finas para as longarinas.
Anexos
Até esta etapa o peso total está em 13,2gr
Até esta etapa o peso total está em 13,2gr
2014-10-23-19.24.58.jpg (35.18 KiB) Exibido 14645 vezes
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:d542e674c4="fhkawasaki"]Asa quase finalizada e já percebo um possível problema.

Peso...[/quote:d542e674c4]

"Parpites":

- Me parece que os 15g da asa não será problema. A do "alemão" que o Alvaro construiu ficou com 45g. O Colegial deve ter uma superfície alar algo como 50% menor.
- Redução de peso significativa você só vai conseguir com varetas mais finas ou mais leves. Pesei umas de churrasquinho que tenho aqui e encontrei diferença de 22% entre a mais pesada e a mais leve.
- Para a empenagem tente encontrar varetas mais leves de modo a reduzir o lastro necessário para posicionar o CG (vendo a planta me pareceu que o Colegial é um "tail heavy"). Se for isso, uma alternativa seria encurtar o comprimento da mecha.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Show de construção! Vai ser elástico ou elétrico?
Acompanhando Kawasaki! Ah, e o Shoting Star? Está devendo uma atualização lá! ehehehe
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Vem coisa boa ai.
Acompanhando.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Kawa,

Bela iniciativa man!!!!

Pela envergadura o peso corre grande risco de sair da carga alar de um VL, mas eu não critico mais nenhuma construção...aprendi isso com o Valderramos...rsrsrsrs.

Bom te ver no fórum de novo...so por isso vou abrir uma construção.
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Acho que estou indo exatamente neste ponto da experiência do que conseguimos de melhor com o material mais simplório que temos em mãos.

Com certeza está longe do peso proposto por boa parte de meus modelos, mas está dentro da proposta de experiência de conseguir algo satisfatório com materiais de fácil acesso.

Vamos ver no que dá, hoje termino a asa e começo a fuselagem!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

E as novidades do modelinho? Fotos, fotos? :)
Avatar do usuário
Pereira
membro
Mensagens: 391
Registrado em: Sáb Jun 07, 2008 5:21 pm
Localização: Mauá Sp

Mensagem por Pereira »

fhkawasaki legal e caprichado, uma boa construção depende muito do cuidado que se tem e não só do material que é usado.
Claudinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:37 pm
Localização: Pedreiras/MA

Mensagem por Claudinez »

Bacana
Responder