"Universitarial" - O Colegial para quem está sem $

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Usei cola Prit de bastão...

e olha como ficou o acabamento
Anexos
2014-12-01 22.39.33.jpg
2014-12-01 22.39.33.jpg (31.56 KiB) Exibido 15658 vezes
2014-12-01 22.34.49.jpg
2014-12-01 22.34.49.jpg (27.34 KiB) Exibido 15658 vezes
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

No momento o modelo está assim:
Anexos
2014-12-03 20.14.15.jpg
2014-12-03 20.14.15.jpg (18.04 KiB) Exibido 15657 vezes
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Agora estou pensando numa forma de fazer o conjunto de nariz...hélice e etc...

De alguma forma que possível fazer com materiais baratos...elástico...infelizmente...acho que não vai ter jeito...vai ser o importado mesmo...
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Cara to rindo muito aqui dessa construção, ao mesmo tempo estou impressionado com a sua criatividade e habilidade ao construir um avião desses com materiais alternativos. Meus parabéns pela iniciativa, acredito que vai ajudar a muitos.
Avatar do usuário
Pereira
membro
Mensagens: 391
Registrado em: Sáb Jun 07, 2008 5:21 pm
Localização: Mauá Sp

asa

Mensagem por Pereira »

fhkawasaki
Show gostei muito de como fez a entelagem da asa, esta cola fixa bem o plástico?
ezs
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:23 pm
Localização: SBC, SP

Mensagem por ezs »

Caraca!!!

Explica melhor, por favor, o uso do saquinho de feira.

O acabamento ficou muito bom, e como fica o peso em relação ao papel japonês?

O fato de não usar dope ajuda no peso, não ajuda?

Obrigado,

Evandro
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

Wowwwww ...

Parabéns ... ficou muito legal.
Acompanho suas construções já um período, e todas são muito legais. É uma pena que algumas você não posta o final.

Abraço.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Valeu pelos elogios galera,

Dei uma pausada rápida nesse projeto, por exigir mais da cabeça e sempre ter que procurar algumas soluções acaba cansando um pouco mais que o normal...hehehe...

Pereira, a cola Prit já se provou muito útil em diversos projetos que fiz, de P-25 à Planadores de reboque ela performou bem, claro que prefiro os métodos clássicos com cola branca diluída em água + esaki (papel japonês), mas neste caso não acredito que a cola branca iria me ajudar.

Evandro, o processo é simples:

1° Apoio a parte da asa a ser entelada sobre o saco plástico para saber o tamanho da área de corte, faço o corte com sobras de apróx. 2cm de cada lado, isso permite vc acertar e esticar o plástico depois de aplicado.

2° Depois que tiver o plástico cortado do tamanho certo, passe a cola Prit sobre todas as áreas que o plástico irá tocar, nervuras, longarinas, bordo de ataque, fuga e pontas de asa.

3° Sem perder muito tempo (cola prit seca meio rápido) coloque de forma mais exata o possível o plástico sobre a área a ser entelada. Comece pelo centro da asa alinhe o plástico e vá encostando até a ponta da asa.

4° Comece a esticar as sobras de 2cm gentilmente, afim de esticar os painéis entelado, depois de chegar num resultado satisfatório, pegue um estilete e retire as sobras de material.

5° Depois de secar por cerca de 30min, pegue um secador de cabelos, coloque na temperatura máxima e velocidade mínima, passe por cima da área entelada e o plástico irá encolher, dando o aspecto liso e firme das fotos acima.

Em resumo, é um processo muito parecido com o modo clássico de entelar com esaki, apenas trocando os materiais e não necessitando borrifar água no final do processo, nem dope:[yt]Tb0RoNmHudk&list=UUyr5wMFx58GpPrkdRTaKtww[/yt]
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Claudio, quais seriam os tópicos!? posso até rever qual foi o final de cada um e postar hehehe
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Kawa to eu lá acompanhando de longe e essa do saquinho me deu ótimas ideias Vlw e parabéns
Att
Eduardo
Responder