Fly Boy Guillows

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Nesto
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Fly Boy Guillows

Mensagem por Nesto »

Prezados Amigos.
Olá a todos é a primeira vez que escrevo neste forum.
Bem vamos lá Recentemente ganhei de presente um modelo FLy Boy da Guillow, sempre quis montar um modelo a elastico já minha experiencia com montagem de aeros se resumia a plastimodelismo, para isso fiz o que todos recomendam ler topicos procurar pesquisar, feito isso tudo dei inicio a construcao procurei fazer tudo direitinho ajustes peso e principalmente centro de gravidade, porem aqui faço um critica pessoal, achei o manual incompleto pois nao havia instrucoes clara de como proceder na construcao do "motor a elastico" sendo assim fiz tudo baseado em construcoes citadas nesse forum, bem depois de 2 semanas tudo pronto ajustado fiz o primeiro voo, e nada, ele nao subiu nem 4 metros de altura quanto ao planeio sempre caia de bico, a distancia tambem nao passava de 5 a 6 metros de distancia.
Desta forma so me resta pedir a opiniao dos experts por aqui, alguem aqui conhece o tal modelo ja teve experiencia com ele ja montou ?
Agradeço desde já abraços Nesto.
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Nesto, bem vindo ao clube.
Este modelo eu não conheço. Ponha umas fotos pra gente ver e dê uma descrição, por ex. envergadura, peso, etc.
Que elástico você usou? Qual temanho?
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Edgard
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Mensagem por Edgard »

Nestor,

Já montei alguns kits da Guillows e realmente quem faz seus manuais acha que quem vai montar já sabe quase tudo, tanto é que normalmente os manuais são feitos para a linha de modelos e não para o modelo.

Em alguns modelos que montei (não conheço o Fly Boy) notei que devido a muitos detalhes no nariz eles acabem ficando com peso de cauda. Você tem certeza que o CG está correto?

O elástico que vem nos kits não é dos melhores, mas dá pra fazer o modelo voar mais que isso.

Depois que você der os detalhes que o Álvaro pediu, damos mais palpites. :wink:

Seja bem vindo
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
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Nesto
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Mensagem por Nesto »

Entao amigos em primeiro lugar obrigado pela ajuda.
Quanto as medidas ele tem 52,5cm de envergadura, comprimento 51 cm.
a Helice tem 7 polegadas. para ajustar o CG coloque um apoio embaixo do local indicado, e ele manteve-se equilibrado, já na construçao da asa percebi que um dos lados estava mais pesado, coloquei entao um pequeno pedaço de chumbo seguindo o exemplo de um colega neste forum na construcao de um planador, e o problema da asa foi resolvido o elástico eu usei o que veio junto do kit que deve ter uns 90cm de comprimento e tambem antes de colocar fiz a lubrificacao do mesmo
abaixo segue a foto do garoto.
mais uma vez muito obrigado, abraços a todos.
Anexos
flyboy.jpg
flyboy.jpg (11.11 KiB) Exibido 5679 vezes
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Que modelo bonito!
Pelo jeito ele é muito similar ao Vespinha da Aerobrás (em dimensões). Construi um que ficou com 54g e voou muito bem. Pela foto parece que a posição da asa é ajustável. Se for, isso ajuda muito a posicionar o CG sem acrescentar peso.
Eu tenho aprendido que o grande trabalho no vôo livre é a trimagem.
Veja o tópico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111

Pra mim o raciocínio mais importante é trimar o planeio separado do vôo tracionado.
Abraço
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alepacau
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Mensagem por alepacau »

Olá Nesto,

Pela foto o modelo apresenta boas proporções, acho que não vai dar trabalho pra trimar.

Se ele está caindo de bico no planeio (siga a dica do Álvaro e só faça vôos com motor DEPOIS d eajustar o planeio), evidentemente ele está com peso demias no nariz. Espero que este "cair de bico" que vc descreve não aconteça logo após ele "subir de bico". Estou levando em consideração que você solta o modelo ele já vai embicando pra baixo.

Sendo assim, mova a asa um tanto pra frente, cerca de 5mm de cada vez, até que consiga um planeio mais longo. Fazendo assim, vai chegar um ponto em que o modelo vai começar a estolar: vc lança, ele pôe nariz pra cima e logo cai, de nariz pra baixo. É só voltar um pouco a asa até o planeio estabilizar.

Faça isso numa área de grama alta, pra não estragar o modelo.

Depois de ajustar o planeio, siga as dicas no link que o Álvaro indicou.

Boa sorte e bons vôos!
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
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Steimacher
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Mensagem por Steimacher »

Salve Nesto!

Seja bem vindo. Esta é sua primeira construção em balsa e seda? O modelo está muito bonito mesmo! : )
Siga as instruções dos mestres e não tem erro. O importante é não desanimar: voo livre é para os fortes. Com um pouquinho de persistência vc logo estará fazendo grandes voos.
Alysson Steimacher
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:1146936669="alepacau"]Faça isso numa área de grama alta, pra não estragar o modelo.[/quote:1146936669]
Nesto,
Acredite nas dicas do alepacau, mas também não tenha medo de tirar mas lascas do seu modelo. Parece que tem uma lei da aerodinâmica que comprova que modelos com alguns remendos voam mais que modelos "muito bonitinhos".
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

No vôo livre não se deve ter muito medo de danificar o modelo, pois essa possibilidade existe e faz parte do barato do negócio. Quando o modelo já tomou várias cacetadas, parece que voa melhor. Claro que não custa tomar cuidado.

Eu adoro quando um modelo meu fica velho e cheio de remendos, gosto também de fazer os reparos e deixa-lo novamete em condições de vôo. Um dos meus CLGs tem mais de 20 anos, foi taã reparado que de original só restou a asa e o modelo voa pra caramba.

Uma vez tirei um P-30 de uma árvore na base da tijolada (quem viu não acreditou que eu estava fazendo aquilo). Uma pedrada pegou bem no meio da fuselagem, derrubando o bicho. Juntei tudo, fui para casa e passei o resto do dia curtindo o concerto do modelo. O bicho está voando até hoje e na minha opinião, ainda melhor.
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alepacau
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Mensagem por alepacau »

Hummm vamos classificar um pouco as coisas. Há danos reparáveis em aeromodelos e há tbm os irreparáveis. Quanto maior o modelo, menos sensível a consertos ele será. Quanto menor, maior a sensibilidade. Se um modelo já está trimado e por uma infelicidade qualquer ele quebra, a chance de conserto é grande, pois o piloto/construtor já sabe os ajustes que serão necessários para fazê-lo voar novamente. Se um modelo ainda não foi trimado e quebra, as variáveis de trimagem acabam de ser multiplicadas. Adicione a isso o componente frustração por não ter visto o modelo voar antes de quebrar e multiplique pelo fato do nosso amigo ser novo no assunto e talvez tenhamos um novo ex-voolivrista.

Grama alta e tempo calmo, sem vento, na hora de trimar, resolve tudo isso. Quebrar faz parte, mas não custa nada tomar cuidado com aquilo que as vezes se levou dias pra construir. Eu tenho modelos remendados que voam bem, e tenho aqueles não não voam mais.

Além disso, o modelo do nosso amigo Nesto não teria um conserto tão simples quanto colar uma fuselagem de CLG. Envolveria provavelmente troca de varetas, entelage e etc. Não custa nada procurar uma pracinha mal-cuidada (é época de chuva, grama alta não vai faltar por ai) e fazer os primeiros testes ali.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
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