Roof Tramp PR

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Roof Tramp PR

Mensagem por Durva »

Ola pessoal.

Já tem algum tempo que estou por aqui, tenho construído alguns 'bandejinhas' e 'sementinhas' para meus sobrinhos e me divertido muito com eles. Tenho 40 anos e nunca tinha me interessado em aeromodelismo, mas agora que comecei, um vício parece ter tomado conta de mim. rs...
Tenho lido tudo que encontro sobre, mas como sou totalmente leigo, algumas coisas fogem a minha compreenção, por isso conto com a ajuda de voces. Sou de Curitiba e gostaria de saber se tem algum voo-livrista por aqui.
Desculpem se postei no lugar errado, mas como a seção de voo livre anda meio parada, servirá pra dar uma movimentada.

Abraço.
Editado pela última vez por Durva em Ter Ago 18, 2015 3:07 pm, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Apresentação!

Mensagem por Alvaro Sala »

Bem vindo Durva!
Realmente a melhor coisa para compreender o voo livre é a prática. Espero que encontre colegas por aí.
Abraço
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Opa!!!....mais um contaminado pelo voo livre.
Que bom colega, cada dia mais você vai se apaixonar pela modalidade.
Bem vindo e no que for possível estaremos aqui.
Abraço e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Muito obrigado Álvaro e Edson.

Espero aprender muito mesmo.
Estava procurando vídeos de voo dos planadores de bandeja, mas não achei nada no YouTube. Queria comparar com os meus. resultados pra saber se estou no caminho certo.

Abraço.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Você fez vídeo destes voos?
Posta para nós apreciarmos.....rsrsss
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Olá Edson, ainda não fiz nenhum vídeo. Mas vou providenciar! O Sementinha voou por uns 25 metros e os menores uns 15. Mas acho que ainda pode melhorar bastante. Conforme vou fazendo novos modelos eles vão ficando mais leves, menos cola e mais bem lixados, e também vou entendendo melhor o acerto do CG e a trimagem.
Uma pergunta, quando se diz que o CG é 50%. Seria 50% da corda da asa?
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Exato colega, o CG sempre é determinado a partir do bordo de ataque.
Ex: se for de 30% você faz o equilíbrio a partir do bordo de ataque e sempre na raiz da asa.
Mas isto não significa que em termos de medida, mediu tá certo, depende também de outros fatores.
Ex: peso total do modelo, vento no momento do voo etc.
Quando estou praticando voos fico atento na alteração da velocidade do vento e no rendimento do voo.
Se o vento aumentar um pouco, temos que colocar um pouquinho de peso a mais no nariz, pois o modelo começa a estolar.
Se o vento diminuir um pouco, temos que tirar um pouquinho de peso do nariz, pois o modelo fica mais veloz diminuindo a razão de planeio consequentemente perdendo o rendimento em termos de tempo de voo.
Enfim, cada modelo tem suas características de voo e cada voo é um voo.
Finalizando; Em um dia de voo chego a ajustar o CG por muitas vezes.

Abraços e bons voos
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Entendi, agora compreendo o porquê de um moderninho voar muito hoje é amanhã subir rápido e cair de cara no chão! rs...

Acabei de ter uma aula sobre o assunto lendo em:

viewtopic.php?t=125161

Obrigado pela ajuda.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Estava vendo uns vídeos dos Roof e Cloud Tramp e fiquei babando nos modelinhos. Será que consigo reproduzir um dos dois? Vi que o Roof é em depron, mais fácil pra mim, já que nunca trabalhei com balsa. Já andei dando uma olhada na questão do elástico e encontrei o F.A.I a R$ 2,50 o metrô do 3mm e R$ 3,00 o de 5mm. Será que já dá pra brincar usando esse elástico? Se sim, qual seria o mais indicado? O mesmo lugar que vende o elástico vende hélice e tem de 100 e 130mm. Sem a balsa pra fuselagem consigo improvisar com outro material?

Dês de já obrigado.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Eu fiz o Roof Tramp pela planta daqui do fórum.
Coloquei uma hélice de 130mm e elástico também da Aerobrás.
Fiz bons voos, claro que com elástico importado seria melhor, mas era o que eu tinha na mão no momento.
O Sr. Alvaro Sala que desenvolveu o Roof poderia se manifestar e dar dicas.

Abraço e bons voos
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Responder