Roof Tramp PR

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Durva
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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 30 Jul 2015 09:37

Roof Tramp cortado e lixado. Ontem comprei a cola indicada pelo Edson e já fiz a colagem da fuselagem. Agora to ansioso pela chegada do elástico e da hélice e ainda preciso providenciar o arame de aço harmônico 0,8mm. O mancal pro eixo da hélice vou improvisar com arame, mas semana que vem vou pedir o nariz de plastico injetado sugerido anteriormente.




Abraço.
Editado pela última vez por Durva em 01 Ago 2015 10:45, em um total de 1 vez.

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Edson Carvalho
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Re: Apresentação!

Mensagempor Edson Carvalho » 30 Jul 2015 15:20

Boa Durva, estou acompanhando e esperando bons voos.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 30 Jul 2015 16:09

Valeu Edson.

Acabei de receber o elástico, hélice e eixo. Falta: colar os estabilizadores, sistema de mancal do eixo, brequilha traseira, trem de pouso. Sem o elástico e as peças de arame, ta pesando 9.8 gramas. Será que ta bom?
O arame de 0.8mm ta difícil, só achei de 1mm até agora, mas continuo na captura. rs...


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Re: Apresentação!

Mensagempor Edson Carvalho » 30 Jul 2015 16:26

O ultimo que fiz pesou no final 12gr sem elástico.
Claro que quanto mais leve melhor

23.JPG
23.JPG (36.03 KiB) Exibido 4761 vezes
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 31 Jul 2015 09:58

Voou...

Ontem recebi o elástico e a hélice que tinha encomendado. Passei a tarde caprichando nas peças de depron, tentando deixar tudo o mais leve possível. Mal podia esperar até chegar em casa, estava igual criança com um brinquedo novo. Montei tudo, acertei o CG, dei umas 150 voltas e fui lá pra fora. Minha expectativa era velo fazendo um pequeno voo e pousar na grama. Imaginem a minha surpresa ao soltar o modelo e assistir ele subir, descrevendo uma curva suave para a esquerda passando por cima da grade, cruzando a metade da rua e voltando em direção a casa do vizinho chocando-se contra o muro. Fiquei muito empolgado, mandei 250 voltas e fui pra rua em busca de mais espaço. Sei que falta muito para que meu modelinho voe como os de vocês, mas velo dando uma volta e meia em torno de mim e pousando suavemente no asfalto só me deu mais motivação para continuar trabalhando, aprendendo e melhorando. Pra resumir, voei com ele até 1:00 da manhã. E só parei por que estourei o elástico! Não fiz nada com o elástico, apenas tirei da embalagem, cortei, amarrei e botei pra voar. Hoje vou fazer os procedimentos indicados, pois ontem a ansiedade para ver se funcionava não me deixou fazer mais nada, apenas curti a brincadeira.
Espero poder continuar contando com a ajuda de voces para aprimorar o modelo e aumentar cada vez mais o tempo de voo que ontem não passou dos 14 segundos. Tentei fazer um vídeo, mas a noite e sozinho não consegui. Vou tentar amanha de dia.

Muito obrigado até aqui!

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Re: Apresentação!

Mensagempor Edson Carvalho » 31 Jul 2015 13:14

Puxa colega, estou feliz como você, pois sei o quanto é gratificante ver o resultado positivo.
Pena não poder estar ai para ver seu sorriso e sua expressão quase chorando de emoção.
Imagine o quanto estes voos te trouxeram de energia positiva, de momentos em que a única coisa que os olhos e a mente veem é um voo de um (aviãozinho) subindo e planando suavemente como um pássaro.
Não são apenas 14 segundos......são 14 segundos de voo e felicidade, alegria, satisfação, preenchimento, enfim, tudo de bom.
Trabalhe o elástico antes como o indicado e verás um bom resultado.

Não tem de agradecer, participar de um fórum é isto, ajudar quem tem interesse de aprender.

Estamos aqui, dentro de meus pequenos conhecimentos para ajuda-lo no que for preciso.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Re: Apresentação!

Mensagempor Alvaro Sala » 31 Jul 2015 21:51

Durva escreveu:...Pra resumir, voei com ele até 1:00 da manhã. E só parei por que estourei o elástico!...a ansiedade para ver se funcionava não me deixou fazer mais nada, apenas curti a brincadeira.


Durva,
Adoro essa parte da brincadeira! Fico feliz demais em ler isso!
Não sei mais onde tem borracha boa pra vender, mas se você fizer um loop com borracha do tipo FAI de 3/32", aí vai ver voos perto de 1 minuto.
Parabéns!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Re: Apresentação!

Mensagempor Alvaro Sala » 31 Jul 2015 22:03

Dá uma olhada nesse. Era o usuário "Chiclet" aqui do e-voo. Divertido demais!

Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 31 Jul 2015 22:41

Olá Álvaro, realmente está sendo muito gratificante. Já tinha visto esse voo do Chiclete e um vídeo seu no Ibirapuera, foram eles que me inspiraram a fazer o Roof Tramp! Infelizmente o único lugar que encontrei elástico só tem esse de 3mm e o de 5mm. Mas mesmo assim estou me divertindo. Acho que a diversão é o x da questão, não é?!
Claro que gostaria de velo voando por mais tempo, e caso alguém saiba como faço pra conseguir um elástico melhor, por favor me indiquem, pois farei o possível pra adquiri-lo.

Um grande abraço e obrigado pelo incentivo!

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 01 Ago 2015 09:24



Acabei de pesar meu Roof Tramp e sem o elástico pesou 11.9 gramas. Fiquei muito contente por ser minha primeira construção. Claro que o acabamento deixou um pouco a desejar, e com a pratica a tendencia é melhorar! Hoje vou fazer um vídeo dele voando para que vocês possam analisar e me dar algumas dicas de trimagem.

Obs: Esse elástico que aparece na foto é apenas para segurar a hélice no lugar.

Abraço.

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 02 Ago 2015 21:08

Infelizmente não consegui voar o Roof Tramp de dia, pois tava ventando muito, mas estou aprendendo a trima-lo e a performance melhorou um pouco. Colocando uma fita dobrada no Leme, aumentei em alguns graus sua curvatura para a esquerda. Com isso ele passou a descrever uma curva muito acentuada, fazendo a asa direita subir rápido, levando o model a entrar numa espécie de parafuso. Isso foi resolvido colocando outra fita no bordo de fuga, bem na ponta da asa esquerda. Aí sim ele passou a fazer um voo interessante. Antes da trimagem em um círculo maior de uma volta e meia e 14 segundos de tempo. Depois três voltas, e o tempo passou para 18 segundos. Outra coisa que mudou é que agora o elástico descarrega todo em voo fazendo o modelinhos percorrer os últimos metros em planeio, o que não acontecia antes. Ah, isso com 400 voltas.

É isso, e já tem mais um Roof Tramp saindo do forno.

Abraço.

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 03 Ago 2015 08:54

https://youtu.be/b7roZPn1eCM

Primeiro vídeo do voo, desculpem a qualidade, pois a noite é o melhor que meu celular pode fazer! rs...

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 03 Ago 2015 09:28

Agora são dois. E ambos voam exatamente iguais! É mesmo muito bom o projeto desse modelinho, parabéns Sr. Sala.

Os Dois:


Trimagem: Fiquei com dó de amassar os modelinhos, por isso usei fita adesiva.


Sementinha:


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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 04 Ago 2015 12:54

Agora com a decoração:



Em breve voando com elástico F.A.I 3/32...

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 04 Ago 2015 16:25

Pessoal, to com uma chapa de balsa de 3mm e queria fazer um planadorzinho pra estilingar. Alguém tem alguma sugestão de planta?

Obrigado.

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Re: Apresentação!

Mensagempor Durva » 06 Ago 2015 09:16

Alguém pode me ajudar?
Construíi o terceiro Roof Tramp (acho que viciei nesse negócio), e diferente dos outros dois, não estou conseguindo faze-lo voar corretamente. Na decolagem ele sobe muito, ficando quase na vertical. Já coloquei peso no nariz e puxei a asa mais pra trás, o que deu uma amenizada nessa tendencia. Mas o CG ficou muito deslocado em relação a planta. O que pode ser?

Obrigado.

-NiHoN-
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Re: Roof Tramp 2015

Mensagempor -NiHoN- » 07 Ago 2015 17:35

Durva,

Provavelmente é falta de down thrust na hélice e não de CG...aliás o CG a gente dificilmente muda e se muda é pouco e em função do planeio. Quanto ele aponta para cima com empuxo da hélice é down thrust.

Abraço e bons vôos!
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Re: Aresentação

Mensagempor Durva » 07 Ago 2015 21:08

Olá NiHon, obrigado pela ajuda.

Eu já mexi no down thrust e nada mudou. Será que pede ser por que usei um depron mais grosso que o recomendado? Utilizei um de 5 mm e lixei bastante com 320 e um taco de madeira, mas mesmo assim o peso final ficou maior. Os outros dois que construí estão na casa dos 12g e esse ficou com 12,8g

Abraço.

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Re: Aresentação

Mensagempor FranciscoNeto » 08 Ago 2015 18:59

Se não é falta de down trust como sugerido pelo Nihon, meus parcos conhecimentos me levam a pensar que:

- Algum descuido na montagem faz com que a asa apresente incidência positiva além da projetada ou o estabilizador esteja com incidência negativa;

- O perfil a partir da chapa de 5mm mesmo que reduzido pela lixa está gerando sustentação muito maior que a desejada.

- Você se empolgou e resolveu mandar vez na quantidade de voltas na borracha gerando uma força excessiva no início do voo.

A conferir...
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Re: Aresentação

Mensagempor Alvaro Sala » 08 Ago 2015 21:35

Durva,
Se ao apontar a hélice pra baixo dando down thrust não resolveu, tendo a concordar com o Chico.
Certifique-se que o estabilizador está a 0º e a asa na incidência indicada. Como teste, pode calçar com uma chapa de 1mm o bordo de fuga.
No caso da possibilidade de excesso de torque, eu tendo a discordar do Chico, já que nesse caso o Down thrust resolveria bem.
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Re: Aresentação

Mensagempor Durva » 09 Ago 2015 08:15

Obrigado pessoal, mas era down thrust mesmo. A peça que segura o eixo é de alumínio, o eixo de aço. O que aconteceu é que houve um desgaste no furinho onde passa o eixo fazendo com que a regulagem do down thrust perdesse o efeito. Só descobri isso por que um dos aviãozinhos que voava super bem passou a apresentar o mesmo problemas, detalhe, os dois tinham o mesmo sistema de suporte do eixo.

Agora todos estão voando bem.
Obrigado.

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Re: Aresentação

Mensagempor Durva » 11 Ago 2015 20:49

Quanto a lubrificação do elástico:

Li no tópico sobre o Cloud Tramp que o elástico deveria ser lubrificado com glicerina. Em outros o pessoal fala sobre o KY. Pode ser glicerina mesmo? Pois essa tenho em casa e aparentemente está fazendo bem o serviço.

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Re: Aresentação

Mensagempor Durva » 14 Ago 2015 18:22

Elástico F.A.I 3/32 na mão. Valeu Luis Renato (Chiclet)!!!

Hoje vou testar.

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Re: Aresentação

Mensagempor Durva » 14 Ago 2015 22:35

Com essa elástico uso dois loops de 25 cm, não é?
Mas assim parece que com 200 voltas já fica bem pesado, será que aguenta 400? Outra coisa, ele dá muito mais torque né, tive que mexer no down thrust novamente.

Abraço.

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Sorte de principiante!

Mensagempor Durva » 25 Ago 2015 08:45

É meus caros, cheguei a conclusão de que o sucesso em meus primeiros voos com o RT foram pura sorte de principiante. Depois de fazer e refazer os modelos várias vezes, em virtude de lenhas ou no intuito de alguma melhora, entendi a dificuldade que é colocar esses "bichinhos" no ar. São tantos fatores que devem ser levados em consideração para um voo perfeito, que fica difícil acreditar que os dois primeiros modelos voaram tão bem. Pouco down thrust faz ele estolar, muito leva ele de cara no chão. Trocou o elástico, muda tudo. Tem que alterar o CG novamente, mexer no down thrust se for uma mecha mais pesada. A asa levemente desalinhada faz ele voar pro lado errado e assim vai! rs...
Mas é isso, pelo que entendi a vida de quem curte voo livre é assim mesmo. Uma eterna trimagem!

Abraço.


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