Cucapi do Cometa
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
Cucapi do Cometa
Estou abrindo este post para que possamos centralizar nele o andamento e todas as informações relacionadas ao Cucapi do Cometa.
1-para quem não sabe o pdf da plotagem das nervuras está disponível na seção de plantas.
2-Alvaro, se você quizer pode colocar aqui o post discutindo como calçar o BF da asa.
A prova do Cometa, a ser realizada em Novembro deste ano será, mesmo que informalmete, uma bela e merecida homenagem a Casa Aerobrás.
O modelo, criado por Lauro Girardelli em 1943 além de muito bonito é sabidamente um ótimo voador. Portanto o Cucapi e a prova têm tudo para ser um sucesso.
Vamos em frente!
1-para quem não sabe o pdf da plotagem das nervuras está disponível na seção de plantas.
2-Alvaro, se você quizer pode colocar aqui o post discutindo como calçar o BF da asa.
A prova do Cometa, a ser realizada em Novembro deste ano será, mesmo que informalmete, uma bela e merecida homenagem a Casa Aerobrás.
O modelo, criado por Lauro Girardelli em 1943 além de muito bonito é sabidamente um ótimo voador. Portanto o Cucapi e a prova têm tudo para ser um sucesso.
Vamos em frente!
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6281
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
o meu mdf eh uma prateleira de 60 cm por 25 cm comprada em loja de materiais de construções, para o cometa é mais do que suficiente, pois cada asa tem 30cm e a fuseca 45cm.
eu pretendo usar:
ferramentas: estilete, regua metalica, esquadro, lixadeira (de madeira da aerobras)
colas: bastão, ca media, ca fina, aerobras, cascorez, fita adesiva
lixas: 80, 120, 150, 220, 400
entelagem: papel jonpones da aerobras e dope com thinner
eu pretendo usar:
ferramentas: estilete, regua metalica, esquadro, lixadeira (de madeira da aerobras)
colas: bastão, ca media, ca fina, aerobras, cascorez, fita adesiva
lixas: 80, 120, 150, 220, 400
entelagem: papel jonpones da aerobras e dope com thinner
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
lista de materiais que eu pretendo usar:
asa:
nervuras: chapa 1mm
bordo de ataque: 2.5 x 2.5 mm
bordo de fuga: perfil lixado de chapa 3/32 (2.5mm)
longarinas: planta pede 1.5x1.5mm, pretendo usar 2x2 mm (tenho varias guardadas)
ponteiras: chapa de 3/32 (mesma do bordo de fuga)
estabilizador:
nervuras: chapa 1mm
bordo de ataque: 2.5 x 2.5 mm
bordo de fuga: perfil lixado de chapa 3/32 (2.5mm)
longarina: 1.5x1.5mm
ponteira: chapa de 3/32"
leme:
estrutura em 3/32 lixada para dar perfil
fuselagem:
longarinas e transversais: 2x2mm
chapeados: 1/16"
bico: bloco de balsa
hélice:
balsa de 10" folder, construida a mão (só isso já dá um cookup :D )
trem de pouso:
arame de 1mm
rodinhas de balsa 3mm
asa:
nervuras: chapa 1mm
bordo de ataque: 2.5 x 2.5 mm
bordo de fuga: perfil lixado de chapa 3/32 (2.5mm)
longarinas: planta pede 1.5x1.5mm, pretendo usar 2x2 mm (tenho varias guardadas)
ponteiras: chapa de 3/32 (mesma do bordo de fuga)
estabilizador:
nervuras: chapa 1mm
bordo de ataque: 2.5 x 2.5 mm
bordo de fuga: perfil lixado de chapa 3/32 (2.5mm)
longarina: 1.5x1.5mm
ponteira: chapa de 3/32"
leme:
estrutura em 3/32 lixada para dar perfil
fuselagem:
longarinas e transversais: 2x2mm
chapeados: 1/16"
bico: bloco de balsa
hélice:
balsa de 10" folder, construida a mão (só isso já dá um cookup :D )
trem de pouso:
arame de 1mm
rodinhas de balsa 3mm
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Nesse tipo de perfil a gente calça o bordo de fuga pra colar acompanhando o under camber, certo? Mas num bordo elíptico dá nó na minha cabeça. Tenho a impressão que a ponta da asa vai apontar lá pra cima: Como faz? Recorta um calço elíptico ou coloca vários calcinhos bem embaixo de cada nervura?
- Anexos
-
- Detalhe do desenho do Omar
- Bordo.jpg (10.27 KiB) Exibido 9008 vezes
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
Eu acrescentaria uma gilete na lista de ferramentas. Para modelos varetados a gilete é uma ferramenta fundamental. Nada corta melhor e com mais precisão uma vareta de até 3mm quanto a gilete.
Para cortar as varetas verticais da fuselagem eu uso uma gilete cortada com tesoura com a largura de aproximadamnte 6 mm e insiro na ponta de um pedaço de bambú. Essa ferrameta serve para marcar o ponto em que a vareta deve ser cortada, medindo sobre a planta.
Vale a pena fazer a base de montagem com balsa. É simples de fazer, facilita muito a montagem, não sai assim tão caro e garante a precisão.
Alvaro,
o bordo de fuga é calçado sobre a planta usando um calço com a mesma espessura desde a raiz até a ponta. O ideal é calçar nervura por nervura.
Hélice folder? Tô nessa! Isso vai ser uma pós graduação em construção.
Para cortar as varetas verticais da fuselagem eu uso uma gilete cortada com tesoura com a largura de aproximadamnte 6 mm e insiro na ponta de um pedaço de bambú. Essa ferrameta serve para marcar o ponto em que a vareta deve ser cortada, medindo sobre a planta.
Vale a pena fazer a base de montagem com balsa. É simples de fazer, facilita muito a montagem, não sai assim tão caro e garante a precisão.
Alvaro,
o bordo de fuga é calçado sobre a planta usando um calço com a mesma espessura desde a raiz até a ponta. O ideal é calçar nervura por nervura.
Hélice folder? Tô nessa! Isso vai ser uma pós graduação em construção.
-
- membro
- Mensagens: 499
- Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
-
- membro
- Mensagens: 499
- Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
- Localização: Rio de Janeiro, RJ