Asteróide - Entelagem

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

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Omar Grassetti
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Asteróide - Entelagem

Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 09:46

A entelagem é a fase mais delicada de um Embryo.
O maior problema é a possibilidade da estrutura não suportar o encolhimento do papel, principalmente nos lemes e estabilizador.
O papel destinado a essas partes foi pré encolhido com o auxílio de um bastidor e borifado com água.
Depois de enteladas as partes foram borifadas com álcool e deixadas para secar gabaritadas durante umas 12 horas.
Note-se que a asa é feita em duas etapas.

O Embryo é geralmente feito para voar outdoor. Como esta versão se destina ao vôo indoor. a entelagem ficará sem dopagem.
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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 09:52

O modelo finalizado
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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 09:55

Neste ângulo fica evidente o estilo "space age" com os winglets e a fuselagem afilada
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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 09:57

Mais uma
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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 10:02

Vista de cima mostrando a relação harmônica entre os winglets e o leme duplo.
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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 05 Jan 2007 10:03

Omar, não esqueça de mencionar o uso do oleo de ricino no dope, isso é de extrema importancia. Verifiquei que usando um aerografo para dopar a superficie quase não há deformação na extrutura pois o dope "bate seco" formando só a pelicula e não alterando o formato, já fiz esse teste muitas vezes e sempre deu resultado... dopar com pincel deforma, com aerografo não. Pra quem não tem ou não quer basta colocar o dope num recipiente de borrifar plantas mas encontre um que forneça uma nevoa bem fininha
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 05 Jan 2007 10:07

NOOOOSSSAAAAA!
Qui quié isso...
Como diria meu filho: Ficou mó dez

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betocastrucci
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Mensagempor betocastrucci » 05 Jan 2007 10:23

lindo mesmo!!!! que show, Omar 8)

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Mensagempor felipe_curvello » 05 Jan 2007 11:09

Diria: inspirador ! Parabéns por mais esse, Omar !

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Cesar-SP
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Mensagempor Cesar-SP » 05 Jan 2007 11:20

Parabens Omar mais um belo modelo, gostei dos lemes e winglets estilo anos 60.
abs
warp drive Sr Sulo

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 05 Jan 2007 12:50

REalmente, vi aqueles carros da década de 50/60... Lembro dos "rabos de foguete" que viraram moda nas traseiras dos veículos, com aquelas lanternas redondas enormes, simulando escapes de jatos... hehehe. O famoso "rabo de peixe"...

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Re17
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Mensagempor Re17 » 05 Jan 2007 14:09

Boa tarde pessoal!

Parabéns Omar por mais este aeromodelo.

Estou iniciando, e querendo aprender, espero poder contar com a ajuda de vocês.

Faz pouco que me cadastrei no forum, já acompanhava vários assuntos antes, mas como visitante. Ainda não estou bem abituado com o mecânismo de como enviar, e receber mensagens.

Li um artigo do Omar sobre aeromodelos lançados com catapulta, e enviei uma mensagem. Não sei se foi para o lugar certo.

Grande abraço a todos.

Renato.

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Mensagempor Eduardo Yamin » 05 Jan 2007 14:17

muito lindo!
quanto pesou?

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 05 Jan 2007 15:33

Edu,
Isso aí vai ficar com o peso de um Roof Tramp.
"Acredite se quiser"

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 15:52

Edu,
A estrutura sem entelagem ficou com 9,68 gramas.
Não pesei apos a entelagem, pois a asa ainda está secando no gabarito.

Ainda falando de iinfluências, esqueci de dizer que o tamanho reduzido das janelas da cabine foi inspirado no carro dos "Faraós" do filme "American Graffiti". Anos 60 na veia!

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Mensagempor alepacau » 05 Jan 2007 16:54

Heeeehehe American Graffiti é do George Lucas, né? Da hora!

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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2007 17:40

Isso mesmo, Alex. Da hora mesmo!

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Mensagempor Chule » 06 Jan 2007 07:59

Puts Omar que modelinho lindo. Este tipo de construção que realmente me inspira a fazer o próximo da lista ...

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Mensagempor Omar Grassetti » 06 Jan 2007 11:34

Chule,

Que bom que o modelo te inspirou a construir o próximo. Essa é a idéia!

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Re: Asteróide - Entelagem

Mensagempor Steimacher » 08 Jan 2007 17:38

[quote:dea26f923b="Omar Grassetti"]A entelagem é a fase mais delicada de um Embryo.
O papel destinado a essas partes foi pré encolhido com o auxílio de um bastidor e borifado com água.
Depois de enteladas as partes foram borifadas com álcool e deixadas para secar gabaritadas durante umas 12 horas.
[/quote:dea26f923b]

Dá pra detalhar um pouco mais esse processo Omar? Ainda tenho muito o que aprender sobre entelagem... O modelo tá um show, lindão mesmo.
Alysson Steimacher

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Mensagempor Omar Grassetti » 08 Jan 2007 20:03

Alysson.

O papel destinado a entelar os lemes e o estabilizador foi colado numa armação feita com varetas de madeira dura (semelhante a armação de uma tela de pintura)
O papel ee borifado com água nos dois lados.
Depois de seco, o que leva no mínimo 12 horas o papel é retirado do bastidor e aplicado à estrutura com cola branca diluida, tomando-se o cuidado para que o papel fique sem rugas, porém sem ser esticado demasiadamente. Quando a cola estiver bem seca, as peças enteladas são borifadas com álcool comum (peças muito frágeis podem ser borifadas com álcool isopropílico) e colocadas para secar presas sobre uma superfície plana deixando um espaço em baixo para ventilar e possibilitar a secagem simultânea dos dois lados. Veja a primeira foto.

Feito isso a entelagem estará pronta, não sendo necessário, nem recomendável passar dope, por tratar-se de um modelo destinado ao vôo indoor. Em dias secos e antes do entardecer o modelo poderá voar outdoor sem problema.

Note que a estrutura dos leme e do estabilizado são geodésicas. Lemes e estabilizadores devem ser preferivelmente geodésicos.

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Mensagempor Steimacher » 11 Jan 2007 09:34

Omar...

Muito legal essa técnica, Omar. Já tinha ouvido ocomentários por aqui, mas vc tirou todas minhas dúvidas. Essa técnica de encolher, entelar e borrifar com álcool pode ser usada para entelar o modelo todo, não pode? Comecei a montar um modelinho novo e estou colhendo todas informações possíveis... : )
Alysson Steimacher

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Mensagempor Omar Grassetti » 11 Jan 2007 15:33

Alysson,

O pré encolhimento é mais indicada para leme e estabilizador, pois são mais delicados e susceptíveis a deformações. A fuselagem precisa de um encolhimento maior para que o papel trave e de resistência a estrutura, que deverá resistir a tensão do elástico. A asa também necessita de resistência ao flutter sendo melhor que sofra encolhimento após a entelagem. O álcool pode ser usado no modelo todo.

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Luis_Claudio
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Mensagempor Luis_Claudio » 01 Jun 2007 11:16

Omar,

Muito lindo esse seu modelo! Esta técnica de entelagem é muito trabalhosa - pelo menos foi para mim na primeira vez - mas o esforço compensa, e muito!

Achei interessante a dica do Marco Antonio (em utilizar o borrifador para passar o dope) e vou utilizá-la, pois já tive de comprar um borrifador para esticar o papel mesmo. Só espero que ele não entupa com a mistura dope/thinner/rícino, pois comprei aquele bem "chimfrim" na casa de R$1,99, mas ele faz uma névoa muito boa, a relação custo x benefíco valeu!

Omar,

Deixo registrado aqui o meu "muito obrigado" por compartilhar seu conhecimento conosco!

Abraços,
Luis.

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 01 Jun 2007 18:29

Disponha, Luis,

Dividir conhecimento é, na minha opinião, a parte mais legal do aeromodelismo.


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